Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo da Unidade Curricular é dar a conhecer aos alunos os pressupostos epistemológicos, teóricos e operatórios, de construção do conhecimento científico. O programa aborda as metodologias quantitativas e qualitativas acionadas no contexto da pesquisa social: envolvendo desde o tratamento e análise de fontes documentais e estatísticas institucionais à conceção e aplicação de instrumentos de recolha de informações primárias, através de inquéritos por questionário, entrevistas e/ou planos de observação. Pretende-se que os alunos adquiram competências específicas que os capacitem para o planeamento e realização de pesquisas, identificando problemas pertinentes ao seu contexto de estudo e/ou trabalho, a partir dos quais constroem uma problemática teoricamente fundamentada e operacionalizam os métodos e técnicas de recolha de informações ajustados às suas perguntas de pesquisa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Objetivos de aprendizagem (OA) a atingir pelos alunos: OA1 identificar os métodos e as técnicas de investigação utilizadas em ciências sociais; selecionar adequadamente os métodos e técnicas de recolha de informação em função dos objetivos da pesquisa; OA2 utilizar e refletir criticamente sobre estudos publicados e dados estatísticos provenientes de fontes secundárias, avaliando instrumentos e procedimentos e discutindo a pertinência dos resultados obtidos; OA3 construir indicadores a partir da operacionalização de conceitos; OA4 desenhar um projeto de investigação social, em que são definidos: i. objetivos e objeto de pesquisa, ii. conceção do modelo de análise e operacionalização dos conceitos; iii métodos e técnicas de investigação; iv. delimitação fundamentada do campo de observação/escolha de participantes/corpus de análise; v. construção de instrumentos de recolha de informação; vi. tratamento, análise, e interpretação dos dados e conclusões.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I Parte - A investigação social: considerações epistemológicas e metodológicas 1.1. Paradigmas, metodologias e métodos de investigação 1.2. Metodologias quantitativas, qualitativas e mistas 1.3. O processo de investigação: da formulação do problema à construção de hipóteses 1.4. Revisão de literatura, delimitação da problemática teórica e modelo de análise II Parte - Planos de investigação e procedimentos associados de construção do corpus empírico 2.1. Planos de investigação nos estudos extensivos e intensivos 2.2. Definição de variáveis e construção de indicadores 2.3. Universos e construção de Amostras 2.4. Recolha a análise de dados: procedimentos, instrumentos e validação III Parte - Fontes de informação e técnicas de recolha de informação 3.1. Utilização de fontes estatísticas e documentais 3.2. Inquérito por questionário e entrevista 3.3. Técnicas de observação 3.4. Estudos de caso e orientações de triangulação operatória
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As três partes do programa convergem para a realização dos objetivos centrais da UC. Parte I: Procedimentos de construção do conhecimento científico [OA1; OA2; OA4] Parte II: competências que orientam os alunos na conceção de planos de investigação e procedimentos associados de construção do corpus empírico. Três vetores-chave são aqui trabalhados: 1) formulação das questões de pesquisa e dimensionamento conceptual; 2) delimitação do campo de observáveis: procedimentos de amostragem na pesquisa quantitativa e qualitativa; 3) fiabilidade e validade da pesquisa; controlo de qualidade e harmonização [OA 3; OA4] Parte III: Escolha teoricamente informada sobre as várias opções metodológicas de recolha e análise de informação, tendo em conta objetivos específicos da pesquisa. [OA4]
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre requer a participação em 70% das aulas. A avaliação contemplas três componentes: 1. Participação e apresentação de trabalhos em aula e exercícios práticos (10%) 2. Elaboração de um projeto de investigação (40%) 3. Prova escrita individual (50%) Condições: Nota mínima de 7 valores em todas as componentes de avaliação. Avaliação por exame final. Os alunos que não se encontrem em regime de avaliação ao longo do semestre, poderão optar por exame final, que corresponderá a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem faz-se através de aulas teórico-práticas, de orientação tutorial e de trabalho autónomo dos alunos. Os vários pontos do programa implicarão a exposição teórica em sala de aula pelo docente, consolidada depois com a discussão de temas específicos e com a realização de exercícios práticos sugeridos pelo docente, bem como a consulta da bibliografia relevante.