Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
- Identificar pontos-chave para o sucesso no trabalho em equipa - Reconhecer as suas preferências pessoais e o impacto destas no seu estilo de liderança - Estratégias na mobilização da equipa para obter um desempenho de excelência
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Definir o que é trabalhar em equipa OA2 Identificar as regras, os princípios e as vantagens do trabalho em equipa OA3 Descrever, relacionar e criticar os diferentes estilo de liderança e identificar os impacto que cada um tem na equipa OA4 Definir estratégias para potenciar a equipa, num desempenho de excelência OA5 Definir o que é um líder e identificar as áreas da sua competência OA6 Descrever os fatores críticos na criação de grandes equipas OA7 Identificar as vantagens de um líder enquanto "treinador"
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Saber estar e trabalhar em equipa CP2 Identificar as regras, os princípios e as vantagens do trabalho em equipa CP3 Reconhecer o impacto do estilo de liderança no desempenho da equipa CP4 Estratégias para potenciar a equipa para um desempenho de excelência CP5 O que é um líder CP6 As áreas de competência do líder CP7 A confiança como alicerce da liderança CP8 Como a liderança influência a equipa CP9 Mais-valias na liderança CP10 Criar grandes equipas CP11 O líder enquanto "treinador"
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 CP1, CP10 OA2 CP1, CP2 OA3 CP3, CP4, CP5, CP8 OA4 CP4, CP7, CP10 OA5 CP5, CP6, CP7, CP9, CP11 OA6 CP10, CP7, CP9, CP11 OA7 CP9, CP11
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódica é composto por: - Teste escrito final (80%) - Trabalho Individual (20%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aos alunos é pedida a sua participação na: - Realização de casos práticos; - Elaboração de trabalhos teóricos/práticos; - Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser ativos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
O livro de ouro da liderança. Smartbook.2ª edição, 2013 Maxwell J.C. (2010). As 21 indispensáveis qualidades de um líder. Smartbook. T. Morais e C. Mendonça (2006). Compromisso: Nunca desistir. Lisboa, Booknomics. 6ª edição, 2009.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Gomes J.F. et al (2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Edições Silabo Robbins S.P. (2005). Organizational Behavior, 11th edition. Pearson Education, Inc. BooknomicsMaxwell, J.C. (2009). Lourenço L.; Ilharco F. (2007). Liderança, As lições de Mourinho. O´Neil W.J. (2004). Sports Leader Success.McGrawHill
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16