Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01410
Acrónimo :
01410
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Aprofundar e sistematizar o conhecimento da Teoria do Serviço Social nos domínios conceptual, analítico e interpretativo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Problematização das questões teóricas na construção e produção do saber em Serviço Social; - Reflexão aprofundada sobre a Teoria do Serviço Social fundada em perspetivas históricas e contemporâneas; - Reconstrução dos referenciais da Teoria em Serviço Social e sua aplicação no agir profissional do assistente social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Processo de construção da Teoria do Serviço Social: - Conflitualidade interna das ciências sociais e Serviço Social. - Teorização e construção do conhecimento em Serviço Social. - A teoria Social clássica. II. Referenciais teóricos do Serviço Social: - Re - conceituar a teoria e os modelos do Serviço Social no mundo contemporâneo, que integra as dimensões: global, internacional, nacional e regional; - Aprofundamento cientifico (teórico-metodológico) e profissional (instrumental). III. Perspetivas contemporâneas: - Reconfiguração da teoria em Serviço Social na contemporaneidade. - Construção de uma Teoria Integrada em Serviço Social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objetivos definidos. Orientam para a compreensão da construção da teoria em Serviço Social no debate das ciências sociais, pelo que a definição de conteúdos, se inicia pela abordagem da relação ou interação do Serviço Social com a teoria e escolas do pensamento social clássico, enquanto objeto de estudo da Unidade Curricular. Situa o quadro teórico de referência do Serviço Social, a evolução e desenvolvimento das correntes do pensamento Social e reflete os fundamentos e princípios da teoria do Serviço Social no agir profissional. O programa termina com uma análise das perspetivas contemporâneas e a sua influência na (re) construção da Teoria do Serviço Social.

Avaliação / Assessment


- Realização de um paper escrito individual sobre a Epistemologia e Teoria do Serviço Social, baseado em autores de Serviço Social. Apresentação de uma teoria que evidencie: Base epistemológica do Serviço Social; Quadro Teórico do Serviço Social: Teoria; Teoria do Serviço Social; Correntes, Fundamentos e Princípios de Serviço Social; Posicionamento crítico do estudante. Referências bibliográficas - Avaliação periódica = 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição pelo Professor; - Apresentação de aulas pelos doutorandos; - Debate e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos doutorandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracteriza-se por ser mista (exposição e debate), promovendo o recurso à utilização de materiais de arquivo e património documental enquanto suporte para a edificação de um método reflexivo, expresso nos objetivos da Unidade Curricular localizando os fatos históricos, teóricos e científicos enquanto marcos de referência da teoria do Serviço Social associada a uma dimensão participativa do estudante através de pesquisa, análise e tratamento de documentação e bibliografia cientifica no domínio do debate teórico com vista à compreensão da relação teoria e prática, conhecimento e ação, quando aplicada a dimensões do agir profissional.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


HEPWORTH, Dean H. e als). (2010). Direct Social Work Pratice. Theory and Skils. Eighth Edition.USA. Ed. BROOKS/COLE Cengage Learning. ISBN- 13: 978-0-495-60167-8. HEALY, Karen (2001). Trabajo. Social: perspectivas contempráneas, Madrid e Corunha: Ediciones Morata e Fundación Paideia. Davis, Martin (2008) The Blackwell Companion to Social Work. ª edição. Blackwell publishing. USA BROWNING, Gary; Abigail Halcli, e Frank Webster (2000). Understanding Contemporary Society? theories of the present. Londres, Thousand Oaks, Nova Deli: Sage. ADAMS, Robert; DOMINELLI, L. and Payne, Malcolm, (2002). Critical Practice in Social Work, N. York. Ed. Palgrave.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VISCARRET, Juan Jesús (2009). Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. Madrid. Editora Alianza Editorial. TURNER, Bryans S.(ed). (1996). Teoria Social. Tradução: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Lisboa. Ed. DIFEL, Difusão Editorial. Blackwell Publishers, Ltd. TORRE, Ramón Ramos e SELGAS, Fernando Garcia. (1999). Globalización, riesgo, reflexividad. Tres temas de la teoria social contemporânea. Centro de Investigaciones Sociológicas. Madrid. Ed. ACADEMIA. Sen, Amartya (2018) Escolha coletiva e Bem-Estar Social. Edições Almedina. Coimbra Sudbery, John and Whittaker, Andrew (2019) Human Growth and Development An Introduction for Social Workers. 2ª Edition. Routledge Taylor and Francis Group. New York and London. Ferreira, Jorge M. L., y Raya Díez, Esther (2015) "El objeto de estudio en trabajo social: dimensión científica" in Métodos y técnicas de investigación en trabajo social. Caparrós, Neus Civera y Raya Díez Esther (coord). ed. ciclo grupo 5 S.L.U, Espanha (Espanhol) ESPINOSA, Emilio Lamo e IBÁNEZ, José Henrique Rodríguez (1993). Problemas de Teoria Social contemporânea. Centro de Investigaciones Sociológicas. Madrid. Ed. ACADEMIA. Rocha, H. B.; Ferreira, J. (2016); "An Ecosocial model for the sustainability of vulnerable communities" chapter 9 in the book "Ecosocial transformation in society - Research on the contribution of social work and social policy". Matthies & Närhi (eds.) Routledge, (Taylor & Francis Group) London (data de publicação set/2016) Thompson, Neil and Stepney, Paul (2018) Social Work Theory and Methods The Essentials. Routledge Taylor and Francis Group. New York and London RESTREPO, Olga Lúcia Vélez (2003). Reconfigurando el trabajo social. Perspectivas y tendências contemporaneas. Editorial Espacio, 1ª edição. Buenos Aires. LEE, Judith A.B. 2001. The Empowerment Approach to Social Work Practice. Building the Beloved Community. 2ª ed. Nova York. Columbia University Press. FRANS, Douglas J. (1993). A Scale for Measuring Social Worker Empowerment, Research on Social Work Practice, 3, 312. CALVO, Liliana. 2009. Familia, Resiliencia y red Social. Un abordge experiencial en el Trabajo Social com famílias. 1ª ed. Buenos Aires. Argentina.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16