Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01551
Acrónimo :
01551
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
1.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
7.5h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.5h/sem
Trabalho Autónomo :
17.5
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade visa fornecer aos alunos(as)competências necessárias para compreenderem a importância de saber redigir relatórios técnicos claros, organizados e precisos; e estabelecerem parâmetros para a apresentação de análises de informação complexa de forma adequada para leitores sem formação técnica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: OA1 - Ser capaz de distinguir os diferentes tipos de relatórios; OA2 - Antever a estruturação das diferentes secções de um relatório; OA3 - Classificar e obter informação precisa para inserir no relatório; OA4 - Sintetizar eficazmente ideias e conclusões; OA5 - Parafrasear e citar correctamente; OA6 - Utilizar modos eficazes de apresentação gráfica de estatísticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Tópicos: T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos . T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico. T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza. T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro. T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente. T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica). T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos. -Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências. T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com o programa do seguinte modo: OA 1 - T1 OA 2 - T2 OA 3 - T3 OA 4 - T4, T5, T6 e T7 OA 5 - T7 OA 6 - T8

Avaliação / Assessment


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula. | 1-Avaliação continua (b-learning) Presença mínima a 2/3 das aulas presenciais Realização com sucesso do curso online (obrigatório) Participação e exercícios autónomos 30% Elaboração de um relatório técnico 70% 2-Avaliação continua (Presencial) Presença mínima a 2/3 das aulas Participação e exercícios autónomos 30% Elaboração de um relatório técnico 70% 3 Avaliação periódica e final Elaboração de um relatório técnico 100% Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com a Metodologia de Ensino do seguinte modo: i) expositiva, para apresentação d e literatura de referência sobre as tematícas: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA iii) activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA 2, 3, 4, 5, e 6 iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA v) interativa, através da modalidade blended-learning e apoio online: Todos os OA

Observações / Observations


Curso online disponível na Plataforma Online Learning disponível em: https://online-learning.iscte-iul.pt/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc. Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's. Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited. Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books. Blanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME. Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença. Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote. Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo. Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education. Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press. Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education. Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação. Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop. Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press. Bentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16