Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer os fundamentos teóricos da Comunicação Organizacional aplicada ao contexto escolar em geral e à Administração Escolar em particular. Conhecer e aplicar uma abordagem multinível, multifatorial e multimétodo na análise dos fenómenos comunicacionais em contexto escolar. Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível da avaliação da comunicação organizacional em contexto escolar. Desenvolver competências ao nível da pesquisa autónoma da literatura sobre comunicação em educação e análise crítica do estado-da-arte.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA.1.: Identificar os desafios e as potencialidades da gestão da comunicação organizacional no âmbito da administração escolar; OA.2.: Definir os principais conceitos e processos no domínio da comunicação organizacional; OA.3.: Descrever e distinguir as principais perspetivas teóricas sobre a comunicação organizacional; OA.4.: Descrever e distinguir os níveis de análise da comunicação organizacional; OA.5.: Demonstrar a importância e o papel da comunicação organizacional nos processos de liderança, de trabalho em equipa, de gestão do conflito, de tomada de decisão, de mudança e de participação organizacional; OA.6: Avaliar criticamente a literatura e a investigação sobre a comunicação organizacional na administração escolar. OA.7.: Conhecer e posicionar-se criticamente face às principais metodologias e técnicas de análise da comunicação organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP.1.: Introdução à Comunicação Organizacional 1.1 A comunicação humana: conceito e processos básicos; 1.2 A comunicação organizacional: conceito e especificidades; 1.3 A competência comunicacional; 1.4 Perspetivas teóricas sobre a comunicação organizacional. CP.2.: Métodos e técnicas de avaliação da Comunicação Organizacional 2.1 Fases do processo de avaliação; 2.2 Questionário: ICA Survey; CP.3.: Comunicação organizacional: Cultura, valores e liderança 3.1. Cultura e valores organizacionais; 3.2. Liderança e gestão da comunicação. CP.4.: Comunicação organizacional: Grupos e conflitos 4.1. A organização-equipa e a eficácia dos grupos; 4.2. Conflito: definição e processos grupais; 4.3. Gestão construtiva do conflito. CP.5.: Comunicação organizacional: Mudança e participação organizacional 5.1. Barreiras à mudança organizacional; 5.2. Liderança e mudança organizacional. 5.3. Comunicação externa: Relação escola-família.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 - todos os OA CP2 - OA6 OA7 CP3 - OA5 OA6 CP4 - OA5 OA6 CP5 - OA5 OA6
Avaliação / Assessment
O/A aluno/a pode frequentar a UC em regime de avaliação periódica ou apresentar-se a Exame Final. Avaliação periódica: mínimo 80% assiduidade; recensão artigo científico (50%); trabalho escrito de grupo (40%); reflexão crítica individual sobre trabalho de grupo (10%). OU Exame Final: 100% A avaliação expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, e para obter aprovação na UC o/a aluno/a terá que obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores em todos os elementos de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC coloca o/a aluno/a no centro do processo de aprendizagem. Para tal, privilegiam-se os métodos ativos e colaborativos de ensino-aprendizagem. A perspetiva pedagógica nesta disciplina valoriza a realização de trabalhos práticos, incentiva os hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma e a leitura e discussão de textos pelos alunos como forma de aprendizagem ativa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Todas as metodologias de ensino servem todos os OA.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Shockley-Zalabak, P. (2012). Fundamentals of organizational communication: Knowledge, sensitivity, skills and values (8th ed.). Boston: Allyn & Bacon. (Cota: G.176 SHO*Fun). Kowalski, T. J., Petersen, G. J., & Fusarelli, L. D. (2007). Effective communication for school administrators: a necessity in an information age: Rowman & Littlefield Education. (brevemente disponível na biblioteca). Downs, C. W., & Adrian, A. D. (2004). Assessing organizational communication: Strategic communication audits NY: The Guilford Press. (Cota: G.176 DOW*Ass).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações: Teoria e prática. Lisboa: Sílabo. (Cota: G.176 REG*Com,1) Nunes, A. (2007). Informação e comunicação em ambiente escolar. ISCTE, Lisboa. (Cota: 103 NUN*Inf). Miller, K. (2008). Organizational Communication: Approaches and Processes (5th ed.): Wadsworth Publishing. (Cota: PS.142 Mil.Org) Jablin, F. M., & Putnam, L. L. (Eds.). (2000). The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research, and methods. NY: Sage. (Cota: PS.142 New) Harris, T. E., & Nelson, M. D. (2008). Applied organizational communication: Theory and practice in a global environment. NY: Lawrence Erlbaum Associates. (Cota: PS.141 HAR*App)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16