Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender e resolver situações de negociação e gestão de conflitos em contextos organizacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender os conceitos de negociação e gestão de conflitos nos contextos intra-organizacional e inter-organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Identificar e utilizar técnicas e tácticas negociais 5. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspectiva win-win
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Negociação: principais questões e conceitos; 2. Elementos chave da negociação 3. A gestão do dilema negocial de conquista de valor versus criação de valor 4. Abordagens estratégicas à Negociação: win-win, win-lose e lose-lose 5. Preparação; Relação, Processo 6. Interesses, Opções, Legitimidade 7. Influência e Táticas de Negociação 8. Compromissos e Alternativas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 OA2 - Pontos do programa: 2 OA3 - Pontos do programa: 3 OA4 - Pontos do programa: 7 OA5 - Todos
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação consiste em: a) Um trabalho de grupo (máximo de 6 elementos), com ponderação de 50% na nota final. b) Um exame final com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 10 valores; Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores e cumprirem os requisitos de assiduidade.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2. a OA4. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA3 a OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Todos
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Leituras disponibilizadas e slides das aulas - Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Grupo Leya
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Cialdini (2016). Pre-Suasion: A Revolutionary Way to Influence and Persuade. Simon & Schuster - Thompson, L. (2014). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition. Pearson - Lewicki, Saunders & Barry (2014). Negotiation. McGraw-Hill - Brett, J., and Thompson L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes. 136, pp. 68-79.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16