Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01192
Acrónimo :
01192
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Ao pensar sobre doença deparamo-nos com uma categoria que é puramente objectiva, inscrita no ramo da medicina convencional enquanto patologia e, em simultâneo, com o domínio do subjectivo, em que se inscreve a pessoa enquanto doente. Esta disciplina discute e questiona alguns pressupostos comummente associados ao consumo de drogas e a práticas sexuais, nomeadamente no que diz respeito a comportamentos de risco e à vivência do estigma. Numa perspectiva história e contextualmente diversificada estimula-se a compreensão crítica das dimensões subjacentes ao discurso, prática e percursos de portadores de doenças como Stress Pós-Traumático, Hepatite, HIV, toxicodependência ou alcoolismo, enfatizando as implicações familiares, profissionais e afectivas da sua condição. Procurando ir mais longe nesta discussão, analisar-se-ão ainda estratégias de socialidade e pertença emergentes, considerando comunidades que, de forma mais ou menos invisível,reconstituem e reconfiguram a marginalidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


nesta UC os alunos devem ganhar competências que lhes permita interpretar e compreender contextos em que as drogas são o elemento central, seja na perspectiva dos consumidores seja na perspectiva da economia informal. para além deste aspecto, esta UC tem como principal função sensibilizar os alunos para as temáticas da marginalidade enquanto uma das faces da insegurança urbana.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- Territórios Psicotrópicos e os bairros das drogas - Margens e exclusão social - Pecado, crime, doença: o desmontar de um conceito - Comportamentos de risco: as trajectórias do perigo - Religião, medicina, terapia -Velhas e novas doenças: homossexualidade, alcoolismo, toxicodependência, depressão, stress Pós-Traumático - Ser-se diferente: estigmatizado desacreditado e estigmatizado desacreditável - A droga e o álcool enquanto elementos de contágio - Estigma, culpa e vergonha - Novas socialidades e a reconfiguração da pessoa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


esta UC foca-se no estudo da Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco. neste sentido, a análise de obras de referência sociologia, da psicologia social e da antropologia que abordam as vertentes empíricas e teóricas destas temáticas, oferecem aos estudantes os instrumentos para as discutir e interpretar.

Avaliação / Assessment


Os alunos que estejam inscritos na avaliação contínua serão avaliados pela elaboração de três exercícios escritos a realizar em aula, com a ponderação de 30% cada um na nota final. a assiduidade e participação nas aulas correspondem a 10% da ponderação da nota final Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação contínua, poderão realizar um exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta unidade as horas de contacto estão organizadas em aulas teórico/práticas e tutoriais. Será utilizado um conjunto de métodos de ensino (exposições teóricas, apresentação de estudos e casos; exercícios práticos) que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas fornecem a informação teoria central e constituem o enquadramento para o estudo e trabalho independente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Durante o semestre os alunos são incentivados de várias formas de demonstrar as competências adquiridas, seguindo o sistema de avaliação contínua: apresentação e discussão de textos, uma orientação mais focada sobre temáticas e autores - promovendo a abordagem interdisciplinar; a discussão individual e em grupo. seguindo a abordagem holistica caracteristica da antropologia, também a UC estimula a compreensão dos fenómenos tratados numa perspectiva de conjunto temática oferecendo assim coerência e estímulo à aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chaves, Miguel. 1999. Casal Ventoso: da Gandaia ao Narcotráfico. Marginalidade Económica e Dominação Simbólica em Lisboa. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Conrad, Peter e Joseph Schneider. 1992. Deviance and Medicalization: From Badness to Sickness. Philadelphia: Temple University Press Cunha, Manuela Ivone. 2002. Entre o Bairro e a Prisão: Tráfico e Trajectos. Lisboa: Fim de Século Fernandes, Luís. 1998. O Sítio das Drogas. Etnografia das Drogas numa Periferia Urbana. Lisboa: Editorial Notícias Frois, Catarina. 2009. Dependência, Estigma e Anonimato nas Associações de 12 Passos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Goffman, Erving. 1988. Estigma: Notas sobre a Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Quintais, Luís. 2000. As guerras Coloniais Portuguesas e a Invenção da História. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Vasconcelos, Luís. 2003. Heroína: Lisboa como Território Psicotrópico nos Anos Noventa. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Howard Becker, Outsiders. Studies in the Sociology of Deviance, 1963, 1, Erving Goffman, Stigma. Notes on the Management of Spoiled Identity, 1961, 2,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bastos, Cristiana. Ciências, Poder, Acção. As Respostas à Sida. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Becker, Howard. 1963. Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance. New York: The Free Press Cunha, Manuela. 1994. Malhas que a Reclusão Tece. Questões de Identidade numa Prisão Feminina. Lisboa: CEJ Douglas, Mary, ed. 2003. Constructive Drinking. London: Routledge Goffman, Erving. 1981. Manicómios, Prisões e Conventos. Rio de Janeiro: Guanabara Mäkela, Klaus et al. 1996. Alcoholics Anonymous as a Mutual-Help Movement: A Study in Eight Societies. Wisconsin: University of Wisconsin Press Maia, Marta. 2009. Sexualités Adolescentes. Paris: L?Harmattan Pina Cabral, João. 2000. ?A Difusão do limiar: margens, hegemonias e contradições?. Análise Social 153: 865-892 Torres, Nuno e João Ribeiro, orgs. 2001. A Pedra e o Charco: Sobre o Conhecimento e Intervenção nas Drogas. Almada: Íman Wacquant, Loic. 2007. Urban Outcasts. A Comparative Sociology of Advanced Marginality. London: Polity

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16