Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida; 2. Compreender o papel dos diferentes elementos da estratégia de marketing para o alcance de objectivos; 3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço e distribuição; 4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Depois de estudarem o programa de Marketing, os formandos devem ser capazes de: 1. definir o que é marketing e discutir os seus conceitos principais 2. descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam 3. desenvolver os três passos do marketing estratégico 4. explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos 5. discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado 6. perceberem as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias
Conteúdos Programáticos / Syllabus
- Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing - O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio) - A Envolvente de Marketing - Do Consumidor para a Estratégia de Marketing - Desenvolvimento da Estratégia de Marketing - Marketing-Mix: Produto, Preço e Distribuição
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Conceito de Marketing OA2 - Processo de Marketing OA3 - Estratégia de Marketing OA4 - Targeting OA5 - Posicionamento AO6 - Política de Produto, Preço e Distribuição
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Participação - 10% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aos alunos é pedida a sua participação na: - Realização de casos práticos; - Elaboração de trabalhos teórico/práticos; - Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino- aprendizagem (MEA) / Objectivo de Aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência / OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo / OA3, OA4, OA5 e AO6 3. Activas, com realização de trabalhos individuais / OA3, OA4, OA5 e AO6 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas / OA3, OA4, OA5 e AO6
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lendrevie, Jacques; Levy, Julien; Dionisio, Pedro; Rodrigues, Vicente (2015), Mercator da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Marketing, Pub.D.Quixote, Portugal
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2006), Marketing Concepts and Strategies, Houghton Mifflin, USA - Kotler, Philip; Keller, Kevin (2015), A Framework for Marketing Management, Prentice-Hall International, USA
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16