Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Experimentar as potencialidades da globalização e as suas limitações a partir da leitura de textos e abordagens que privilegiam a multidiversidade de contextos, geografias e atores. Capacitar os estudantes para refletirem sobre a justiça social e os direitos humanos e fomentar a sua tomada de ação e envolvimento cívico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes deverão: 1. Desenvolver e exercitar competências de comunicação e atenção respeitosa entre diversas culturas através de mundos linguísticos diferentes. 2. Explorar e compreender o seu lugar e influência potencial num mundo em transformação. 3. Determinar e avaliar relações entre sociedades, comunidades, instituições e sistemas em termos de reciprocidade ? não necessariamente simétrica ? e custos benefícios disso. 4. Desenvolver uma perspectiva de observação sobre a globalização, justiça social e Direitos humanos através da apreciação de situações que suportem reflexão, aprendizagem com vista à acção informada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução geral à temática 1.1. Teorias da modernidade e Globalização 1.2. Globalização e neoliberalismo 1.3. Agentes da globalização: estado-nação, empresas e organizações 2. Justiça Social 2.1. Justiça Social e a abordagem da capacitação 2.2. Justiça Social e vulnerabilidades 3. Direitos Humanos 3.1. Direitos Humanos Transnacionais 3.2. O papel das organizações e das agências regionais à escala global 3.3. Estratégias de efetivação de direitos humanos por movimentos organizados: exemplos de movimentos feministas, LGBTIQA+, trabalhistas, indígenas, ambientais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Sendo uma cadeira de índole transdisciplinar, entre o Direito e a Sociologia, centra-se em temáticas específicas como forma de mostrar a relevância do pensamento e trabalho interdisciplinar. Primeiro partindo do paradigma normativo, depois do paradigma social e finalmente da sua mistura, digamos assim, no quadro dos movimentos de direitos humanos no mundo.
Avaliação / Assessment
Actividades de ensino-aprendizagem desenrolam-se entre aulas teóricas (de exposição via teleconferência dos temas do curriculum por docentes parceiros) e aulas teórico-práticas, onde o debate de temas e casos com os alunos é programado, de modo a explorar as noções expostas em contextos sociais e geopolíticos distintos. Os alunos serão estimulados a organizarem-se em grupos de discussão e leitura, seja para cumprirem os objectivos de avaliação, seja para participarem nas aulas. Espera-se dos estudantes trabalho próprio de apreensão e aprofundamento das temáticas trabalhadas. | A avaliação contínua consiste em três componentes: participação e presença nas aulas (10%); realização de um trabalho em grupo com apresentação de um poster (40%); ensaio individual a entregar no final do semestre (50%). Avaliação por exame final (100%) para os estudantes que não optem pela avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Actividades de ensino-aprendizagem desenrolam-se entre aulas teóricas (de exposição via teleconferência dos temas do curriculum por docentes parceiros) e aulas teórico-práticas, onde o debate de temas e casos com os alunos é programado, de modo a explorar as noções expostas em contextos sociais e geopolíticos distintos. Os alunos serão estimulados a organizarem-se em grupos de discussão e leitura, seja para cumprirem os objectivos de avaliação, seja para participarem nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A natureza teórica-prática do programa reclama uma aprendizagem baseada na familiarização com problemas jurídicos e sociais globais que se desafiam mutuamente, o que melhor se fará observando directamente expressões sociais da sua emergência através de movimentos organizados prática e doutrinariamente.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
