Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01413
Acrónimo :
01413
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não existem

Objetivos Gerais / Objectives


É objectivo geral deste Unidade de Crédito discutir o modo como surgiram e se desenvolveram as políticas sociais nos países do capitalismo de bem-estar. Este objectivo articula-se com um nível de análise comparativo, sublinhando a diversidade institucional e política dos Estados Providência no contexto europeu, e um outro de natureza dinâmica, explicitando o tipo de constrangimentos e pressões enfrentados pelos Estados Providência e o modo como diferentes países, incluindo Portugal, escolheram trajectórias de ajustamento distintas. Durante a unidade será também dedicada atenção às especificidades da política social europeia e ao modo como esta influencia as políticas sociais dos Estados membros. Neste quadro, discutem-se as tensões e desafios de futuro que enfrentam os Estados Providência.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aquisição de conhecimentos e capacidade reflexiva sobre: 1. As origens e as causas do desenvolvimento dos Estados Providência; 2. Os traços distintivos da política social europeia; 3. A diversidade institucional e política dos Estados Providência; 4. A forma como diferentes países e/ou modelos reformam os seus Estados Providência; 5. As preões e os constrangimentos que enfrentam as políticas sociais .

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Origens e Desenvolvimento do Estado de Bem-Estar; 2. Legitimidade Política e Estado de Bem-Estar; 3. Estado, Sociedade e Mercado na provisão de bem-estar e proteção social; 4. Regimes de bem-estar; 5. A Proteção social em Portugal: Breve História e evolução; 6. Políticas: Pensões de reforma, Saúde, Cuidados continuados, Acidentes de trabalho e doença, Deficiência, Desemprego, Ativação para o mercado de trabalho, Assistência social, Benificios familiares e Serviços de apoio à família, Habitação, Educação; Direitos e Responsabilidades de Proteção; 7. Zonas de Tensão e controvérsias sobre o Estado de Bem Estar; 8. Proteção Social, revolução tecnológica e transformações no trabalho; 9. Sustentabilidade financeira do sistema de proteção social; 10. Globalização, migrações e proteção social; 11. Atitudes, aspirações e preferências dos cidadãos; 12. O Futuro do Welfare State;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa responde aos pontos enunciados nos objectivos da unidade curricular, na medida em que os especifica e organiza com fins pedagógicos.

Avaliação / Assessment


A modalidade de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua, sendo exigida uma assiduidade mínima de 14 horas. A avaliação dos alunos consta da elaboração de um trabalho individual com o máximo de 10 páginas, no qual os estudantes demonstrem a utilidade da Unidade Curricular, no conjunto ou alguns dos temas abordados, para os seus projetos de tese de doutoramento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Baseado no estudo individual da bibliografia recomendada, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas, nas quais se exploram as experiências dos estudantes e se estimula o desenvolvimento de capacidades de reflexão e debate crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Trata-se de uma unidade curricular avançada, essencialmente teórica e que assenta na leitura e discussão da literatura sobre os temas em estudo, quer em contexto de sala de aula, quer individualmente. Com isso se espera que os estudantes desenvolvam os seus conhecimentos e as suas competências no domínio do pensamento crítico.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Calado, Alexandre, Luís Capucha e Pedro Estevão (2019), ?Welfare State Development in Portugal?, Comparative Sociology, 18, pp. 658-686. Arts, Will A. e John Gelissen (2010), ?Models of the Welfare State?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 569-583. Esping-Andersen, Gösta (1990), ?Introduction? e ?The three political economies of the Welfare State?, in The three worlds of welfare Capitalism, Cambridge, polity Press, pp. 1-5 e 9-35. Kuhnle, Stein e Anne Sander (2010), "The Emmergence of the Western Welfare State?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp.61-80. Almeida, João Ferreira de (2013), ?Perspetivas sobre o Estado?, in Desigualdades e perspetivas dos Cidadãos. Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais, pp. 191-214.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Gough, Ian e Göran Therborn (2010), ?The global future of Welfare States?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 703-720. Duane Swank (2010), ?Globalization?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 318-330. Hemerijck, Anton (2013), ?In defense of affordable Social Investment?, in Changing Welfare States, Oxford, Oxford University Press. Moreno, Luís (2019), Robotization and welfare scenarios, Instituto de Política y Bienes Públicos (IPP), CSIC, Working Paper,. 2019.01. Acessível em: digital.csic.es. Stephens, John D. (2010) ?The social rights of citizenship?, in Francis Castles, Stephen Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Christopher Pierson, The Oxford Handbook of the Welfare State, Oxford, Oxford University Press, pp. 511-525.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16