Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01626
Acrónimo :
01626
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Pessoas, suas possíveis aplicações e articulação com a Gestão Estratégica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Integrar a Gestão de Pessoas (GEP)no contexto da estratégia da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização; OA2. Identificar os principais fatores críticos de mudança nas organizações; OA3. Caracterizar as principais práticas da Gestão de Pessoas; OA4. Relacionar a importância da Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) com a performance organizacional; OA5. Analisar criticamente casos práticos de GEP.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Os papéis da GEP: de administrador de pessoal a parceiro estratégico P2. Determinantes críticas do contexto organizacional: 2.1. Relações de poder 2.2. Cultura e identidade organizacional 2.3. Liderança e implicação organizacional 2.4. Estrutura organizacional P3. A Gestão Estratégica de Pessoas 3.1. Recrutamento, seleção e employer branding 3.2. Formação e desenvolvimento 3.3. Gestão e Avaliação de Desempenho 3.4. Recompensas e Mobilidade 3.5. Comunicação organizacional 3.6. Outras dinâmicas emergentes P4. A articulação entre a estratégia empresarial e GEP P5. Estudo de Caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


De forma a que os estudantes possam efetuar a integração entre a Gestão Geral e a Gestão de Pessoas (OA1, OA2, OA4 e OA5) serão expostos a principais características da Gestão de Pessoas, as suas tendências de evolução e a sua integração na estratégia das empresas (P1, P2, P4 e P5). Para que os estudantes possam desenvolver uma capacidade de análise das políticas de Gestão de Pessoas e das suas possibilidades de implementação (OA3, OA4, OA5), serão expostas as principais políticas de Gestão de Estratégica de Pessoas (P3 e P4).

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por: - Resolução de um caso (trabalho de grupo) (30%) - Exame (70%) A avaliação final respeitará as condições vigentes no Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos dos Mestrados Executivos da Escola de Gestão do Iscte. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências de diagnóstico genérico das políticas de gestão de pessoas e de as articular com as principais políticas de Gestão recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios; 4. Trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os alunos possam efetuar a integração entre a Gestão Geral e a Gestão Estratégica de Pessoas (OA1, OA2, OA4 e OA5) serão discutidos criticamente os desenvolvimentos ocorridos nas perspetivas de GEP e algumas das suas possibilidades de integração com a Gestão Geral. Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise das políticas de GP e das suas possibilidades de implementação (OA3), serão apresentados casos práticos e propostos exercícios para resolução. Será ainda dado particular relevo à utilização de referências teóricas de forma a que a discussão crítica ultrapasse o nível de senso comum e permita uma integração, ainda que rudimentar, de conceitos e correntes teóricas com aspetos práticos. No final da UC é proposta a resolução coletiva de um caso prático de forma a permitir a definição básica de políticas de Gestão de Pessoas.

Observações / Observations


Trabalho de grupo: Metodologia baseada no estudo de caso. Numa primeira abordagem é apresentada a temática em estudo. Em seguida os alunos vão realizar uma pesquisa teórica da temática em estudo. Por fim, os alunos vão realizar um trabalho de campo que consiste na elaboração de um relatório descritivo de uma situação prática exemplificativa da temática em estudo. Neste relatório deverá haver uma integração teoria/prática

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH. - Dessler, G. (2012). Human Resource Management. New York: Hardcover. - Bamberger, P. & Meshoulam, I. (2014). Human Resources Strategy: Formulation, implementation and impact. Thousand Oaks, California: Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Birmingham: Springer - Tyson, S. e York, A. (2006) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier - Noe, R. A., Hollenbeck, J. R., Gerhart, B., & Wright, P. M. (2005). Human Resource Management: gaining a Competitive Advantage. New York: McGraw-Hill International Edition; - Hofstede, G. (1991). Cultures and Organizations Software of the mind. Intercultural Corporation and its Importance for Survival, McGraw-Hill International (UK) Limited - Hackman, J., Lawler III, Porter, L. (1993). Perspectives on behaviour in organizations. New York: McGraw-Hill. - Gomes, J, Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C. e Marques, C. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16