Mota, A. (2017). Gestão escolar: teoria e prática / Artur Guilherme Carvalho da Motta. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
Neves, L., Varela, M. (2023). Gestão da Educação em Portugal, Novas perspetivas e desafios práticos. Psicossoma
Hoy, W., Miskel, C. (2013). Educational Administration. Theory, Research, and Practice . McGraw-Hill.
Duarte, A., Nascimento, G., Almeida,F., (2019). Gestão de pessoas 4.0. In Machado, C., e Davin,J. (coords) Organização e politicas empresariais. Atual, Almedina. ......:
Secundária
Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012), Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educ. Pesqui., 38 (04), 815-832.
Somech, A. (2005). Directive Versus Participative Leadership: Two Complementary Approaches to Managing School Effectiveness. Educational Administration Quarterly 41 (5), 777-800
Morgan, G. (1997), Imagens da Organização, S. Paulo, Ed. Atlas;
Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote;
Litz, D. (2011), Globalization and the Changing Face of Educational Leadership: Current Trends and Emerging Dilemmas. -International Education Studies, 4 (3), p. 47-61.
Ferreira B. & Torres, L. (2012),Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. RBPAE, 28 (1), 86-111: