Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01412
Acrónimo :
01412
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


- Aprofundar o conhecimento em Serviço Social sustentado num processo de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Reconhecer as diferentes propostas de modelos e abordagens na relação entre investigação e prática. - Elaborar matrizes de análise e construção de indicadores promotores de uma intervenção informada em Serviço Social. - Produzir e utilizar evidências no desenvolvimento de competências profissionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A construção da intervenção em Serviço Social na contemporaneidade: teoria, investigação e ação. 2. Pensar a relação entre a investigação e a prática -Paradigmas, metodologias e tipologias. 3. A investigação na prática do assistente social: diagnóstico, tomada de decisão e intervenção. 4. O desenvolvimento de competências para uma intervenção informada em Serviço Social.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos incorporam os objectivos propostos na medida em que questionam a intervenção em Serviço Social, equacionam uma reflexão aprofundada sobre a complexidade das práticas do Serviço Social e analisam diferentes níveis da intervenção profissional. Os conteúdos terminam com propostas de inovação promovendo a construção de novas matrizes teórico-metodológicas para a intervenção em Serviço Social.

Avaliação / Assessment


- Exposição pelo Professor; - Debate e reflexão analítica a partir dos temas de investigação dos doutorandos. | - A avaliação é individual, cada doutorando leciona 1 aula = 40% e prepara 1 paper de 3 a 5 páginas a partir de um dos tópicos do programa = 60%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição pelo Professor; - Debate e reflexão analítica a partir dos temas de investigação dos doutorandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tratando-se de uma unidade curricular de Doutoramento a metodologia proposta procura estimular uma reflexão aprofundada no domínio das competências profissionais fundamentada num processo de pesquisa

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Joubert, L.& Webber, M. (2022) The Routledge Handbook of Social Work Practice Research Webber, Martin (2015) Applying research evidence in social work practice, London, Palgrave Taylor, Brian (2017) Decison Making, Assessment and Risk in Social Work, London, Sage Publ. PP 9-26 Shaw, Ian (2018) Research and the social work picture, uk, Policy Press Knott, C. and Terry Scragg (2016) Reflective Practice in Social Work Mclaughlin, Hugh(2011) Understanding Social Work Research, Sage Publ. Healy, Karen (2014), Social Work Theories in Context: Creating Frameworks for Practice, London, Palgrave Macmillan Forte, James A. (2014). An introduction to using theory in social work practice. Routledge Dodd, Sarah-Jane and Epstein, Irwin (2012) Practice-Based Research for Social Workers, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Peláez, A. & Kirwan, G. (2023) The Routledge International Handbook of Digital Social Work Zastrom, Charles H. (2010), The Practice of Social Work. A Comprehensive Worktext, 9th. Edition, USA.Ed. Brooks/Cole, Cengage Learning. Trevithick, Pamela (2012), Social Work Skills and Knowledge, third edition, Berkshire, Open University Press Teater, Barbra (2010), Applying Social Work Theories and Methods, Berkshire, Open University Press Stepney, Paul and Deirdre Ford (eds)(2000), Social Work Models, Methods and Theories, Dorset, Russell House Publishing Orme, J. e D. Shemmings (2010) Developing Research-Based Social Work practice, Basingstoke: Palgrave Macmillan Martins, Alcina (1999) Serviço Social e Investigação in Serviço Social Profissão Identidade e Trajectória, Lisboa, São Paulo, Veras Ed. Lyons, K. (2000) "The place of research in social work education", british Journal of Social Work education, 30 (4); 433-47 Howe, David (2014), The compleat social worker, London, Palgrave Macmillan Groulx, Lionel -Henri (1994) Liens recherche et pratique: les thèses en pratique in "Nouvelles pratiques sociales" vol 7 /nº2 Gray, Mel and Stephen Webb (2013), The New Politics of Social Work, London, palgrave Macmillan Albuquerque, C. & Arcoverde, A. (2017) Serviço Social Contemporâneo, ed. pactor

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23