Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta cadeira pretende fornecer aos alunos os conhecimentos e competências fundamentais para compreenderem os fatores que influenciam a dinâmica internacional das empresas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A disciplina encontra-se estruturada de modo a garantir no final das aulas os alunos tenham capacidade de: OA1. Compreender a internacionalização como uma dimensão crucial da atividade das organizações no mundo atual; OA2. Conhecer as vertentes críticas de mudança na economia internacional (globalização, regionalização, novas polaridades); OA3. Conhecer algumas metodologias aplicadas de análise que permitam avaliar aspetos fundamentais da atuação das empresas em ambiente internacional; OA4. Perceber as principais questões de análise macroeconómica dos países; OA5: Conhecer em maior detalhe a economia portuguesa e a economia europeia; OA6. Identificar os principais desafios que se colocam para o futuro a nível internacional, condicionando o desempenho das organizações com presença externa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte A. Ambiente Económico Internacional - Uma Realidade em Mutação Acelerada 1. Negócios Internacionais I - Breves Considerações Iniciais 2. Globalização 3. Regionalização 4. Novas Polaridades na Economia Mundial 5. Competitividade Internacional e Ameaça Concorrencial 6. Breves Considerações Teóricas sobre Comércio e IDE 7. Negócios Internacionais II - Considerações Finais Parte B. Fatores Críticos no Posicionamento Externo B.1) Centralidade Económica e Geográfica 8. Centralidade Económica e Geográfica B.2) Principais Dimensões de Análise Macroeconómica 9. Rendimento e Distribuição do Rendimento 10. Mercado de Trabalho 11. Inflação 12. Finanças Públicas 13. Mercado Monetário 14. Mercado Cambial Parte C. Economia Portuguesa e Europeia 15. Marcos Nucleares da Construção do Projeto Europeu 16. Políticas Europeias 17. Economia Portuguesa no Contexto Europeu: Desafios Atuais e Futuros
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos da Parte A do programa (capítulos 1 a 7) OA2 - Pontos da Parte A do programa (capítulos 1 a 7) OA3 - Pontos da Parte B) do programa (capítulos 8 a 14) OA4 - Pontos da Parte B2) do programa (capítulos 9 a 14) OA5 - Pontos da Parte C do programa (capítulos 15 a 17) OA6 - Pontos da Parte C do programa (capítulos 15 a 17)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de exercícios em aula. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3.Ativas, com realização de exercícios em aula: Todos. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: Todos.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Texto de apoio para a disciplina de Economia nas Organizações Internacionais
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Textos complementares a fornecer durante o curso Sá, J. (2011), Portugal e o Futuro, Vida Económica. Amaral, J. (1996), Política Económica, Cosmos. (capítulos selecionados) Marques, A. (2006), Economia da União Europeia, Almedina. (capítulos selecionados) Hoover, K. (2012), Applied Intermediate Macroeconomics, Cambridge University Press. (capítulos selecionados) Cavusgil, S., G. Knight e J. Riesenberger (2012), International Business - The New Realities, Pearson. (capítulos selecionados)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16