Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01409
Acrónimo :
01409
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Mestrado nas áreas das Ciências Sociais e Políticas ou profissionais e decisores qualificados com funções de coordenação ou de execução na área da intervenção Social.

Objetivos Gerais / Objectives


Aprofundar e realizar pesquisas avançadas, compreender os fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos do Serviço Social no quadro das transformações sociais contemporâneas. Fomentar o intercâmbio e o debate científico entre redes de investigação nacionais, internacionais e europeias. Estimular a produção científica e publicação em Serviço Social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A unidade curricular Modelos e Paradigmas de Investigação em Serviço Social tem como objetivos principais proporcionar aos estudantes instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de pesquisa em Serviço Social, tendo em vista a elaboração de um projeto de pesquisa próprio e inovador. Para cumprir estes objetivos o programa está desenhado para fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais de forma a proporcionar conhecimentos sobre: 1) O Serviço Social como disciplina científica no âmbito das Ciências Sociais; 2) Correntes de pensamento na Teoria Social e sua relação com paradigmas de investigação; 3) Modelos de investigação em Serviço Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O Serviço Social como disciplina de conhecimento: percurso histórico, delimitações e relação com as Ciências Sociais. 2. Correntes de pensamento na Teoria Social: a. Debates transversais e delimitadores na Teoria Social: sujeito/estrutura, ordem/conflito, macro/micro. b. Correntes clássicas de pensamento em Teoria Social: o funcionalismo, o estruturalismo, o interacionismo. c. Debates na Teoria Social contemporânea: a teoria da estruturação, o estrutural-construtivismo, a teoria crítica, a teoria da escolha racional, a teoria do ator-rede 3. Da Teoria Social aos paradigmas de investigação: a. O positivismo, o neo-positivismo e o racionalismo b. O interpretativismo, a fenomenologia e o construtivismo c. O realismo crítico, as abordagens anti-opressivas e participativas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objetivos definidos. - Os Objetivos orientam a definição dos conteúdos, iniciando por uma contextualização do objeto da U.C., evoluindo para uma abordagem geral das correntes de pensamento na Teoria Social, que culmina com as implicações para diferentes paradigmas de investigação. Por fim, discutem-se diferentes modelos de investigação em Serviço Social.

Avaliação / Assessment


Processo de aprendizagem participativo e baseado, quer em sessões organizadas pelos doutorandos quer em conferências e/ou seminários de estudos aprofundados em Serviço Social. | A avaliação implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal: - A apresentação sintética em aula da aplicação das matérias abordadas ao trabalho escrito final (20%); - Trabalho escrito final (individual) (80%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Processo de aprendizagem participativo e baseado, quer em sessões organizadas pelos doutorandos quer em conferências e/ou seminários de estudos aprofundados em Serviço Social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Webb, S (2000), "Some consideration on the validity of Evidence-based practice in Social Work" in British Journal of Social Work, 31. Shaw, I (2016), Social Work Science, Columbia University Press, Nova Iorque. Gray, M; J Midgley, e S Webb (org.s) (2012), The Sage Handbook of Social Work, Sage, Londres. Garcia, JL, e H Martins (org.s) (2019), Lições de Sociologia Clássica, Edições 70, Lisboa. Ferreira, J (2011), " Contributos para o debate da epistemologia em Serviço Social" in Trabajo Social Global Revista de investigaciones en intervención social; Vol 2, No 3 (2), Barcelona, pp. 62-77. Creswell, J (2003), Research Design, Sage, Thousand Oaks. Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford University Press, Oxford. Blaikie, N (2000), Designing Social Research, Polity Press, Cambridge. Baert, P, e FC da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, Lisboa

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Amaro, MI (2018), "Conhecimento, acção e investigação em Serviço Social: questões de um campo em construção", pp. 1-26. Wilson, Kate (2008) Social Work, Essex, Pearson Education Limited Whittaker, Andrew Research skills for social work (2010) Mixed Sources,UK VILELAS, José (2009) O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa. Edições Sílabo Shaw, Ian; Gould Nick (2001) Qualitative Research in Social Work, 2nd edition London, Sage Publication RUBIN, Allen, BABBIE, Earl (2008), Research Methods for Social Work. Sixth edition. USA.Ed. Thomson Brocks/Cole. Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Orme, J. e D. Shemmings (2010) Developing Research-Based Social Work practice, Basingstoke: Palgrave Macmillan OLABUÉNAGA, J. (1999), Metodología de la investigación cualitativa, Bilbao, Universid de Duesto Martins, Alcina (1999) Serviço Social e Investigação in Serviço Social Profissão Identidade e Trajectória, Lisboa, São Paulo, Veras Ed. Ian Shaw, Katharine Briar-Lawson; Joan Orme, and Roy Ruckdeschel (org.s) (2010), The Sage Handbook of Social Work Research, Sage, Londres. McLaughlin, Hugh (2012) Understanding social work research , London, Sage ed. Lyons, K. (2000) "The place of research in social work education", British Journal of Social Work education, 30 (4); 433-4 Karsch, Ursula (1988) "A Produção Académica do Assistente Social: alguns pontos de vista sobre a pesquisa, Serviço Social e Sociedade, 28, ano IX, 121-126 Gauthier, Benoît (2003), Investigação Social: da problemática à colheita de dados, Loures, Ed Lusociência. Fortin, Marie F. (1999) O Processo de investigação, Loures, Ed. Lusociência FLICK, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor Dominelli, L. e E, McLeod (1989) Feminist Social Work, Basingstoke, Macmillan Deshaies, Bruno (1992) Metodologia da Investigação em Ciências Humanas. Colecção Epistemologia e Sociedade. Lisboa. Ed. Instituto Piaget Cruz, M B (2004), Teorias Sociológicas - os fundadores e os clássicos, vol. I, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Babbie, Earl,(1989), The Practise of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16