Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01625
Acrónimo :
01625
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender e resolver situações de negociação e gestão de conflitos em contextos organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os conceitos de negociação e gestão de conflitos nos contextos intra-organizacional e inter-organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Identificar e utilizar técnicas e tácticas negociais 5. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspectiva win-win

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Negociação: principais questões e conceitos; 2. Elementos chave da negociação 3. A gestão do dilema negocial de conquista de valor versus criação de valor 4. Abordagens estratégicas à Negociação: win-win, win-lose e lose-lose 5. Preparação; Relação, Processo 6. Interesses, Opções, Legitimidade 7. Influência e Táticas de Negociação 8. Compromissos e Alternativas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 OA2 - Pontos do programa: 2 OA3 - Pontos do programa: 3 OA4 - Pontos do programa: 7 OA5 - Todos

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação consiste em: a) Um trabalho de grupo (máximo de 6 elementos), com ponderação de 50% na nota final. b) Um exame final com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 10 valores; Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores e cumprirem os requisitos de assiduidade.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2. a OA4. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA3 a OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Leituras disponibilizadas e slides das aulas - Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Grupo Leya

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Cialdini (2016). Pre-Suasion: A Revolutionary Way to Influence and Persuade. Simon & Schuster - Thompson, L. (2014). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition. Pearson - Lewicki, Saunders & Barry (2014). Negotiation. McGraw-Hill - Brett, J., and Thompson L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes. 136, pp. 68-79.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16