Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de Contabilidade
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, conheçam os instrumentos de controlo disponíveis a partir da informação financeira e saibam a sua utilidade e limitações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecer os conceitos de análise do valor financeiro, presente e futuro; OA2. Saber orientar a informação financeira para os gestores, em particular o modelo de contabilidade de gestão; OA3. Saber selecionar os modelos mais adequados para apurar resultados por segmentos das entidades; OA4. Saber desenvolver uma lógica multidimensional na preparação e divulgação da informação financeira.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à informação financeira para a Gestão; 2. Performance financeira global: principais indicadores de análise económica e financeira; 3. Análise de valor com base nos resultados residuais; 4. Geração de valor futuro: avaliação pelos cash-flows e pelo MVA; 5. Performance financeira por segmentos: a lógica da absorção de custos 6. Contabilidade analítica para a gestão: a análise da contribuição por segmentos: o EVA 7. O custeio baseado nas atividades (CBA)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1 CP2 - OA1 CP3 - OA1 e OA2 CP4 - OA1 CP5 - OA3 e OA4 CP6 - OA3 e OA4 CP7 - OA3
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 3.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: OA2 a OA6 MEA3: Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Serão trabalhadas do ponto de vista da análise e performance financeira cerca de 6 casos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
J.A.Rodrigues e António Borges - Contabilidade e Finanças para a Gestão, coleção Áreas Editora 5ª Edição, 2014 Analisar a Performance Financeira - Uma visão multidimensional, coleção Áreas Global, Lisboa, ÁREAS Ed., 2013. Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 10ª Ed. Lisboa, ÁREAS Ed., 2015.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems -Performance Measurement, Evaluation and Incentives, 2ª Ed. Prentice Hall, 2007. Anthony, R.N., Management Control Systems,12ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2007.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16