Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os participantes dos conceitos e ferramentas essenciais para a gestão das organizações, em ordem a possibilitar a respetiva aplicação no contexto das organizações escolares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Identificar as diferentes acepções da problemática organizacional(OA1). 2. Relacionar conceitos e práticas transversais da gestão com a especificidade da gestão em organizações escolares (OA2). 3. Identificar especificidades dos perfis e papéis dos gestores de organizações escolares (OA3). 4. Avaliar criticamente situações e práticas de gestão escolar e propor, fundamentadamente, alternativas consideradas mais adequadas (OA4).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A gestão das organizações e a especificidade da organização escolar. 1.1. Teorias organizacionais e o modelo da organização escolar. 1.2. A revolução 4.0 e as organizações escolares 1.2. A mudança organizacional 2. Eficácia e eficiência na Gestão. 3. O papel da gestão na articulação da organização escolar com a sua envolvente e os fatores condicionantes dos procedimentos em gestão. 4. Papéis do gestor. 5 Exercícios de aplicação e estudos de caso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1, que visa identificar as diferentes acepções da problemática organizacional, é coerente com o conteúdo 1.1, fornecendo a base teórica necessária para a compreensão da organização escolar dentro do contexto mais amplo das teorias organizacionais. O OA2, é suportado pelos conteúdos 1 e 3 que permitem aplicar conceitos gerais de gestão ao contexto particular das escolas. O OA3, é tratado de forma direta no conteúdo 4, que aborda os papéis do gestor, fornecendo uma visão clara das funções e responsabilidades específicas nesse tipo de organização. O OA4, visa avaliar criticamente práticas de gestão escolar e propor alternativas, é compatível com o conteúdo 2, proporcionando as ferramentas analíticas necessárias para a crítica e formulação de propostas fundamentadas. Desta forma, os conteúdos programáticos fornecem os conhecimentos e ferramentas necessários para alcançar os objetivos de aprendizagem, assegurando coerência entre teoria e prática.
Avaliação / Assessment
1 - A avaliação ao longo do semestre: a) trabalho individual (60%), b) trabalho de grupo - 40% Para aprovação, qualquer elemento de avaliação tem de ter nota mínima de 8 valores e o resultado final o valor mínimo de 10 valores (escala de 0 a 20). 2 - Avaliação final: realização de provas finais (exame e/ou outras provas) 100% . Aprovação com avaliação final igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas poderão decorrer em modo presencial, a distância ou misto e recorrerão as seguintes metodologias: 1. Metodologias expositivas e interativas 2. Estudo de casos 3. Apresentações e debates
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e avaliação são coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. O OA1, que visa identificar as diferentes acepções da problemática organizacional, está em sintonia com as metodologias expositivas e interativas (1), proporcionando a introdução dos conceitos fundamentais e a interação com os alunos, facilitando a compreensão das diversas teorias organizacionais. O OA2, que pretende relacionar conceitos e práticas transversais de gestão com a especificidade das organizações escolares, é apoiado pela metodologia de estudo de casos (2). A análise de casos práticos permite aos alunos aplicar conceitos gerais de gestão no contexto particular das escolas, consolidando a relação entre teoria e prática. O OA3, focado em identificar as especificidades dos perfis e papéis dos gestores escolares, é suportado pelas apresentações e debates (3), que incentivam a troca de ideias e reflexões sobre o papel dos gestores em diferentes cenários. Por fim, o OA4, que exige a avaliação crítica de práticas de gestão escolar e a proposição de alternativas, é fomentado tanto pelo estudo de casos quanto pelos debates, onde os alunos são desafiados a apresentar soluções fundamentadas para situações reais. No que diz respeito à avaliação, o trabalho individual (60%) está alinhado com a necessidade de avaliar o domínio teórico e a capacidade crítica de cada aluno, especialmente nos OA1, OA2 e OA4. Já o trabalho de grupo (40%) permite a colaboração e o desenvolvimento coletivo de soluções para questões práticas, correspondendo aos OA2, OA3 e OA4. Dessa forma, há uma clara coerência entre as metodologias de ensino, os métodos de avaliação e os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mota, A. (2017). Gestão escolar: teoria e prática / Artur Guilherme Carvalho da Motta. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Neves, L., Varela, M. (2023). Gestão da Educação em Portugal, Novas perspetivas e desafios práticos. Psicossoma Hoy, W., Miskel, C. (2013). Educational Administration. Theory, Research, and Practice . McGraw-Hill. Duarte, A., Nascimento, G., Almeida,F., (2019). Gestão de pessoas 4.0. In Machado, C., e Davin,J. (coords) Organização e politicas empresariais. Atual, Almedina. ......
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012), Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educ. Pesqui., 38 (04), 815-832. Somech, A. (2005). Directive Versus Participative Leadership: Two Complementary Approaches to Managing School Effectiveness. Educational Administration Quarterly 41 (5), 777-800 Morgan, G. (1997), Imagens da Organização, S. Paulo, Ed. Atlas; Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote; Litz, D. (2011), Globalization and the Changing Face of Educational Leadership: Current Trends and Emerging Dilemmas. -International Education Studies, 4 (3), p. 47-61. Ferreira B. & Torres, L. (2012),Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. RBPAE, 28 (1), 86-111
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-23