Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01292
Acrónimo :
01292
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--- não se aplica ---

Objetivos Gerais / Objectives


Partindo da análise do papel da informação e das redes na mudança social, esta cadeira procura explorar e analisar a interacção entre tecnologias de informação, sociedade, economia, política e cultura numa perspectiva interdisciplinar e multicultural. As aulas serão construídas a partir da discussão sobre a transformação tecnológica, cultural, e institucional de sociedades ao redor do globo na perspectiva do papel central que as redes de comunicação electrónica assumem nos negócios, no quotidiano, nos serviços públicos, na interacção social e na política. Espera-se que os alunos, que frequentem esta cadeira, venham a consolidar conhecimentos sobre o porquê da sociedade em rede ser a nova forma de organização social característica da Era da Informação, substituindo assim a sociedade industrial, e que sejam capazes de analisar os processos de transformação tecnológica e a sua interacção com as culturas sociais em diferentes contextos institucionais e culturais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A relação entre sociedade e transformações tecnológicas será abordada tendo presente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Apreender distinções conceptuais referentes a tradições teóricas em torno das teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. OA2. Contextualizar e comparar as sociedades informacionais numa perspetiva global e transcultural. OA3. Compreender os impactos sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação. OA4. Compreender a evolução da Internet e os seus efeitos nas sociabilidades, na formação comunitária e nas culturas de pertença em Rede. OA5. Identificar e analisar a matriz cultural da Comunicação em Rede, nomeadamente, a cultura participativa e de convergência OA6. Reconhecer as modalidades de poder e contrapoder na Sociedade em Rede. OA7. Identificar e discutir tendências de mudança nas sociedades informacionais nas várias esferas sociais: no quotidiano, no trabalho e lazer, na economia, na geografia e espaços urbanos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A Unidade Curricular engloba debates teóricos e a apresentação de evidências empíricas necessárias para a avaliação crítica das diferentes perspetivas em torno dos impactos sociais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Deste modo, a UC irá passar através dos seguintes conteúdos programáticos (CP): CP1. Teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. CP2. A Sociedade em Rede numa perspectiva comparada. CP3. A Economia Política da Sociedade em Rede. CP4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, e Metrópole em Rede. CP5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa e Comunicação em Rede. CP6. Das comunidades online aos sítios de redes sociais: identidade, sociabilidades, autonomia, poder e cultura nos media sociais. CP7. Comunicação Móvel e Sociedade. CP8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede. CP9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos presentes na unidade expressam os objectivos da unidade curricular, dado focarem teorias, abordagens multidisciplinares e conceitos em torno do papel da informação e das redes na transformação social e acompanharem os diferentes objectivos apontados no ponto "Objectivos" e Objectivos de Aprendizagem? (OA). A estes correspondem os seguintes conteúdos (CP): OA1: CP1, CP2 OA2: CP2, CP4 OA3: CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA4: CP5, CP6, CP7, CP9 OA5: CP6, CP9 OA6: CP3, CP6, CP8 OA7: CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa ? para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. | Cada aluno é responsável pelo seguinte: 1) Realizar as leituras necessárias 2) Desenvolver dois trabalhos A avaliação contínua consistirá em dois momentos diferentes, autónomos ou interligados. As notas finais serão calculadas com base em: Trabalho interino individual (30%); Trabalho final (60%); participação ativa (10%) Os estudantes que não optarem pela avaliação contínua ou reprovarem neste regime de avaliação poderão fazer o exame final (100% da nota) nos períodos previstos para esse fim.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre as metodologias de ensino e os objectivos da unidade curricular encontra-se assegurada dado que aos alunos é solicitada uma análise crítica e o aprofundamento das discussões em torno das matérias apresentadas numa cadeira de cariz teórico e com uma abordagem multidisciplinar.

Observações / Observations


--- não se aplica ---

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lupton, Deborah. "Digital risk society." The Routledge handbook of risk studies, 2016, 301-309. Lapa, T., Vieira, Jorge, Azevedo, J. & Cardoso, G. As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças. In Renato Miguel do Carmo, et al (Ed.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. (pp. 257-270), Mundos Sociais, 2018. Graham, Mark, e William H. Dutton, eds. Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press, 2019. Castells, Manuel (ed). The Network Society: A Cross-Cultural Perspective. Northampton, MA: Edward Elgar, 2004. Cardoso, Gustavo; Cheong, Angus; Cole, Jeffrey (eds.), World Wide Internet: Changing Societies, Economies and Cultures. University of Macau Press, SAR Macao, 2009. Cardoso, Gustavo, et al. A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina, 2015. Benkler, Yochai. The Wealth of Networks. New Haven: Yale University Press, 2006.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