TÁÍWÒ, Olúfémi O. - Elite capture : how the powerful took over identity politics (and everything else). London : Pluto Press, 2022. Sen, Amartya (1999). Development as freedom. Oxford : Oxford University Press. Nussbaum, Martha C. (2011). Creating capabilities : the human development approach. Cambridge : The Belknap Press of Harvard University Press. IZARALI, M. Raymond, ed. - Expanding perspectives on human rights in Africa. London : Routledge, 2021. Goodale, M. (2009)Human rights. : an anthropological reader. Chichester : Wiley-Blackwell. Gagliardi, Silvia (2020). Minority rights feminism and international law : voices of amazigh women in Morocco. Oxon : Routledge. Cushman, T. (2014)Handbook of human rights. London : Routledge. Buhmann, Karin (2022). Human rights : a key idea for business and society. London : Routledge. Baumgärtel, Moritz (2019). Demanding rights : Europe's supranational courts and the dilemma of migrant vulnerability. Cambridge : Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Young, Iris Marion (1990), "Five Faces of Oppression", Id., Justice and the Politics of Difference, Princeton, Princeton University Press, pp. 39-63. Wallerstein, Immanuel, Randall Collins, Michael Mann, Georgi Derluguian, and Craig Calhoun, Does Capitalism Have a Future?, Oxford, Oxford University Press, 2013. Tsutsui, Kiyoteru, Ji Shin, Hwa (2008), "Global Norms, Local Activism, and Social Movement Outcomes: Global Human Rights and Resident Koreans in Japan", , Social Problems, Vol. 55, No. 3, Social Problems and Social Movements in Global Perspective (Aug., 2008), pp. 391-418 Sudbury, Julia (2005), "Celling Black Bodies: Black Women in the Global Prison Industrial Complex" Feminist Review Nº 80, pp. 162-179. Shah, Anup (2013), "Global Financial Crisis", Global Issues - Social, Political, Economic and Environmental Issues, 24 Março 2013 <http://www.globalissues.org/article/768/global-financial-crisis> Scholte, Jan Aart (2008), "Defining Globalization", The World Economy, pp.1471-1502. Sassen, Saskia (2006), A sociology of globalization, New York : W. W. Norton [Bibl. ISCTE-IUL] Razavi, Shahra (2001), Globalization, Employment and Women's Empowerment - Background paper prepared for the Division for the Advancement of Women (DAW), Expert Group Meeting, 26-29 November 2001, New Delhi, India (disponível: http://www.un.org/womenwatch/daw/csw/empower/documents/Razavi-BP.pdf ) Pureza, José Manuel , O Património Comum da Humanidade: Rumo a um Direito Internacional da Solidariedade?, Porto, Afrontamento, 1998, com capítulos esclarecedores sobre globalização e internacionalização. Está na biblioteca: http://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=49543 d Pogge, Thomas (2000), "The International Significance of Human Rights", The Journal of Ethics, Vol. 4, pp. 45-69 (Torcuato Di Tella Rights, Equality, and Liberty Universidad Law and Philosophy Lectures 1995-1997). O'Rourke, Kevin H., Williamson, Jeffrey G. (2002), "When Did Globalization Begin?" European Review of Economic History (2002), 6 : 23-50. Novak, Michael, "Defining Social Justice", First Things 108, December 2000. Nazemroaya, Mahdi Darius (2007), "Globalization and Military Power: NATO Expansion. NATO and the broader network of US sponsored military alliances", Global Research, May 18, 2007 (available on http://www.globalresearch.ca/the-globalization-of-military-power-nato-expansion/5677 ) Moravcsik, Andrew , 2000. "The Origins of Human Rights Regimes", International Organization, 54, 2: 217-252. http://www.princeton.edu/~amoravcs/library/origins.pdf Madsen, Mikael Rask, "Legal Diplomacy. Law, Politics and the Genesis of Post-war European Human Rights", in Stefan Ludwig Hoffmann (ed.), Human Rights in the Twentieth Century: A Critical History, Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Madsen, Mikael Rask (2010) 'Legal Diplomacy. Law, Politics and the Genesis of Postwar European Human Rights', em Stefan Ludwig Hoffmann (ed.), Human Rights in the Twentieth Century: A Critical History (Cambridge: Cambridge University Press). Le Billon, Philippe (2001), "The Political Economy of War: natural resources and armed conflict", Political Geography 20, pp. 561-584 Jensen, Bjorn (2006), "Labor Mobility and the Global Economy: Should the World Trade Organization Set Migration Policy", American Friends Service Committee, July 10, 2006. International Organization for Migration (2003), "Is Trafficking in Human Beings Demand Driven? A Multi-Country Pilot Study" IOM Migration Research Series, December 2003. Harris, Richard L. (2002, "Resistance and Alternatives to