Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01192
Acrónimo :
01192
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa dotar os estudantes de uma compreensão críticas dos processos de marginalização, dependência e comportamentos de risco em contextos sociais diversos. Através da análise de discursos médicos, jurídicos e religiosos, e da realização de trabalho campo etnográficos, pretende-se desenvolver competências analíticas e metodológicas que permitam interpretar e intervir em situações de vulnerabilidade social, promovendo uma abordagem antropológica sensível, ética e reflexiva.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Compreender criticamente os processos de marginalização e exclusão social em contextos urbanos e globais. - Analisar as intersecções entre dependência (química, emocional, institucional) e estruturas de poder. - Explorar os discursos biomédicos, jurídicos e religiosos sobre comportamentos considerados "de risco". - Desenvolver uma abordagem etnográfica sensível às experiências de sujeitos em contextos de vulnerabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Cartografias da Marginalidade: espaços urbanos, políticas públicas e segregação. 2- Dependência e Governamentalidade: entre o cuidado e o controlo. 3- Corpos e Normas: patologização, criminalização e medicalização da diferença. 4- Risco e Moralidade: construção social do perigo e da responsabilidade industrial. 5- Etnografias da Exclusão: estudos de casos sobre toxicodependência, sem-abrigo, saúde mental, juventudes em risco. 6- Resistência e Agenciamento: práticas de sobrevivência, redes de apoio e activismos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram concebidos para corresponder aos objectivos de aprendizagem: - a análise de cartografias da marginalidade e governamentalidade permite compreender os mecanismos de exclusão e controlo social. - O estudo de normas, risco e moralidade aprofunda a reflexão sobre a construção social da diferença e da vulnerabilidade. - As etnografias da exclusão, resistência e agência promovem a aplicação prática dos conceitos através de casos reais.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Participação nas aulas: 20% - Trabalho de campo: 30% - Apresentação de grupo: 20% - Ensaio etnográfico individual: 30% Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação contínua, poderão realizar um exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta unidade as horas de contacto estão organizadas em aulas teórico/práticas e tutoriais. Será utilizado um conjunto de métodos de ensino (exposições teóricas, apresentação de estudos e casos; exercícios práticos) que visam promover a capacidade de aprender dos estudantes, de uma forma autónoma e contínua e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas fornecem a informação teoria central e constituem o enquadramento para o estudo e trabalho independente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Durante o semestre os alunos são incentivados de várias formas de demonstrar as competências adquiridas, seguindo o sistema de avaliação contínua: apresentação e discussão de textos, uma orientação mais focada sobre temáticas e autores - promovendo a abordagem interdisciplinar; a discussão individual e em grupo. seguindo a abordagem holistica caracteristica da antropologia, também a UC estimula a compreensão dos fenómenos tratados numa perspectiva de conjunto temática oferecendo assim coerência e estímulo à aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Conrad, Peter e Joseph Schneider. 1992. Deviance and Medicalization: From Badness to Sickness. Philadelphia: Temple University Press Cunha, Manuela Ivone. 2002. Entre o Bairro e a Prisão: Tráfico e Trajectos. Lisboa: Fim de Século Fernandes, Luís. 1998. O Sítio das Drogas. Etnografia das Drogas numa Periferia Urbana. Lisboa: Editorial Notícias Frois, Catarina. 2009. Dependência, Estigma e Anonimato nas Associações de 12 Passos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Goffman, Erving. 1988. Estigma: Notas sobre a Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Quintais, Luís. 2000. As guerras Coloniais Portuguesas e a Invenção da História. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Vasconcelos, Luís. 2003. Heroína: Lisboa como Território Psicotrópico nos Anos Noventa. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Howard Becker, Outsiders. Studies in the Sociology of Deviance, 1963, 1, Erving Goffman, Stigma. Notes on the Management of Spoiled Identity, 1961, 2,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bastos, Cristiana. Ciências, Poder, Acção. As Respostas à Sida. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Becker, Howard. 1963. Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance. New York: The Free Press Cunha, Manuela. 1994. Malhas que a Reclusão Tece. Questões de Identidade numa Prisão Feminina. Lisboa: CEJ Douglas, Mary, ed. 2003. Constructive Drinking. London: Routledge Goffman, Erving. 1981. Manicómios, Prisões e Conventos. Rio de Janeiro: Guanabara Mäkela, Klaus et al. 1996. Alcoholics Anonymous as a Mutual-Help Movement: A Study in Eight Societies. Wisconsin: University of Wisconsin Press Maia, Marta. 2009. Sexualités Adolescentes. Paris: L?Harmattan Pina Cabral, João. 2000. ?A Difusão do limiar: margens, hegemonias e contradições?. Análise Social 153: 865-892 Torres, Nuno e João Ribeiro, orgs. 2001. A Pedra e o Charco: Sobre o Conhecimento e Intervenção nas Drogas. Almada: Íman Wacquant, Loic. 2007. Urban Outcasts. A Comparative Sociology of Advanced Marginality. London: Polity

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-21