Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01656
Acrónimo :
01656
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber os fundamentos da gestão de marcas, como articular a expressão da marca com a sua estratégia e perceber os elementos básicos das marcas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Compreender os fundamentos da gestão de marcas OA2 - Compreender como articular a estratégia da marca com a expressão da marca OA3 - Compreender os elementos de expressão básicos das marcas e como os gerir

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução Ideia central Entrega, tendências Gestão da Marca Informação-chave e Mapas-chave CP2 - Expressão e Identidade Naming Mini-projecto Design Elementos básicos Arquitectura de Marca O processo criativo Documentação e briefs Mini-projecto CP3 - Projecto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta 'demonstração de coerência?' decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP2, CP3

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua:Participação 20%;Projecto 40%;Teste 40%.Nota mínima em cada=8v;assiduidade >=80%,sem a qual será excluído desta avaliação. Alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame(1ª e recurso), tendo os exames ponderação=100%. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Grupos de trabalho com 5-7 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar docente ou coordenador da UC na primeira semana de aulas do semestre com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação. De acordo com o Despacho 31/2020, o exame individual de 1ª época no ano letivo 2019-2020 será conduzido online. Tal alteração foi transmitida aos alunos, tendo sido ouvido o director de curso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wally Olins, 'The Brand handbook', Thames & Hudson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sean Adams, Noreen Morioka, Terry Stone (Authors), ?Logo Design Workbook: A Hands-on Guide to Creating Logos? (Paperback) Christopher C.H. Simmons, ?Logo Lab: Featuring 18 Case Studies That Demonstrate Identity Creation from Concept to Completion? (Paperback)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16