Globalization in Latin America and the Caribbean", Latin American Perspectives Vol. 29, No. 6, pp. 136-151. Hamilton, Sarah (2002), "Neoliberalism, Gender, and Property Rights in Rural Mexico", Latin American Research Review, Vol. 37, No. 1 (2002), pp. 119-143. Guidry, John A. (2003), "The Struggle to Be Seen: Social Movements and the Public Sphere in Brazil", International Journal of Politics, Culture, and Society, Vol. 16, No. 4 (Summer, 2003), pp. 493-524 Guibentif, Pierre, "Direitos sociais", in: André-Jean Arnaud, Eliane Botelho Junqueira (orgs), Dicionário da Globalização. Direito, Ciência Política, Rio de Janeiro, Editora Lumen Juris, 2006, pp. 175-182. Guibentif, Pierre (2011) "A perpétua vontade de justiça" em AA. VV., Fraternidade - Justiça, bem comum, economia e felicidade, Lisboa, Padrões Culturais Editora (col. "Ensaios CAIS - Tempo Social núm. 20), 2011, pp. 43-55. 14 de Outubro: Formação dos grupos completos, com colegas de St. Louis; ajustamento das escolhas de perguntas; início do trabalho de grupo. Golub, Philip S. (2004), "Imperial Politics, Imperial Will and the Crisis of US Hegemony", Review of International Political Economy, Vol. 11, No. 4, Global Regulation (Oct., 2004), pp. 763-786 Ghosh, Jayati (2002), "Globalization, Export Oriented Employment for Women and Social Policy: A Case Study of India", Social Scientist, Vol. 30, No. 11/12 (Nov. - Dec., 2002), pp. 17-60) Fraser, Nancy , "A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação", RCCS 63, 2002, pp. 7-20 (para um debate muito substancial com Honneth: na biblioteca em inglês: http://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=65201 ) Dores, António Pedro Dores (2009) "Human Rights through national borders", Sociology Without Borders (4) 2009:383-397. Dinopoulos, E., Zhao, Laixun (2007), "Child Labor and Globalization", Journal of Labor Economics, Cornia, Giovanni Andrea (2001), Harnessing the Globalization of Children, UNICEF Report to the UNICEF http://www.unicef-irc.org/research/ESP/globalization/ Colard-Fabregoule, Catherine, Cournil, Christel (dir.) (2012), Changement environnementaux globaux et droits de l'Homme, Bruxelles, Bruylant. Chuang, Janie (2006), "Beyond a Snapshot: Preventing Human Trafficking in the Global Economy", Indiana Journal of Global Legal Studies Vol. 13, No. 1. Carty, Victoria (2006), "Labor Struggles, New Social Movements, and America's Favorite Pastime: New York Workers Take on New Era Cap Company", Sociological Perspectives, Vol. 49, No. 2 (Summer, 2006), pp. 239-259. Bunch, Charlotte (1990), "Women's Rights as Human Rights: Toward a Re-Vision of Human Rights", Human Rights Quarterly, Vol. 12, No. 4 (Nov., 1990), pp. 486-498 Brecher, Jeremy, Costello (2000), Tim, Smith, Brendan, Globalization from Below, Cambridge, South End Press. [Bibl. ISCTE-IUL] Basu, Amrita, "Globalization of the Local/Localization of the Global. Mapping Transnational Women's Movements", Meridians, Vol. 1, No. 1 (Autumn, 2000), pp. 68-84. Amin, Ash (2004), "Regulating Economic Globalization Regulating Economic Globalization, Transactions of the Institute of British Geographers, New Series, Vol. 29, No. 2, Geography: Making a Difference in a Globalizing World (Jun., 2004), pp. 217-233. Publicações: http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=5677 Globalization and Military Power: NATO Expansion https://www.hrw.org/report/2005/01/24/blood-sweat-and-fear/workers-rights-us-meat-and-poultry-plants "Blood, Sweat, and Fear: Workers' Rights in U.S. Meat and Poultry Plants," Human Rights Watch Report, January 2005. http://www1.umn.edu/humanrts/instree/women/engl-wmn.html UN Human rights of Women http://www.state.gov/g/drl/rls/hrrpt/ United States Country Reports: Human Rights India: Gender and Land Rights Revisited: http://www.binaagarwal.com/downloads/apapers/gender_and_lan_rights_evisited.pdf http://www.btselem.org/English/index.asp Israeli Human Rights in Occupied Territories http://www.ihrc.org/ Islamist Human Rights Commission http://www1.umn.edu/humanrts/edumat/studyguides/indigenous.html <http://www1.umn.edu/humanrts/edumat/studyguides/indigenous.html> Human Rights - the Universal Declaration Documentação acessível na internet:
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16