Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01625
Acrónimo :
01625
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos dos conhecimentos base da gestão e da negociação com stakeholders.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os conceitos de stakeholders, e de negociação no contexto organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente na gestão de stakeholders; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Saber como gerir e negociar com stakeholders numa perspetiva win-win

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Stakeholders e Negociação: principais conceitos e questões 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem Estratégica para a gestão e negociação de stakeholders 4. Principais passos Negociais win-win.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1 – 1 OA 2 – 2 OA 3 – 3 e 4 OA4 – 3 e 4

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua - alunos terão de ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas e serão avaliados: 1. Exame: Peso na classificação final: 50% 2. Trabalhos de grupo: Peso na classificação final : 50% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência – Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Leituras disponibilizadas e slides das aulas - Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Grupo Leya

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Cialdini (2016). Pre-Suasion: A Revolutionary Way to Influence and Persuade. Simon & Schuster - Thompson, L. (2014). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition. Pearson - Lewicki, Saunders & Barry (2014). Negotiation. McGraw-Hill - Brett, J., and Thompson L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes. 136, pp. 68-79.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16