Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber os fundamentos da gestão de marcas, como articular a expressão da marca com a sua estratégia e perceber os elementos básicos das marcas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender os fundamentos da gestão de marcas OA2 - Compreender como articular a estratégia da marca com a expressão da marca OA3 - Compreender os elementos de expressão básicos das marcas e como os gerir
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Introdução Ideia central Entrega, tendências Gestão da Marca Informação-chave e Mapas-chave CP2 - Expressão e Identidade Naming Mini-projecto Design Elementos básicos Arquitectura de Marca O processo criativo Documentação e briefs Mini-projecto CP3 - Projecto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta 'demonstração de coerência?' decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP2, CP3
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua:Participação 20%;Projecto 40%;Teste 40%.Nota mínima em cada=8v;assiduidade >=80%,sem a qual será excluído desta avaliação. Alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame(1ª e recurso), tendo os exames ponderação=100%. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Grupos de trabalho com 5-7 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar docente ou coordenador da UC na primeira semana de aulas do semestre com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação. De acordo com o Despacho 31/2020, o exame individual de 1ª época no ano letivo 2019-2020 será conduzido online. Tal alteração foi transmitida aos alunos, tendo sido ouvido o director de curso.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wally Olins, 'The Brand handbook', Thames & Hudson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sean Adams, Noreen Morioka, Terry Stone (Authors), ?Logo Design Workbook: A Hands-on Guide to Creating Logos? (Paperback) Christopher C.H. Simmons, ?Logo Lab: Featuring 18 Case Studies That Demonstrate Identity Creation from Concept to Completion? (Paperback)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16