Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular tem como pré-requisito o domínio da língua inglesa, nomeadamente ao nível da leitura de textos.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo geral promover a aquisição de conhecimentos e de competências de investigação. Designadamente acerca do processo de investigação e do planeamento de um estudo de investigação, bem como de competências éticas aplicadas à realização da investigação, de redação de projetos e relatórios de investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do semestre os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1: Planear as várias etapas do processo de investigação; OA2: Saber redigir uma questão de investigação e hipóteses para um determinado projeto de investigação. OA3: Elaborar uma revisão da evidência empírica que auxilie na formulação da questão de investigação e hipóteses. OA4: Operacionalizar as variáveis/constructos em estudo. OA5: Distinguir diferentes tipos de metodologias e métodos de recolha de dados. OA6: Avaliar a qualidade investigação, ao nível dos diferentes tipos de validade. OA7: Redigir um projeto de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Planeamento de um projeto de investigação 1.1. O processo de investigação 1.2. Tipo de literatura, fontes de informação e indicadores bibliométricos. 1.3. Ética na Investigação. 1.4. O problema de investigação. 1.5. A questão de investigação. 1.6. Formulação de hipóteses. 1.7. Opções metodológicas 1.8. Variáveis: operacionalização e manipulação de conceitos 1.9. Análise da qualidade da investigação CP2: Redação de projetos e relatórios de investigação 2.1. Normas de escrita na investigação. 2.2. Secções formais de um projeto e relatório de investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. Os objetivos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 vão ser concretizados pelos conteúdos programáticos 1. Nestes conteúdos programáticos os/as estudantes tomarão contacto com as diferentes fases do processo de investigação aprendendo sobre diferentes tipos de questões de investigação e respetivas implicações com as opções metodológicas (operacionalização e mensuração de variáveis). Também nestes conteúdos a revisão de literatura será apontado com uma das principais fontes de formulação de questão de investigação e hipóteses. A par da aquisição destes conhecimentos terão a oportunidade de refletir sobre os princípios éticos e sua aplicação à investigação, no que diz respeito à integridade e validade científica de um estudo e da forma de tratamento de participantes. O objetivo 7 será concretizado pelo conteúdo 2, onde desenvolverão competências de elaboração de um projeto de investigação.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um trabalho prático de grupo que consiste na elaboração de um projeto de investigação escrito (25%), ii) a apresentação oral do trabalho (15%); e iii) teste individual escrito (60%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores). A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC integra metodologias expositivas (e.g. definição de conceitos), assim como participativas e ativas (e.g. exercícios práticos em contexto de aula). Em todas as aulas estão previstas uma parte inicial de introdução a conceitos e uma segunda parte destinada ao trabalho autónomo (individual e/ou em grupo) com apoio tutorial da docente. A conjugação de metodologias expositivas e ativas permitirão a sedimentação de conhecimentos através da sua aplicação a exemplos concretos e permitirão o desenvolvimento de competências de investigação ética. Também está previsto trabalho autónomo fora do contexto da aula para preparação do trabalho de grupos que compões a avaliação periódica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os alunos são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação periódica, uma vez que se considera que o envolvimento nas várias etapas do processo de investigação inerentes à realização do trabalho proposto permite de modo mais sistemático aferir se os OAs foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Em termos gerais, quer as aulas quer o trabalho autónomo encontram-se alinhados com todos os OA (conhecimento, atitudes e competências). Mais especificamente, o desenvolvimento de um projeto de investigação, o recurso a ferramentas de análise de dados em função do tipo de análise e a preparação de uma base de dados, encontra-se alinhada com os OAs Para que exista uma adequação entre o solicitado e a sua realização, os alunos são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com os(as) docentes da UC durante as aulas, assim como nos tempos de tutoria disponibilizados (OT).
Observações / Observations
A unidade curricular inclui horário de atendimento, a agendar previamente por email com a docente. Ao longo do semestre vão sendo disponibilizadas referências bibliográficas complementares.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association. Arriaga, P. & Sales, C. (2016). Como Planear a Investigação? In Garrido & Prada, Manual de competências académicas (pp. 199-233). Lisboa: Sílabo. Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. LeBel, E. et al. (2018). A unified framework to quantify the credibility of scientific findings. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 1(3), 389-402. McBride, D. M. (2020). The process of research in psychology (4th ed). Sage. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
All European Academies. (2017). The European code of conduct for research integrity. (Rev. ed.). Berlin, Germany: ALLEA. Belter, C. W. (2015). Bibliometric indicators: opportunities and limits. Journal of the Medical Library Association: JMLA, 103(4), 219-221. Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford: Oxford University Press. Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival skills for thesis and dissertation candidates. Springer International Publishing. Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91-108. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Grant, S., Mayo-Wilson, E., Melendez-Torres, G., & Montgomery, P. (2013). Reporting quality of social and psychological intervention trials: A systematic review of reporting guidelines and trial publications. PLoS One, 8(5), e65442. Helgesson, G., & Eriksson, S. (2019). Authorship order. Learned Publishing, 32(2), 106-112. Marôco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics (7ª ed.). Lisboa: ReportNumber. Nosek, B. A. et al. (2018). The preregistration revolution. Proceed of the Nat Acad of Sciences, 115(11), 2600-2606. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Petursdottir, A. I., & Carr, J. E. (2018). Applying the taxonomy of validity threats from mainstream research design to single-case experiments in applied behavior analysis. Behavior Analysis in Practice, 11(3), 228-240.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23