Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01323
Acrónimo :
01323
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inferência Estatística

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular Simulação de Sistemas e Operações tem como objectivo iniciar os alunos na utilização de ferramentas computacionais de análise e resolução de problemas de gestão empresarial, seja ao nível da produção de bens ou serviços seja ao nível da própria organização. As aulas serão maioritariamente suportadas na aplicação computacional SIMUL8, cuja aprendizagem passo a passo será assegurada ao longo das aulas. A utilização desta aplicação é, contudo, precedida de uma componente teórica dedicada aos conceitos fundamentais subjacentes à técnica, e sua utilização na modelação de problemas da vida real.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos sejam capazes de: OA1: Modelar problemas em estudo; OA2: Integrar outras competências; OA3: Por simulação em computador, procurar e otimizar as soluções disponíveis; OA4: Inventariar diagnósticos e propor alterações consubstanciadas em resultados obtidos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Generalidades 1.1. O que é Simulação? 1.2. Enquadramento da Simulação 1.3. Processo de Simulação 1.4. Nomenclatura 1.5. Exemplo Elementar 2. O Papel da Estatística na Simulação 2.1. Algumas Distribuições de Probabilidade 2.2. Inferência Estatística 2.3. Aplicações do Teorema do Limite Central 3. Introdução ao Software SIMUL8 3.1. Aspectos Gerais 3.2. Conceitos Básicos 3.3. Um Exemplo Guiado 3.4. Grafismos 3.5. Controlando a Experiência de Simulação 3.6. Utilização do EXCEL 3.7. Variabilidade em Experiências de Simulação 4. Funcionalidades Avançadas do SIMUL8 4.1. Prioridades 4.2. Interrupções 4.3. Recursos e Turnos 4.4. Reencaminhamento 4.5. Etiquetas 4.6. Programação com Visual Logic

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Todos os pontos do Programa; OA2 - Ponto 2 do Programa; OA3 e OA4 - Pontos 3 e 4 do Programa.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por: - Trabalho individual sobre Probabilidade e Estatística:25% - Projecto Final: 25% relatório do projeto; 50% avaliação individual O aluno deve assegurar uma assiduidade igual/superior a 80%, sem a qual não poderá obter aprovação nesta UC. NOTA: Nesta UC não há qualquer tipo de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Metodologias participativas com análise e discussão de casos, e textos de apoio e leitura. 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir os objetivos de aprendizagem. Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA); Objectivo de aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; Todos 2. Metodologias participativas com análise e discussão de casos, e textos de apoio e leitura; OA1 OA3 OA4 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo; OA3 OA4 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno; Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


[8] ---- SIMUL8: Manual and Simulation Guide, by SIMUL8 Corporation. [7] Shalilker, J. & Suleman, A., Guia de Simulação Discreta por Computador usando SIMUL8, V2.1, 2017. [6] Shalliker, J., An Introduction to Simulation in the Service Industry using SIMUL8 2009 (release 16), for SIMUL8 Corporation, 2009. [5] Maguire, J.N., "Discrete Computer Simulation- Technology and Applications- The Next Ten Years," Proceedings of the Spring Joint Computer Conference, 815-826, 1972 [4] Fishwick, P.A., "Computer Simulation: The Art and Science of Digital World Construction", 1995. [3] Brito, A. e Teixeira, J.M.F. Simulação por Computador, Publindústia, 2001. [2] Banks, J., Carson II, J.S., Nelson, B.L., and Nicol, D.M. Discrete-Event System Simulation, Pearson Education Inc., 5th Edition, 2009. http://home.ubalt.edu/ntsbarsh/simulation/sim.htm. [1] Arsham, H., "The shortest Route to Applications", disponível na Internet através do endereço:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Discrete Event Simulation with Application to Computer Communication Systems Performance: Introduction to Simulation", IFIP International Federation for Information Processing, Volume 157/2004, 271-304, 2004. [3] Szczerbicka, H., Trivedi, K.S., and Choudhary, P.K. [2] Brailsford, S., Churilov, L., and Dangerfield, B. (Editors), Discrete-Event Simulation and System Dynamics for Management Decision Making, Wiley, 2014. [1] Concannon, K., Elder, M., Hunter, K., Tremble, J., and Tse, S., Simulation Modeling with SIMUL8, Visual Thinking International, 2007.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16