Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01241
Acrónimo :
01241
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que o aluno de doutoramento adquira capacidades para escrever, rever, e publicar trabalhos científicos em revistas internacionais reconhecidas na área de gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O doutorando que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: - Desenvolver e escrever numa linguagem científica, artigos, projectos e relatórios de investigação originaies na área da gestão, que sejam publicáveis em revistas cientificas reconhecidas nas áreas da gestão - Conhecer o processo de submissão de artigos a revistas científicas internacionais - Perceber os fatores criticos de sucesso na publicação de artigos - Avaliar o impato e a contribuição dos trabalhos científicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estruturar e desenvolver um artigo científico 2. Fundamentos da escrita científica 3. Submissão e revisão de artigos 4. Ética na submissão e na revisão de artigos 5. Impacto científico: citações e outros indicadores de impato

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos (pontos 1 a 5) visam dar conhecimento e experiência prática sobre o processo de escrita, revisão e publicação de artigos cientificos

Avaliação / Assessment


O processo de aprendizagem inclui: (a) componente expositiva onde serão debatidos os temas do programa da disciplina; (b) elaboração individual e em grupo de casos práticos de aplicação das temáticas da disciplina | A avaliação é feita com base num trabalho individual (70%) e um trabalho de grupo (30%). Nota mínima: 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de aprendizagem inclui: (a) componente expositiva onde serão debatidos os temas do programa da disciplina; (b) elaboração individual e em grupo de casos práticos de aplicação das temáticas da disciplina

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada permite aos doutorandos exposição a exercícios teórico-práticos fundamentais para: desenvolver e organizar ideias na forma de trabalho científico, aprender técnicas e estratégias de escrita cientifica, conhecer os critérios e procedimentos a adoptar na submissão de artigos, aprender estratégias de revisão e resposta a revisores que aumentem a probabilidade de aceitação dos artigos.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


McCloskey, Deirdre (2019) Economical Writing (3/E). University of Chicago Press Lester, Jim and James Lester (2021) Writing Research Papers: A Complete Guide (16/E). Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zinsser, William (2016). On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction. Harper Collins Goshert, John (2011) Entering the Academic Conversation: Strategies for Research Writing. Clines, Raymond and Elizabeth Cobb (2014) Research Writing Simplified: A Documentation Guide (8/E). Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16