in Vangelisti, Anita and Perlman, Daniel (ed.), Cambridge Handbook of Personal Relationships, Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Wellman, Barry, Personal Relationships: On and Off the Internet Wasko, Janet. Understanding Disney: The Manufacture of Fantasy. Cambridge: Polity Press, 2001. Rice, Ronald; Katz, James. Social Uses of the Internet. Cambridge: MIT Press, 2002. Lessig, Lawrence. The Future of Ideas: The Fate of the Commons in a Connected World. New York: Vintage Books, 2001. Stallman, Richard ?Free Software, Free Society. Selected Essays?, Boston: GNU Press, 2002 (edited by Joshua Gay). Himanen, Pekka. The Hacker Ethic and the Business Environment. New York: Random House, 2001. Weber, Steven. The Success of Open Source. Cambridge; MA: Harvard University Press, 2004. Happened and What to Do About It. Princeton: Princeton University Press, 2008. Shiller, Robert. The Subprime Solution: How Today?s Global Financial Crisis Hampton, Keith. ?Neighborhoods in the Network Society.? Information, Communication and Society, vol. 10, number 5, 2007: 714-748. Castells, Manuel. Communication Power. Oxford: Oxford University Press, 2009. John Thompson. Books in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2005. David Couzens Hoy. ?The Time of Our Lives.? Cambridge, MA: MIT Press, 2009. L. Van Zoonen. Gendering the Internet: Claims, Controversies and Cultures. European Journal of Communication, Vol. 17, 1, 2002: 5-23. Katherine Bessiere, et alter. Effects of Internet Use and Social Resources on Changes in Depression. Information, Communication and Society. Vol. 11, 1, 2008: 47-70. Ben Anderson. ?The Social Impact of Broadband Household Internet Access.? Information, Communication and Society. Vol. 11, 1, 2008: 5-24. Douglas Thomas. Hacker Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002. Daniel Solove. The Digital Person. New York: New York University Press, 2004. Marita Sturken, Douglas Thomas and Sanda J. Ball-Rokeach. Technological Visions: The Hopes and Fears that Shape New Technologies. Philadelphia: Temple University Press, 2004. Banet-Weiser, Sarah, Chris, Cynthia & Freitas, Anthony (eds.). Cable Visions: Television Beyond Broadcasting. New York: New York University Press, 2007. Durham: Duke University Press, 2007. Banet-Weiser, Sarah. Kids Rule!: Nickelodeon and Consumer Citizenship. Scott Lash and Celia Lury. Global Cultural Industry. Cambridge: Polity Press, 2007. 9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede Dan Gillmor. We the Media: Grassroots journalism by the people, for the people. Sebastopol, CA: O'Reilly. 2004. 10 Peter Ludlow (ed). Crypto Anarchy, Cyberstates, and Pirate Utopias. Cambridge: MIT, 2001. John Arquilla and David Rondfeldt. Networks and Netwars: the Future of Terror, Crime and Militancy. Santa Monica, CA: RAND National Defense Research Institute, 2002. John B. Thompson. Political Scandal: Power and Visibility in the Media Age. Cambridge: Polity Press, 2000. Pippa Norris. A Virtuous Circle: Political Communications in Postindustrial Societies. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. Helen McCarthy, Paul Miller, and Paul Skidmore. Network Logic: Who Governs in an Interconnected World. London: Demos 2004. Bruce Bimber. Information and American Democracy. Technology and the Evolution of Political Power. New York: Cambridge University Press, 2003. Thomas Hollihan. Uncivil Wars: Political Campaigns in the Media Age. Bedford: St. Martin's, 2008 (2nd edition). 8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede Andre Caron and Letizia Caronia. Moving Cultures: Moving Communication in Everyday Life. Montreal: McGill-Queen?s University Press, 2007. Richard Ling. The Mobile Connection: The Cell Phone?s Impact on Society. San Francisco: Morgan Kaufman, 2004. Barry Brown, Nicola Green, and Richard Harper (eds). Wireless World. Social and Interactional Aspects of the Mobile Age. London: Springer, 2001. James Katz (editor). Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008. Manuel Castells, Mireia Fernandez-Ardevol, Jack Linchuan Qiu and Araba Sey. Mobile Communication and Society: A Global Perspective. Cambridge, MA: MIT Press, 2006. 7. Comunicações Móveis e Sociedade Gruzd, Anatoliy; Wellman, Barry; Takhteyev, Yuri. Imagining Twitter as an imagined community. American Behavioral Scientist, 2011, 55.10: 1294-1318. P. G. Lange, (2007). Publicly private and privately public: Social networking on YouTube. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 18. Disponível: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/lange.html Cardoso, Gustavo, Para uma Sociologia do Ciberespaço: comunidades virtuais em português, Oeiras, Celta Editora, 1998. Danah Boyd,; Golder, Scott; Lotan, Gilad, 2010. ?Tweet, Tweet, Retweet: Conversational Aspects of Retweeting on Twitter.? HICSS-43. IEEE: Kauai, HI, January 6. Danah Boyd (2008). "Facebook's Privacy Trainwreck: Exposure, Invasion, and Social Convergence." Convergence, 14 (1) Danah Boyd; Ellison, N. B. