Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa.
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta Unidade Curricular (UC) pretende-se desenvolver competências de planeamento, realização e redacção de investigação. A UC tem também como objectivo geral o treino da avaliação crítica da qualidade da investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Planear as várias etapas do processo de investigação; OA2: Distinguir diferentes tipos de metodologias; OA3: Utilizar ferramentas para a análise de dados; OA4: Redigir um projeto de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa está organizado nos seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1: Planeamento de um projeto de investigação - O processo de investigação - Tipo de literatura, fontes de informação e indicadores bibliométricos - Ética na Investigação - O problema de investigação e sua importância - Opções metodológicas e formulação de hipóteses; - Variáveis: operacionalização e manipulação de conceitos - Análise da qualidade da investigação CP2: Redação de projetos e relatórios de investigação - Normas de escrita na investigação - Secções formais de um projeto e relatório de investigação CP3: Introdução à análise de dados: - Utilização de ferramentas na análise de dados - Criação, introdução de dados e codificação de variáveis
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Cada objectivo da aprendizagem (OA) referido anteriormente está concretizado num dado conteúdo programático (CP), a saber: OA1-CP1, CP2 OA2-CP1, CP2 OA3-CP3 OA4-CP1, CP2, CP3
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica ou final: Avaliação periódica (apenas 1º época): - Trabalho escrito de grupo (60%) [inclui projeto de investigação + protocolo de investigação + formulário para comissão ética] - Apresentação oral do trabalho de grupo (10%) - Exame individual (30%). Avaliação final (100%): Exame individual. Mínimo 8.5 valores em cada critério da avaliação (avaliação periódica) e mínimo de média final para concluir a UC: 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas metodologias diversificadas que visam promover a capacidade de aprendizagem autónoma, contínua e orientada para a concretização dos OAs referidos. As aulas incluem uma componente expositiva, metodologias participativas de discussão em pequenos grupos, e uma componente prática durante a qual são realizados e discutidos exercícios com vista à aplicação dos conceitos abordados. Na plataforma de e-learning são disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os alunos são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação periódica, uma vez que se considera que o envolvimento nas várias etapas do processo de investigação inerentes à realização do trabalho proposto permite de modo mais sistemático aferir se os OAs foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Em termos gerais, quer as aulas quer o trabalho autónomo encontram-se alinhados com todos os OA (conhecimento, atitudes e competências). Mais especificamente, o desenvolvimento de um projeto de investigação, o recurso a ferramentas de análise de dados em função do tipo de análise e a preparação de uma base de dados, encontra-se alinhada com os OAs Para que exista uma adequação entre o solicitado e a sua realização, os alunos são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com os(as) docentes da UC durante as aulas, assim como nos tempos de tutoria disponibilizados (OT).
Observações / Observations
É importante a marcação prévia de atendimento por e-mail (patricia.arriaga@iscte-iul.pt)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Reis, R. T., & Judd, C. M. (Eds.). (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge: Cambridge University Press. - Conselho da União Europeia (2016). Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (2016/679). Jornal Oficial da União Europeia. - LeBel, E. et al. (2018). A unified framework to quantify the credibility of scientific findings. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 1(3), 389-402. - McLeroy et al. (2016). Scientific reporting: Raising the standards. Health Educ & Beh, 43(5), 501-508. - Arriaga, P. & Sales, C. (2016). Como Planear a Investigação? In Garrido & Prada, Manual de competências académicas (pp. 199-233). Lisboa: Sílabo. - APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Petursdottir, A. I., & Carr, J. E. (2018). Applying the taxonomy of validity threats from mainstream research design to single-case experiments in applied behavior analysis. Behavior Analysis in Practice, 11(3), 228-240. - Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. - Nosek, B. A. et al. (2018). The preregistration revolution. Proceed of the Nat Acad of Sciences, 115(11), 2600-2606. - Marôco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics (7ª ed.). Lisboa: ReportNumber. - Helgesson, G., & Eriksson, S. (2019). Authorship order. Learned Publishing, 32(2), 106-112. - Grant, S., Mayo-Wilson, E., Melendez-Torres, G., & Montgomery, P. (2013). Reporting quality of social and psychological intervention trials: A systematic review of reporting guidelines and trial publications. PLoS One, 8(5), e65442. - Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91-108. - Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. - Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival skills for thesis and dissertation candidates. Springer International Publishing. - Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford: Oxford University Press. - Belter, C. W. (2015). Bibliometric indicators: opportunities and limits. Journal of the Medical Library Association: JMLA, 103(4), 219-221. - All European Academies. (2017). The European code of conduct for research integrity. (Rev. ed.). Berlin, Germany: ALLEA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16