Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Licenciatura na área
Objetivos Gerais / Objectives
Estudo da gestão e dos negócios em diferentes partes do mundo e do papel da cultura nacional Aumentar a percepção para a importância das diferenças interculturais Melhorar as capacidades para lidar com as dificuldades relacionadas com a negociação e com a prática de negócios internacionais e na interação com pessoas de diferentes nacionalidades
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os participantes devem: 1. Ter um bom conhecimento dos principais modelos da Gestão Intercultural e da sua relação com a gestão internacional. 2. Aumentar as suas capacidades interculturais. 3. Poder comunicar e negociar de modo eficaz com parceiros das diferentes partes do mindo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Culturas nacionais e Gestão 1.1. Conceito de cultura nacional 1.2. A importância da cultura nacional 2.Modelos mais importantes da gestão intercultural 2.1. O modelo de Hofstede 2.2. A investigação do GLOBE 2.3. Outros modelos 3. Comunicação e negociação interculturais 3.1. Orientação para os negócios e para o relacionamento 3.2. Culturas formais e informais 3.3. Culturas policrónicas e monocrónicas 3.4. Culturas expressivas e reservadas 4. Perfis de países (de acordo com a região escolhida) 4.1. Europa - países nórdicos 4.2. Europa - central e de leste 4.3. Europa - países germânicos 4.4. Europa - países latinos 4.5. America Latina 4.6. America do Norte 4.7. Africa 4.8. Países Árabes 4.9. Ásia Oriental 4.10 Ásia do Sul
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 e CP3 OA2 - CP1, CP2 e CP3 OA3 - CP4
Avaliação / Assessment
A avaliação pode ser contínua ou final. A avaliação contínua constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado: Relatório individual 30%), Projecto audio-visual (30%), participação e assiduidade (15%), Testes individuais (25%). A assiduidade deve ser no mínimo de 80%. Em qualquer das componentes a nota mínima necessária é de 8 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: - com apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva; - teórico-práticas onde serão feitas apresentações de grupo, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositiva 2. Participativa 3. Activa 4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Transversal a todos os OA 3. Activas, com apresentação de trabalhos de grupo OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Handouts from class presentations - Gesteland, Richard - Cross-Cultural Business Behavior - Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Lewis, Richard - When Cultures Collide - Nicholas Brealey Pub., 1999 - Robalo, A. - Comparative management - Sílabo, 2004 (Bilingual edition) - Hofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind - McGraw-Hill
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16