Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01399
Acrónimo :
01399
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
- Presencial (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
- Presencial (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
- Presencial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta cadeira pretende fornecer aos alunos os conhecimentos e competências fundamentais para compreenderem os fatores que influenciam a dinâmica internacional das empresas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A disciplina encontra-se estruturada de modo a garantir no final das aulas os alunos tenham capacidade de: OA1. Compreender a internacionalização como uma dimensão crucial da atividade das organizações no mundo atual; OA2. Conhecer as vertentes críticas de mudança na economia internacional (globalização, regionalização, novas polaridades); OA3. Conhecer algumas metodologias aplicadas de análise que permitam avaliar aspetos fundamentais da atuação das empresas em ambiente internacional; OA4. Perceber as principais questões de análise macroeconómica dos países; OA5: Conhecer em maior detalhe a economia portuguesa e a economia europeia; OA6. Identificar os principais desafios que se colocam para o futuro a nível internacional, condicionando o desempenho das organizações com presença externa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte A. Ambiente Económico Internacional - Uma Realidade em Mutação Acelerada 1. Negócios Internacionais I - Breves Considerações Iniciais 2. Globalização 3. Regionalização 4. Novas Polaridades na Economia Mundial 5. Competitividade Internacional e Ameaça Concorrencial 6. Breves Considerações Teóricas sobre Comércio e IDE 7. Negócios Internacionais II - Considerações Finais Parte B. Fatores Críticos no Posicionamento Externo B.1) Centralidade Económica e Geográfica 8. Centralidade Económica e Geográfica B.2) Principais Dimensões de Análise Macroeconómica 9. Rendimento e Distribuição do Rendimento 10. Mercado de Trabalho 11. Inflação 12. Finanças Públicas 13. Mercado Monetário 14. Mercado Cambial Parte C. Economia Portuguesa e Europeia 15. Marcos Nucleares da Construção do Projeto Europeu 16. Políticas Europeias 17. Economia Portuguesa no Contexto Europeu: Desafios Atuais e Futuros

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos da Parte A do programa (capítulos 1 a 7) OA2 - Pontos da Parte A do programa (capítulos 1 a 7) OA3 - Pontos da Parte B) do programa (capítulos 8 a 14) OA4 - Pontos da Parte B2) do programa (capítulos 9 a 14) OA5 - Pontos da Parte C do programa (capítulos 15 a 17) OA6 - Pontos da Parte C do programa (capítulos 15 a 17)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de exercícios em aula. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3.Ativas, com realização de exercícios em aula: Todos. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: Todos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Texto de apoio para a disciplina de Economia nas Organizações Internacionais

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Textos complementares a fornecer durante o curso Sá, J. (2011), Portugal e o Futuro, Vida Económica. Amaral, J. (1996), Política Económica, Cosmos. (capítulos selecionados) Marques, A. (2006), Economia da União Europeia, Almedina. (capítulos selecionados) Hoover, K. (2012), Applied Intermediate Macroeconomics, Cambridge University Press. (capítulos selecionados) Cavusgil, S., G. Knight e J. Riesenberger (2012), International Business - The New Realities, Pearson. (capítulos selecionados)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16