Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
UC exclusiva para estudantes do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar e acompanhar os estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do Mestrado em Psicologia Social da Saúde. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências relacionadas com a prática profissional e/ou a investigação nas áreas científicas deste mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Contactar com instituições que possam conceder estágios profissionalizantes. OA2. Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio. OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações suscitadas no estágio. OA4. Utilizar instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos. OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no local de estágio. OA6. Manter sempre, no local de estágio, uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa. OA7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio. OA8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão OA9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio. OA10.Elaborar um relatório no termo do estágio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Com efeito, mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos, é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objectivo final de conclusão do estágio. Desta forma, a disciplina assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, quer individualmente quer em grupo. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se que algumas das matérias constantes da disciplina compreendem, mas não esgotam, as seguintes: CP1. Delineamento e concetualização do plano de estágio CP2: Ética e deontologia na prática profissional CP3: Comunicação e gestão de conflitos CP4: Intervenção e tomada de decisão em contexto multidisciplinar. CP5: Processos de avaliação/intervenção psicossociais baseados em evidência CP6: Elaboração de relatório de estágio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A aprendizagem ativa sobre ética e deontologia profissional (CP2), comunicação e gestão de conflitos (CP3) e tomada de decisões em contextos multidisciplinares (CP4) facilitará o contacto com potenciais locais de estágio (OA1), a manutenção de uma postura pessoal e profissional digna e ética (OA6, OA7, OA8). A aprendizagem sobre delineamento de planos de estágio (CP1) permitirá a colaboração ativa dos estudantes na definição dos mesmos (OA2). A aplicação de conteúdos sobre avaliação e intervenção psicossocial (CP5) permitirá a identificação de problemas e a aplicação de teorias e métodos para os resolver em contexto (OA3, OA4). A elaboração de um relatório final de estágio (CP6) contribuirá para a análise e reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas (OA9) e sua apresentação escrita (OA10).
Avaliação / Assessment
Avaliação dos locais de estágio: No final de cada ano letivo deverá ser efectuada uma avaliação do local de estágio, tendo em conta os objetivos pedagógicos definidos por cada orientador interno e a avaliação feita pelo/a estudante.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
É uma metodologia predominantemente participativa e ativa, através da qual o/a estudante deverá conseguir aplicar os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos à resolução de problemas práticos que surgem no dia-a-dia da instituição de acolhimento. Implica ainda a apresentação e discussão pelo/a estudante do processo de trabalho desenvolvido (autonomamente e na instituição) nos Seminários de Estágio e no seu acompanhamento e orientação regular por parte dos docentes da UC. O trabalho autónomo refletirá, sobretudo, um processo de aprendizagem através da resolução de problemas (problem-based learning).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre cada metodologia de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA) é realizado da seguinte forma: 1. Participativa: discussão de tópicos e realização de exercícios de reflexão e partilha de experiências pessoais de estágio quer em pequenos grupos, nos seminários de estágio, quer com o orientador interno, nas sessões de supervisão - OA 3, 5 a 10. 2. Ativas: resolução dos problemas práticos inerentes às atividades quotidianas da instituição de acolhimento de forma autónoma - OA1 a OA9 3. Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica, leituras e escrita de relatório de estágio - OA2, 4, 9 e 10. Esta UC assume que o/a estudante deverá completar no mínimo 350h de trabalho autónomo no seu local de estágio. Complementarmente, a frequência da UC subentende ainda 16 horas de contacto que correspondem a reuniões e apresentação do trabalho em pequenos grupos nos seminários de Estágio. Espera-se que as restantes 84h sejam distribuídas pelo contacto regular com o orientador interno, pesquisas e leituras recomendadas e a realização de um relatório final. O relatório de estágio deverá ter um limite máximo de 50 páginas, em formato A4. Para o/as estudantes da via profissional o relatório deve integrar os seguintes aspetos: a) Apresentação da instituição (história, atividade, contexto e estrutura); b) Descrição do Sector/Serviço/Departamento onde o estágio se realizou; c) Descrição das atividades desenvolvidas; d) Balanço crítico, e teoricamente fundamentado, do estágio. Os vários pontos definidos anteriormente devem ser devidamente enquadrados e discutidos à luz da literatura relevante. Para o/as estudantes da via de investigação o relatório deve, preferencialmente, assumir o formato de um artigo científico.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Smith, M. (2010). Handbook of Program Evaluation for Social Work and Health Professionals. New York: Oxford University Press Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Frederick, S.H., & king, M. (2019). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (5ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole. Bartholemew Eldredge et al. (2016). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (4ª Ed.). New York: John Wiley & Sons Inc. A.P.A. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington: American Psychological Association. A.P.A. (2024). Publication Manual of the American Psychological Association (7ª Ed.).Washington: A.P.A.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
McKenzie, J.F., Neiger, B.L., Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th edition). Benjamin Cummings LeCroy, C., & Mann, J. (2008). Handbook of Prevention and Intervention Programs for Adolescent Girls. New York: John Wiley and Sons Ltd. Joyce-Moniz, L., & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde: desenvolvimento e intervenção. Porto: Asa. Holden, D., & Zimmerman, M. (2009). A practical guide to program evaluation planning: Theory and case examples. London: SAGE. Harris, M.J. (2010). Evaluating Public and Community Health Programs. San Francisco: Jossey-Bass. Fertman C. I., Allensworth D. D. (2010). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. New York: Society for Public Health Education. San Francisco: Jossey-Bas DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research. (2nd edn). San Francisco: Jossey-Bass.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-17