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11. Disponível: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html 6. Das comunidades virtuais às redes sociais: identidade, autonomia, poder e cultura nas redes sociais online. Tarleton Gillespie. Wired Shut: Copyright and the Shape of the Digital Culture. Cambridge: MIT, 2007. Lev Manovich. The Language of New Media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001. Pablo J. Boczkowski. Digitizing the News: Innovation in Online Newspapers. Cambridge, MA: MIT Press, 2004. Hernan Galperin. New Television, Old Politics: The Transition to Digital Television in Britain and in the United States. Cambridge: Cambridge University Press. Eric Klinenberg. Fighting for Air. New York: Metropolitan Books, 2006. Henry Jenkins. Convergence Culture. New York: New York University Press, 2006. Robert McChesney. The Political Economy of Media. New York: Monthly Review Press, 2008-08-12. Amelia Arsenault and Manuel Castells. "The Structure and Dynamics of Global Multimedia Business Networks.? In International Journal of Communication, volume 2, 2008. Pages 707-748. (Accessible online: www.ijoc.org) 5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa Robert Neuwirth. Shadow Cities: A Billion Squatters, a New Urban World. London: Routledge, 2006. Lisa Servon. Bridging the Digital Divide: Technology, Community and Public Policy. Oxford: Blackwell, 2002. Ananya Roy and Nezar Alsayyad (eds). Urban Informality: Transnational Perspectives from the Middle East, Latin America, and South Asia. New York: Lexington Books. Mark Abrahamson. Global Cities. New York: Oxford University Press, 2004. Anthony M. Townsend. ?Mobile Communications in the Twenty-First Century City.? In Barry Brown, et alter (eds) Wireless World: Social and Interactional Aspects of the Mobile Age. London: Springer 2001: 62-78. Stephen Graham (editor). The Cybercities Reader. London: Routledge, 2003. Pages 149-238. William Mitchell. E-topia. Cambridge: MIT Press, 1999. Peter Hall and Kathy Pain. The Polycentric Metropolis. London: Earthscan, 2006. 4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, e Metrópole em Rede Roger Waldinger and Michael Lichter. How the Other Half Works: Immigrants and the Social Organization of Labor. Berkeley: University of California Press, 2003. Frank Levy and Richard Murnane. The New Division of Labor: How Computers are Creating the Next Job Market. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2004. Howard Davies and David Green. Global Financial Regulation. Cambridge: Polity Press, 2008. Don Tapscott and Anthony D. Williams. Wikinomics. London: Portfolio/Penguin, 2006. Eric Brynjolfsson and B. Kahin. Understanding the Digital Economy. Cambridge, MA: MIT Press, 2000. Manuel Castells. The Internet Galaxy. Oxford: Oxford University Press, 2001. Martin Carnoy. Sustaining the New Economy: Work, Family and Community in the Information Age. Cambridge: Harvard University Press, 2000. 6 3. A Economia Política da Sociedade em Rede Ernest Wilson. The Information Revolution and Developing Countries. Cambridge, MA: MIT Press, 2004. Ken Ducatel et alter (eds). The Information Society in Europe. Work and Life in an Age of Globalization. Lanham: Rowman and Littlefield, 2000. You-tien Hsing. The Great Urban Transformation: Property and Politics in China. Oxford: Oxford University Press, 2009. Jack Linchuan Qiu. The Working Class Network Society: Communication Technology and Information Have-less in Urban China. Cambridge, MA: MIT Press, 2009. Manuel Castells and Pekka Himanen. The Information Society and the Welfare State: The Finnish Model. Oxford: Oxford University Press, 2002. Anna L. Saxenian. The New Argonauts. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2006. 2. A Sociedade em Rede numa perspective comparada: Silicon Valley, Finlândia e China. Duncan J. Watts. Small Worlds: The Dynamics of Networks Between Order and Randomness. Princeton: Princeton University Press, 1999. David Singh Grewal. Network Power. New Haven: Yale University Press, 2008. Frijof Capra. Hidden Connections. New York: Doubleday, 2002. 5 Frank Webster. Theories of the Information Society. London: Routledge, 2002. Castells, Manuel; Cardoso, Gustavo, A Sociedade em Rede. Do Conhecimento à Acção Política, Lisboa, INCM, 2006. Daniel Bell. The Coming of Postindustrial Society. Basic Books, 1973, 1976, 1999. Focus on the prefaces to the 1976 and to the 1999 editions. 1. Teorias da Sociedade em Rede

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16