Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2012/2013
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir noções fundamentais no campo da teoria da imagem percorrendo os campos da antropologia, filosofia, história da arte e estudos dos media. Problematizar as consequências epistemológicas, metodológicas, culturais e políticas da passagem do analógico ao digital. Disponibilizar instrumentos para o entendimento do significado das imagens no mundo contemporâneo. Refletir sobre a antropologia visual enquanto disciplina académica que estabelece diálogos com as artes e a intervenção social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1 - Entender o significado (cultural, ideológico, artístico-autoral) das imagens; OA2 - Descrever os fundamentos teóricos e práticos para o estudo da cultura visual (digital); OA3 - Analisar imagens, inscrevendo-as em processos de criação cultural e autoral; OA4 - Identificar e reflectir sobre as distinções fundamentais entre analógico e digital; OA5 - Descrever as contribuições da etnografia na criação e análise de imagens; OA6 - (Re)conhecer a diversidade e a massificação da produção imagética actual à luz dos desenvolvimentos tecnológicos e dos acessos facilitados ao digital. OA7 - Reflectir criticamente sobre os (i)limites da representação audiovisual (digital);
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Fundamentos 1.1.Visão,Cultura Visual e Antropologia Visual. 1.2.Modernidade,Representação e Tecnologia. 1.3.Virtualização e a digitalização das relações humanas (S) 2.Do analógico ao digital: temáticas e debates teóricos e epistemológicos 2.1.Tecnologias e Culturas de interactividade e convergência 2.2.Tecnologias para o ouvido: som, representação e hierarquias sensoriais (com Filipe Reis) 2.3.Participação e produção em rede, autoria múltipla e co-produção de imagens (S) 2.4.Da fotografia analógica à fotografia digital: entre a criação artística e o arquivo de imagens (com o fotógrafo António Coelho) 2.5.Re-pensar a Imagem:Invisibilidade, Sensorialidade, Digital(S) 2.6.Epistemologias tácteis e os limites [éticos] da representação audiovisual digital(S) 3.Novos espaços de Comunicação e Análise 3.1.Hipertexto, Virtualidade, Novos Media e Interactividade 3.2.Não-linearidade narrativa, representações multidimensionais e recepção criativa – ou autoria - das audiências(S)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os objetivos de aprendizagem (OA) desta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) de acordo com as relações seguintes que demonstram essa coerência. CP 1 – OA1; OA2; OA7 CP 2 – OA3; OA4; OA5; OA7 CP 3 – OA6; OA7
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Participação activa nos seminários propostos (40%). Elaboração de um ensaio escrito (máximo 20 páginas) sobre um dos temas trabalhados nas sessões (60%), devendo enquadrar o projecto individual para produto audiovisual digital final. Avaliação final (para estudantes que reprovem ou não assistam a pelo menos 80% das aulas) Exame
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso está organizado em aulas teóricas de exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente e, pontualmente, por convidados, e seminários nos quais os estudantes debatem tópicos específicos e/ou realizam pequenos exercícios de análise de imagens e de etnografia visual. Serão exibidos e debatidos filmes, projectos audiovisuais multimédia, sítios de internet e fotografias (incluindo propostas sugeridas pelos estudantes).Orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada prevê uma estreita articulação entre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas de exposição e as aulas de seminário com discussão de textos, visionamento de filmes e exercícios de análise de imagens, estando alinhada com os objetivos de aprendizagem da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
PINK,S.2011“Digital Visual Anthropology”, in Marcus Banks e Jay Ruby (eds.)2011, Made to Be Seen – Perspectives on the History of Visual Anthropology, Chicago e London, The University of Chicago Press, 209-233. MONDZAIN, Marie-José, 2010, “What does seeing an image mean?” Journal of Visual Culture,9,307-315. Mitchell, W.J.T.“Showing seeing: a critique of visual culture”, Journal Of Visual Culture, 2002, Vol 1(2), 165-181. GRIMSHAW,A.2005 “Eyeing the Field: New Horizons for Visual Anthropology”, in A. Grimshaw and A. Ravetz (eds.) Visualizing Anthropology, Bristol and Portland, Intellect, 17-30. GRIFFITHS,A.2002 Wondrous Difference-Cinema, Anthropology & Turn-of-the-Century Visual Culture,New York,Columbia UP CREEBER, G.e MARTIN, R.2009(eds.)Digital Culture: Understanding New Media,Berkshire e New York,Open University Press BARTSCHERER,T.C.R.2012(eds.)Switching Codes: Thinking Through New Technology in the Humanities and the Arts,Chicago e London,The University of Chicago Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Koskinen, I. 2004.Seeing with Mobile Images: Towards Perpetual Visual Contact. http://www.fil.hu/mobil/2004/ Rokeby, David. 1995. ?Transforming mirrors: subjectivity and control in interactive media,? in Simon Penny, ed., Critical Issues in Electronic Media. Albany: State. University of New York Press, 133?158. RIBEIRO, José, 2004; Antropologia Visual — Da Minúcia do Olhar ao Olhar Distanciado, Porto, Afrontamento. Anderson, K. T.1999. Ethnographic Hypermedia: Transcending Thick Descriptions. http://cc.joensuu.fi/sights/kevin.htm Creeber and Martin, Digital Cultures: Understanding New Media. McGraw Hill: Open Univ. Press. Introduction. Pp. 1-10. Gemeinboeck, P. 2004. Virtual Reality: space of negotiation. In: Visual Studies, Vol. 19, No. 1. Basu, P. 2008. Reframing Ethnographic Film In: Rethinking Documentary: New Perspectives, New Practices. MacGraw Hill. Bal, M Exhibition as Film in Basu, P. and MacDonald, S. 2007. Exhibition Expeirments ? New Interventions in Art History. London: Blackwell Publishing. Juhasz, A. 2008. Documentary on YouTube; The Failure of the Direct Cinema of the Slogan. In: Rethniking Documentary: New Perspectives, New Practices. MacGraw Hill. Heidegger, M. 1977. ?The Age of the World Picture? In: The Question Concerning Technology and Other Essays. New York: Harper. Pp. 115-154. McQuire, S. 1998. ?The geometric universe? and ?Reconstructing the world?. In: Visions of Modernity : Representation, Memory, Time and Space in the Age of the Camera. London: Sage. Pp. 18-26 and 191-199. Massumi, B. 1987. Realer than Real: the Simulacrum According to Deleuze and Guattari. http://www.anu.edu.au/HRC/first_and_last/works/realer.htm CAMPOS, Ricardo, 2011, “Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios”, Análise Social, XLVI (199): 237-259 BERGER,J.1973, Ways of Seeing, London, BBC Books
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16