Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os alunos dos conhecimentos base da gestão e da negociação com stakeholders.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender os conceitos de stakeholders, e de negociação no contexto organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente na gestão de stakeholders; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Saber como gerir e negociar com stakeholders numa perspetiva win-win
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Stakeholders e Negociação: principais conceitos e questões 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem Estratégica para a gestão e negociação de stakeholders 4. Principais passos Negociais win-win.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA 1 – 1 OA 2 – 2 OA 3 – 3 e 4 OA4 – 3 e 4
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua - alunos terão de ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas e serão avaliados: 1. Exame: Peso na classificação final: 50% 2. Trabalhos de grupo: Peso na classificação final : 50% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência – Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Leituras disponibilizadas e slides das aulas - Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Grupo Leya
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Cialdini (2016). Pre-Suasion: A Revolutionary Way to Influence and Persuade. Simon & Schuster - Thompson, L. (2014). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition. Pearson - Lewicki, Saunders & Barry (2014). Negotiation. McGraw-Hill - Brett, J., and Thompson L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes. 136, pp. 68-79.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16