Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objectivo geral desenvolver competências necessárias à elaboração de projectos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado. Especificamente esta UC organiza-se em 3 módulos: 1.O que é um projecto de investigação? 2.Os passos iniciais da construção do projecto: revisão de literatura e construção do argumento; 3.A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a aluno/a que realize com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as diferentes etapas da elaboração de um projecto de investigação; OA2. Delimitar e enquadrar conceptualmente um problema de investigação; OA3. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA4. Redigir um projecto de investigação adequado a uma tese de mestrado em Psicologia; OA5. Reconhecer e aplicar regras éticas de investigação em Psicologia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Etapas e processos na elaboração de um projecto de investigação: - Estrutura e objectivos de um projecto de investigação; - Fases de desenvolvimento de um projecto de investigação; - Orientações normativas para a elaboração de um projecto de investigação. CP2: Elaboração da revisão de literatura: - Características e objectivos da revisão de literatura; - Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; - Planeamento e execução da revisão da literatura; - Organização e redacção da revisão da literatura. CP3: Delineamento da estratégia metodológica: - Em que consiste uma estratégia metodológica: a articulação entre conceptualização e operacionalização; - Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos; - Delineamento do plano de estudo; - Planeamento do processo de análise de dados. - Questões éticas na investigação em Psicologia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro objetivo de aprendizagem (OA1) é que o/a aluno/a conheça as diferentes etapas da elaboração de um projeto de investigação, relacionado com o conteúdo programático (CP1), que detalha cada fase do processo de investigação. OA2 visa a capacidade dos alunos de delimitar e enquadrar conceptualmente um problema de investigação, abordado no CP1 e CP2. Para OA3, que é delinear a estratégia metodológica para responder ao problema de pesquisa, o conteúdo programático correspondente é o CP3, que enfoca metodologias de pesquisa, técnicas de recolha de dados e métodos de análise. OA4 é redigir um projeto de investigação adequado a uma tese de mestrado em Psicologia, integrando conhecimentos dos CP1, CP2 e CP3. Finalmente, OA5 refere-se ao reconhecimento e aplicação das regras éticas de investigação em Psicologia, coberto pelo CP3, que inclui um módulo sobre ética na investigação, abordando questões como consentimento informado e confidencialidade.
Avaliação / Assessment
Esta UC tem um caráter eminentemente prático, cuja modalidade de avaliação segue as diretivas do RGACC 2024 e consiste na realização de uma proposta de projeto de investigação com as seguintes características: Forma e escrita: regras da APA Dimensão: máximo 10 páginas Estrutura: de acordo com as orientações dadas em aula O trabalho deve fornecer uma declaração clara do problema de investigação, uma revisão da literatura, a relação da literatura com o estudo proposto, questões de investigação formais (e hipóteses, se aplicável), uma secção completa de métodos e a análise de dados que se propõe realizar. O trabalho individual conta 100% da nota. A aprovação requer uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. Não existindo exame final, não está prevista a possibilidade de melhoria de nota (RGACC 2024).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem, alinhadas com o modelo pedagógico do Iscte: 1. Componente Expositiva:: Fornecem a base conceptual necessária para compreender as etapas da elaboração de um projeto de investigação. Incluem explicações detalhadas sobre a formulação de perguntas de investigação, metodologias e princípios éticos. 2. Componente Participativa na Aula utilizando modelos pedagógicos como o "Flipped Classroom": Apresentação das ideias de investigação (em forma de “elevator talk” com apoio de recursos digitais). Permite feedback de pares e do docente, bem como discussões aprofundadas sobre temas específicos, facilitando a troca de ideias e conhecimentos. 3. Componente ativa: Trabalho Prático Os alunos aplicam os conhecimentos teóricos da aula, desenvolvendo os seus próprios projetos de investigação. Inclui a redação de um projeto de investigação, incluindo a estratégia metodológica e a proposta de análise de dados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino procuram atingir os objectivos de aprendizagem propostos. Componente expositiva: todos os objectivos de aprendizagem Componente participativa: todos os objectivos de aprendizagem Componente activa: sobretudo OA2, OA3, OA4, OA5 Esta UC é composta por 126 horas de trabalho autónomo. O trabalho autónomo deverá ser gerido e monitorizado autonomamente pelo/a próprio/a aluno/a ao longo do semestre. As leituras e /ou actividades referidas, bem como a sua calendarização devem ser encaradas como meras sugestões para organização do tempo individual de trabalho. A duração prevista para cada uma das actividades é uma estimativa aproximada do nº médio de horas que deverão ser investidas na realização das actividades propostas. Quando são propostas horas de leitura sobre temas específicos, recomenda-se que o/as aluno/as recorram às referências específicas de cada uma das aulas correspondentes a tais temáticas. Leituras sobre CP 1: Etapas e Processos na elaboração de um PI (4h); Pesquisa e leitura para definição de área de investigação para o PI (6h) Leituras sobre CP 2: Elaboração da revisão de literatura (4h); Pesquisa e leitura de textos para delimitar tópico de investigação para o PI (51h) Apresentação e enquadramento teórico de problema de investigação (elevator talk) (9h) Leituras sobre CP 3: Pesquisa e leitura de textos para delinear estratégia metodológica do PI (20h) Escrita de Estratégia metodológica do PI (10h) Escrita final do PI (22h).
Observações / Observations
Feedback formativo e individual durante o semestre.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th Edition.).Washington, DC. Bell, J. (2014). Doing Your Research Project: A Guide for First-time Researchers in Education, Health and Social Science (6th ed.). Berkshire: Open University press. Breakwell, G., Wright, D. M., & Barnett, J. (2020). Research Methods in Psychology. (5th ed.) Sage Publications. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/research-methods-in-psychology/book257083 McBride, D. M. (2023). The Process of Research in Psychology (5th Edition.) Sage. Ridley, D. (2012). The Literature Review: A step-by-step Guide for Students (2nd Edition). London: Sage. Sternberg, R.J., & Sternberg, K. (2010). The Psychologist's Companion: a Guide to Writing Scientific Papers for Students and Researchers. NY: Cambridge University Press Walliman, N. (2020). Your research project: a step-by-step guide for the first time researcher (4th Edition). Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Beech, J. R. (2009) How to write in psychology: a student guide. Wiley Blackwell. Bell, P. & P.J. Staines (2001) Evaluating, doing and writing research in psychology: a step-by-step guide for students. Sage. Rosnow, R., L., & Rosnow, M. (2006). Writing Papers in Psychology: a Student Guide to Research Reports, Literature Reviews, Proposals, Posters and Handouts (7ª ed.). Belmont: Thompson. Wood, C.P., Giles, D. & Percy, C. (2012) Your psychology project handbook: becoming a researcher. 2nd ed. Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23