Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01292
Acrónimo :
01292
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--- não se aplica ---

Objetivos Gerais / Objectives


Partindo da análise do papel da informação e das redes na mudança social, esta cadeira procura explorar e analisar a interacção entre tecnologias de informação, sociedade, economia, política e cultura numa perspectiva interdisciplinar e multicultural. As aulas serão construídas a partir da discussão sobre a transformação tecnológica, cultural, e institucional de sociedades ao redor do globo na perspectiva do papel central que as redes de comunicação electrónica assumem nos negócios, no quotidiano, nos serviços públicos, na interacção social e na política. Espera-se que os alunos, que frequentem esta cadeira, venham a consolidar conhecimentos sobre o porquê da sociedade em rede ser a nova forma de organização social característica da Era da Informação, substituindo assim a sociedade industrial, e que sejam capazes de analisar os processos de transformação tecnológica e a sua interacção com as culturas sociais em diferentes contextos institucionais e culturais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A relação entre sociedade e transformações tecnológicas será abordada tendo presente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Apreender distinções conceptuais referentes a tradições teóricas em torno das teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. OA2. Contextualizar e comparar as sociedades informacionais numa perspetiva global e transcultural. OA3. Compreender os impactos sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação. OA4. Compreender a evolução da Internet e os seus efeitos nas sociabilidades, na formação comunitária e nas culturas de pertença em Rede. OA5. Identificar e analisar a matriz cultural da Comunicação em Rede, nomeadamente, a cultura participativa e de convergência OA6. Reconhecer as modalidades de poder e contrapoder na Sociedade em Rede. OA7. Identificar e discutir tendências de mudança nas sociedades informacionais nas várias esferas sociais: no quotidiano, no trabalho e lazer, na economia, na geografia e espaços urbanos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A Unidade Curricular engloba debates teóricos e a apresentação de evidências empíricas necessárias para a avaliação crítica das diferentes perspetivas em torno dos impactos sociais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Deste modo, a UC irá passar através dos seguintes conteúdos programáticos (CP): CP1. Teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. CP2. A Sociedade em Rede numa perspectiva comparada. CP3. “Plataformização”, dados e a economia política da Sociedade em Rede. CP4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, Territórios em Rede e Vigilância. CP5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa e Comunicação em Rede. CP6. Das comunidades e redes sociais online: identidade, autonomia, poder e cultura em rede. CP7. Comunicação Móvel e Sociedade. CP8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede. CP9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos presentes na unidade expressam os objectivos da unidade curricular, dado focarem teorias, abordagens multidisciplinares e conceitos em torno do papel da informação e das redes na transformação social e acompanharem os diferentes objectivos apontados no ponto "Objectivos" e Objectivos de Aprendizagem? (OA). A estes correspondem os seguintes conteúdos (CP): OA1: CP1, CP2 OA2: CP2, CP4 OA3: CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA4: CP5, CP6, CP7, CP9 OA5: CP6, CP9 OA6: CP3, CP6, CP8 OA7: CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem ativa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas bibliográficas e documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. Cada aluno é responsável pelo seguinte: 1) Realizar as leituras necessárias 2) Desenvolver dois trabalhos A avaliação ao longo do semestre consistirá em dois momentos diferentes, autónomos ou interligados. As notas finais serão calculadas com base em: Trabalho interino individual baseado numa recensão crítica (50%); Trabalho final em grupo (40%); participação em aula e assiduidade (10%) Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre ou reprovarem neste regime de avaliação poderão recorrer à avaliação por exame (100% da nota) nos períodos previstos para esse fim.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre as metodologias de ensino e os objectivos da unidade curricular encontra-se assegurada dado que aos alunos é solicitada uma análise crítica e o aprofundamento das discussões em torno das matérias apresentadas numa cadeira de cariz teórico e com uma abordagem multidisciplinar.

Observações / Observations


--- não se aplica ---

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30