Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01669
Acrónimo :
01669
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Com a frequência desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer e problematizar as diferenças conceptuais entre diferença e desigualdade; - Integrar o debate sobre diferença e desigualdade no quadro das transformações dos sistemas educativos contemporâneos; - Analisar o impacto da massificação e multiculturalidade sobre as várias dimensões de funcionamento da organização escolar; - Debater a diferença e desigualdade no contexto da gestão pedagógica e organizacional das escolas, tendo como cenário as políticas educativas e o debate sobre a qualidade, eficácia e equidade. - Analisar diferentes modelos de organização pedagógica da Escola e a sua relação com a diversidade sociocultural.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a frequência desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer e problematizar as diferenças conceptuais entre diferença e desigualdade no quadro das transformações dos sistemas educativos contemporâneos; - Analisar o impacto da massificação e multiculturalidade sobre as várias dimensões de funcionamento da organização escolar; - Debater a diferença e desigualdade no contexto da gestão pedagógica e organizacional das escolas, tendo como cenário as políticas educativas e o debate sobre a qualidade, eficácia e equidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Diferenças e desigualdades nas trajectórias escolares 1.1 Os resultados escolares segundo o género, as classes sociais e a etnicidade. 1.2 Sistemas de ensino, escolas e professores na produção do (in)sucesso escolar. 2 -Processos de implementação das políticas educativas 2.1 - As micro-políticas de escola e o papel central das direções escolares 2.2 - A organização pedagógica da escola como elemento crítico das políticas educativas. 3 - Modelos organizacionais e os dilemas da diversidade 3.1 - Níveis de decisão curricular e autonomia da escola 3.2 - Práticas organizacionais e igualdade de oportunidades 3. 3- A aprendizagem como o centro da acção organizacional: o desafio da diferenciação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC coloca no seu centro o papel a análise dos diversos níveis de decisão organizacional e curricular e importância da sua interligação como elemento crucial para o sucesso da promoção de processos educativos capazes de integrar a diversidade social e cultural como elementos positivos de desenvolvimento educativo. Os conteúdos expressam o percurso que os formandos deverão percorrer para adquirirem os conhecimentos e competências necessárias para reconhecerem a importância dos diversos tipos de diversidade para o desenvolvimento das organizações e agentes do sistema educativo. Tomarão assim contacto com um conjunto de referências teórica se conceptuais as quais constituirão elemento de base para o debate sobre as consequências educativas da diversidade e as implicações das decisões educativas de carácter organizacional e curricular para a promoção da qualidade e equidade educativa.

Avaliação / Assessment


A avaliação dos alunos terá como base: a participação nas aulas; b) o debate sobre a bibliografia de trabalho; c) um trabalho escrito individual. No fim do semestre, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito sobre um tema relativo ao programa da cadeira, com a forma de um ensaio sintético de natureza principalmente teórica, sem que tal exclua a possibilidade de se tomar como referência a reflexão sobre um problema ou caso concreto, ou a de se incluírem informações empíricas pertinentes.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, seminários e orientação tutorial, e através do trabalho pessoal de consulta e pesquisa autónoma da bibliografia. As aulas dividem-se entre um período de exposição teórica do docente e um período de debate apoiando-se na leitura prévia de textos acordados acordadas com o docente. Tipicamente, cada sessão compreende o enquadramento do tema por parte do docente e o debate relacionado com o mesmo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino têm como objectivo operacionalizar os objectivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular devendo para isso integrar os instrumentos apropriados. Tendo esta unidade curricular como objectivo o contacto mais alargado como os princípios e instrumentos da avaliação da educação é essencial que os alunos sejam capazes de dominar os seus conceitos básicos, desenvolvendo capacidades analíticas que lhes permitam questionar modelos e práticas nesta área. Para isso deverão empenhar-se num processo de formação que implica uma forte autonomia de pesquisa individual e participação nos processos colectivos de aprendizagem, nomeadamente através de um posicionamento crítico informado.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE. Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. Barr, Rebecca, Dreenen, R. (2008) "How schools work" in Ballantine, J. e Spade, J. (org), Schools and society, London, Pine Forge Press Perrenoud, Philippe (2004) Os ciclos de aprendizagem : um caminho para combater o fracasso escolar, Porto Alegre, Artmed, Roldão, M Céu (2009) Estratégias de Ensino, V.N. Gaia, Fundação Manuel Leão Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bas, Gökhan (2021) ?Teacher Beliefs About Educational Reforms: A Metaphor Analysis?, International Journal of Educational Reform, Vol. 30(1) 21?38, DOI: 10.1177/1056787920933352 Faubert, Brenton (2012) A Literature Review of School Practices to Overcome School Failure, OECD Education Working Papers No. 68, https://dx.doi.org/10.1787/5k9flcwwv9tk-en Gislason, Neil (2009) ?Mapping School Design: A Qualitative Study of the Relations Among Facilities Design, Curriculum Delivery, and School Climate? The Journal of Environmental Education, VOL. 40, NO. 4 Kools, M. and Stoll L. (2016), ?What Makes a School a Learning Organisation??, OECD Education Working Papers, No. 137, OECD Publishing, Paris. http://dx.doi.org/10.1787/5jlwm62b3bvh-en Pintassilgo, Joaquim, Alda Namora de Andrade (2019) A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública portuguesa : o caso do Projeto "Farol", Lisboa, Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação, Peron, Sarah Cristina(2001) ?Análise de algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico?. in ETD - Educação Temática Digital 2, 2, pp. 208-230. URN: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-105708

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16