Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01471
Acrónimo :
01471
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objectivo geral desenvolver competências necessárias à elaboração de projectos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado. Especificamente esta UC organiza-se em 3 módulos: 1.O que é um projecto de investigação? 2.Os passos iniciais da construção do projecto: revisão de literatura e construção do argumento; 3.A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno/a que realize com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as diferentes etapas da elaboração de um projecto de investigação; OA2. Delimitar e enquadrar conceptualmente um problema de investigação; OA3. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA4. Redigir um projecto de investigação adequado a uma tese de mestrado em Psicologia; OA5. Reconhecer e aplicar regras éticas de investigação em Psicologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Etapas e processos na elaboração de um projecto de investigação: - Estrutura e objectivos de um projecto de investigação; - Fases de desenvolvimento de um projecto de investigação; - Orientações normativas para a elaboração de um projecto de investigação. CP2: Elaboração da revisão de literatura: - Características e objectivos da revisão de literatura; - Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; - Planeamento e execução da revisão da literatura; - Organização e redacção da revisão da literatura. CP3: Delineamento da estratégia metodológica: - Em que consiste uma estratégia metodológica: a articulação entre conceptualização e operacionalização; - Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos; - Delineamento do plano de estudo; - Planeamento do processo de análise de dados. - Questões éticas na investigação em Psicologia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) são expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP3 OA4: CP1, CP2, CP3 OA5: CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação é exclusivamente periódica e consiste na realização de um projecto de investigação de tese de mestrado: - Forma e escrita: regras da APA - Dimensão: máx 10 páginas (com referências) - Estrutura: de acordo com as orientações dadas em aula O método de avaliação é semelhante em qualquer das épocas de avaliação. A aprovação requer uma classificação igual ou superior a 9.5 valores. Não existindo Exame Final, não está prevista a possibilidade de melhoria de nota (REACC ESCH).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: o componente expositiva, para apresentação dos conceitos básicos de cada um dos temas abordados o componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos e análise de casos o componente activa, através da realização do trabalho individual para avaliação final Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas bem como os respectivos sumários.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular corresponde a 6 ECTS (150 horas) das quais 24 horas teórico-práticas de contacto docente/aluno/a e 1 hora de orientação tutorial por semana (horário a combinar com as docentes). As restantes horas serão cumpridas pelo trabalho autónomo dos alunos. As metodologias de ensino procuram atingir os objectivos de aprendizagem propostos. Componente expositiva: todos os objectivos de aprendizagem Componente participativa: todos os objectivos de aprendizagem Componente activa: sobretudo OA2, OA3, OA4, OA5 Esta UC é composta por 126 horas de trabalho autónomo. O trabalho autónomo deverá ser gerido e monitorizado autonomamente pelo/a próprio/a aluno/a ao longo do semestre. As leituras e /ou actividades referidas, bem como a sua calendarização devem ser encaradas como meras sugestões para organização do tempo individual de trabalho. A duração prevista para cada uma das actividades é uma estimativa aproximada do nº médio de horas que deverão ser investidas na realização das actividades propostas. Quando são propostas horas de leitura sobre temas específicos, recomenda-se que o/as aluno/as recorram às referências específicas de cada uma das aulas correspondentes a tais temáticas. Leituras sobre CP 1: Etapas e Processos na elaboração de um PI (4h); Pesquisa e leitura para definição de área de investigação para o PI (6h) Leituras sobre CP 2: Elaboração da revisão de literatura (4h); Pesquisa e leitura de textos para delimitar tópico de investigação para o PI (51h) Escrita de primeiro draft de apresentação e enquadramento teórico de problema de investigação (two-pager) (9h) Leituras sobre CP 3: Delineamento da Estratégia metodológica (7h); Pesquisa e leitura de textos para delinear estratégia metodológica do PI (20h) Escrita de Estratégia metodológica do PI (10h) Escrita final do PI (22h)

Observações / Observations


Os períodos de atendimento são combinados directamente com as docentes e sujeitos a marcação prévia.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Walliman, N. (2005). Your research project: a step-by-step guide for the first time researcher (2nd Ed.). London. SAGE. Sternberg, R.J., & Sternberg, K. (2010). The Psychologist's Companion: a Guide to Writing Scientific Papers for Students and Researchers. NY: Cambridge University Press McBride, D. M. (2016). The Process of Research in Psychology (4th Edition.) Sage Publishing. Ridley, D. (2008). The Literature Review: A step-by-step Guide for Students. London: Sage. Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing Successful Science Proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research Methods in Psychology. London: SAGE. Bell, J. (2008). Doing Your Research Project: A Guide for First-time Researchers in Education, Health and Social Science (4ª ed.). Berkshire: Open University press. American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th Edition.).Washington, DC.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weisner, T. S. (2005, ed.). Discovering Successful Pathways in Children's Development: Mixed Methods in the Study of Childhood and Family Life. Chicago: The University of Chicago Press Swetnam, D. (2000). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work. Oxford: How to books. Ruane, J. M. (2005). Essentials of Research Methods: a Guide to Social Science Research. Maiden: Blackwell Publishing. Rosnow, R., L., & Rosnow, M. (2006). Writing Papers in Psychology: a Student Guide to Research Reports, Literature Reviews, Proposals, Posters and Handouts (7ª ed.). Belmont: Thompson. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research Methods in Social Relations (6ª Ed.). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers. Howard, K., & Sharp, J. (1989). The Management of a Student Research Project. Aldershot: Gower Hall, C. (1998). Doing a Literature Review: Releasing the Social Science Research. London: Sage. Fisher, C. (2007). Researching and Writing a Dissertation: A Guidebook for Business Students (2ª ed.). Essex: Prentice Hall. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for psychological bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16