Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos deverão possuir conhecimentos base de Gestão de Marketing
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que o aluno no final do módulo: - Enquadre a gestão de marketing nas suas vertentes tradicional e interactiva enquanto ferramenta de gestão empresarial, na prossecução de objectivos estratégicos e tácticos de conquista de mercados. - Reconheça a importância estratégica do Blended marketing para a competitividade sustentada da empresa e o seu impacto na estrutura actual de actuação. - Entenda o impacto das alterações de paradigma nas diferentes variáveis do marketing
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba: - OA1 - Caracterizar e debater a importância do modelo da economia digital e as variáveis que contribuem para a criação do novo paradigma blended - OA2 - Analisar e estruturar as diferentes teorias, metodologias e modelos de blended marketing a fim de formular uma estratégia clara - OA3 - Integrar e Priorizar as ferramentas de Blended Marketing Mix para enfrentar os novos desafios resultantes da integração do Mix On e Off de media - OA4 - Desenvolver um plano integrado de marketing digital
Conteúdos Programáticos / Syllabus
- CP1 - O Mundo está a Mudar. Principais evidências - CP2 - O Impacto no Marketing resultante do novo contexto - CP3 - Principais Tendências de Mercado - CP4 - As novas oportunidades que se colocam aos Marketeers numa abordagem blended - CP5 - Emergência de novos tipos de concorrentes - CP6 - Impacto das alterações de paradigma nas diferentes variáveis do marketing - CP7 - Um novo ecossistema de negócio - CP8 - Estratégia para o b-market - CP9 - Critérios de segmentação - CP10 - Comportamento online do consumidor - CP11 - Como segmentar online - CP12 - Fontes de informação e ferramentas de recolha, análise e personalização - CP13 - Proposta de valor - CP14 - A venda em contexto Digital - CP15 - A evolução do conceito de desenvolvimento de Relação com o Cliente - CP16 - Desafios da Comunicação Blended - CP17 - Mudanças na relação de poder e impactos na comunicação das marcas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - CP 6, 7, 8, 9, 10 OA3 - CP 9,10,11,12,13,14,15,16,17 OA4 -CP 8-17
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A conjugação de diferentes métodos de aprendizagem (modelos teóricos, debate de ideias acerca dos principais temas em análise, apresentação de casos práticos e exposição de experiências de mercado) permite ao aluno uma maior proficiência na matéria finda a exposição do programa, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
CHAFFEY, Dave, ELIS-CHADWICK, Fiona, JOHNSTON, Kevin, MAYER, Richard, Internet Marketing: Strategy, Implementation and Practice [4th Edition], Prentice Hall, 2009 DIONÍSIO, Pedro, RODRIGUES, Vicente, CANHOTO, Rogério, FARIA, Hugo, NUNES, Rui, b-Mercator - Blended Marketing, Dom Quixote, 2009
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
YOUNG, Antony, Brand Media Strategy: Integrated Communications Planning in a Digital Era, Palgrave Macmillan, 2011 TAPSCOTT, Don, WILLIAMS, Anthony D., Wikinomics - How Mass Collaboration Changes Everything, Atlantic Books, London, 2008 SCHMIDT, Eric, COHEN, Jared, The New Digital Age: Reshaping the Future of People, Nations and Business, John Murray, 2013 ANDERSON, Chris, The Long Tail - How Endless Choice is Creating Unlimited Demand, Random House Business Books, 2006
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16