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O programa no seu todo percorre os vários procedimentos de uma pesquisa científica. A natureza dos conteúdos programáticos exige que a aprendizagem assente em aulas de natureza prática onde se ensaiam os vários procedimentos envolvidos quer na conceção, quer na implementação de um projeto de investigação. As primeiras aulas aprofundam perspetivas para a rotura epistemológica e reconstrução e delimitação do problema social que será alvo de pesquisa [OA1]. Dado que os alunos quando iniciam a UC de MTICS já acumularam, nos anos anteriores, diversas experiências de diagnóstico social no âmbito de estágios integrados em instituições, o objetivo nuclear de lhes "dar a conhecer os pressupostos epistemológicos, teóricos e operatórios de construção do conhecimento científico" terá como orientação o desafio de reconstrução desses processos de diagnóstico, agora a partir de procedimentos normativos que enquadram a construção do conhecimento científico. Este objetivo culminará no relatório de pesquisa final e prévia apresentação do pré-projecto em aula, no âmbito do qual os alunos deverão conseguir demonstrar aprendizagens adquiridas convergentes com os quatro objetivos de aprendizagens enunciados atrás. Um dos procedimentos operatórios fundamentais para tal é a conceção do modelo de análise, com a delimitação de dimensões e indicadores [OA3 e OA4]. Estes serão os aspetos a que se dará maior atenção na segunda parte do programa. No terceiro ponto do programa, que focaliza "as técnicas e os instrumentos de recolha de informação", serão aprofundadas as várias ferramentas e procedimentos associados, igualmente numa articulação entre exposição teórica e realização de exercícios [OA3 e OA4]. Em todas as aulas práticas, os alunos serão convidados a organizar-se em equipas para discutirem os tópicos e exercícios que pretendem encaminhar os alunos a aplicar os conceitos ao trabalho de pesquisa, incluindo o trabalho de grupo que propõem levar a cabo [OA1 e OA2]. Adicionalmente, serão desenvolvidas sessões tutoriais para uma orientação crítica e correção técnica diferenciada, ajustada às tarefas e orientações de pesquisa definidos por cada grupo/aluno.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Albarello, Luc (org.) (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Bryman, Alan (1996 [1988]), Quantitaty and Qualitaty in Social Research, London, Routledge. Bryman, Alan (1996 [1988]), Quantitaty and Qualitaty in Social Research, London, Routledge. Creswell, John (2013), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, Thousand Oaks: Sage. Lee, Raymond M. (2003), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa: Gradiva. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta. Oliveira, Maria Marly (2007 [2005]), Como Fazer Pesquisa Qualitativa, Petrópolis, RJ, Editora Vozes (3ª ed). Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van (2019 [1995]), Manual de Investigacão em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Almeida, João Ferreira e José Madureira Pinto (1990), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença (4ª ed.) Bryman, Alan (2017), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1997), O Inquérito: Teoria e Pratica, Oeiras, Celta. Flick, Uwe (2018). An Introduction to Qualitative Research (6th edition). Sage Foddy, William, Campos, Luís (1996), Como Perguntar. Teoria e Pra?tica da Construc?a?o de Perguntas para Entrevistas e Questiona?rios, Oeiras: Celta. Lessard-Hérbert, Michelle; Gabriel Goyette; Gérard Boutin (2012 [1994]), Investigação Qualitativa: Fundamentos e Práticas, Lisboa, Piaget. Moreira, Joa?o Manuel (2004), Questiona?rios: Teoria e Pra?tica, Coimbra: Almedina. Poupart, Jean, Jean-Pierre Deslauriers et. al (2012 [2008]), A Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos e Metodológicos, Petrópolis, RJ, Editora Vozes (3ª ed). Poirier, Jean, Simone Chapier-Valadon Paul Raybaut. (1995) Histórias de Vida: Teoria e Prática, Oeiras, Celta. Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1987) Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. (Capítulo I e Capítulo II).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30