Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01670
Acrónimo :
01670
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1175.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Destina-se a alunos do 2º anos do Mestrado de Administração Escolar.

Objetivos Gerais / Objectives


O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular um problema de investigação - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses testáveis - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objectivo desta UC é permitir aos alunos o desenvolvimento de uma pesquisa que teste hipóteses científicas no âmbito da Administração Escolar. A condução de investigação empírica é crucial para o desenvolvimento do conhecimento científico, para a análise de problemas contextuais mais específicos e para a intervenção sobre uma dada realidade. A elaboração e escrita de uma dissertação permitirá aos alunos o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica sobre um problema concreto no domínio da administração escolar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, mas também com oportunidade de discussão e partilha nestes seminários, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A concretização dos pontos do programa servem para apoiar o desenvolvimento da dissertação.

Avaliação / Assessment


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita. | A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Não se aplica.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall. Serrano, G. P. (2008), Elaboração de Projectos Sociais : casos práticos , Porto, Porto Editora. Roldão, Vitor (2005), Gestão de projecto. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo, Lisboa, Monitor Rodrigues, M. L. (2010), A Escola Pública pode fazer a diferença, Lisboa, Almedina Punch, K. (2000), Developing Effective Research Proposals , Londres , Sage. Leedy, P. D., e J. E Ormrod (2005), Practical Research: Planning and Design, New Jersey, Prentice Hall. Caetano, A, e J. Vala (2008) (3ªed.). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas, RH Editora, Lisboa Nóvoa, A., A. Estrela (orgs.) (2003), Avaliações em Educação: Novas Perspectivas, Porto, Porto Editora. Capucha, L.(2008), Planeamento e avaliação de projectos: guião prático, Lisboa, Ministério da Educação Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16