Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01287
Acrónimo :
01287
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Contabilidade

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, conheçam os instrumentos de controlo disponíveis a partir da informação financeira e saibam a sua utilidade e limitações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer os conceitos de análise do valor financeiro, presente e futuro; OA2. Saber orientar a informação financeira para os gestores, em particular o modelo de contabilidade de gestão; OA3. Saber selecionar os modelos mais adequados para apurar resultados por segmentos das entidades; OA4. Saber desenvolver uma lógica multidimensional na preparação e divulgação da informação financeira.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à informação financeira para a Gestão; 2. Performance financeira global: principais indicadores de análise económica e financeira; 3. Análise de valor com base nos resultados residuais; 4. Geração de valor futuro: avaliação pelos cash-flows e pelo MVA; 5. Performance financeira por segmentos: a lógica da absorção de custos 6. Contabilidade analítica para a gestão: a análise da contribuição por segmentos: o EVA 7. O custeio baseado nas atividades (CBA)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1 CP2 - OA1 CP3 - OA1 e OA2 CP4 - OA1 CP5 - OA3 e OA4 CP6 - OA3 e OA4 CP7 - OA3

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 3.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: OA2 a OA6 MEA3: Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Serão trabalhadas do ponto de vista da análise e performance financeira cerca de 6 casos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


J.A.Rodrigues e António Borges - Contabilidade e Finanças para a Gestão, coleção Áreas Editora 5ª Edição, 2014 Analisar a Performance Financeira - Uma visão multidimensional, coleção Áreas Global, Lisboa, ÁREAS Ed., 2013. Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 10ª Ed. Lisboa, ÁREAS Ed., 2015.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems -Performance Measurement, Evaluation and Incentives, 2ª Ed. Prentice Hall, 2007. Anthony, R.N., Management Control Systems,12ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2007.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16