Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer os fundamentos teóricos da Comunicação Organizacional aplicada ao contexto escolar em geral e à Administração Escolar em particular. Conhecer e aplicar uma abordagem multinível, multifatorial e multimétodo na análise dos fenómenos comunicacionais em contexto escolar. Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível da avaliação da comunicação organizacional em contexto escolar. Desenvolver competências ao nível da pesquisa autónoma da literatura sobre comunicação em educação e análise crítica do estado-da-arte.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA.1.: Identificar os desafios e as potencialidades da gestão da comunicação organizacional no âmbito da administração escolar; OA.2.: Definir os principais conceitos e processos no domínio da comunicação organizacional; OA.3.: Descrever e distinguir as principais perspetivas teóricas sobre a comunicação organizacional; OA.4.: Descrever e distinguir os níveis de análise da comunicação organizacional; OA.5.: Demonstrar a importância e o papel da comunicação organizacional nos processos de liderança, de trabalho em equipa, de gestão do conflito, de tomada de decisão, de mudança e de participação organizacional; OA.6: Avaliar criticamente a literatura e a investigação sobre a comunicação organizacional na administração escolar. OA.7.: Conhecer e posicionar-se criticamente face às principais metodologias e técnicas de análise da comunicação organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP.1.: Introdução à Comunicação Organizacional 1.1 A comunicação humana: conceito e processos básicos; 1.2 A comunicação organizacional: conceito e especificidades; 1.3 A competência comunicacional; 1.4 Perspetivas teóricas sobre a comunicação organizacional. CP.2.: Métodos e técnicas de avaliação da Comunicação Organizacional 2.1 Fases do processo de avaliação; 2.2 Questionário: ICA Survey; CP.3.: Comunicação organizacional: Cultura, valores e liderança 3.1. Cultura e valores organizacionais; 3.2. Liderança e gestão da comunicação. CP.4.: Comunicação organizacional: Grupos e conflitos 4.1. A organização-equipa e a eficácia dos grupos; 4.2. Conflito: definição e processos grupais; 4.3. Gestão construtiva do conflito. CP.5.: Comunicação organizacional: Mudança e participação organizacional 5.1. Barreiras à mudança organizacional; 5.2. Liderança e mudança organizacional. 5.3. Comunicação externa: Relação escola-família.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta Unidade Curricular, todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. Especificamente, o conteúdo programático 1 concorre simultaneamente para a concretização de todos os objetivos de aprendizagem. Os objetivos de aprendizagem 5 e 6 são atingidos por via do trabalho desenvolvido assente na exploração dos conteúdos programáticos 2 a 5. Finalmente, o conteúdo programático 2 contribui ainda para a concretização do objetivo de aprendizagem 7.
Avaliação / Assessment
1 – Avaliação ao longo do semestre O acesso a este modo de avaliação exige que o/a estudante assegure um grau de assiduidade igual ou superior a 80% e uma classificação igual ou superior de 9,5 valores a cada um dos instrumentos de avaliação. Inclui: a) Recensão escrita individual (50% da classificação final) b) Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado (40% da classificação final) c) Apresentação oral do trabalho de grupo (10% da classificação individual) A avaliação expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, e para obter aprovação na UC o/a aluno/a terá de obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores em todos os elementos de avaliação. 2 – Avaliação por exame (Artigo 10.º do RGACC) Os/As estudantes que optem por esta modalidade de avaliação, bem como aqueles/as que não tenham obtido aprovação na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, realizarão um exame que integra uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos lecionados na UC (100% da classificação final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC coloca o/a aluno/a no centro do processo de aprendizagem. Para tal, privilegiam-se os métodos ativos e colaborativos de ensino-aprendizagem. A perspetiva pedagógica nesta disciplina valoriza a realização de trabalhos práticos, incentiva os hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma e a leitura e discussão de textos pelos alunos como forma de aprendizagem ativa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico/práticas. Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo baseados na literatura científica recente bem como, com origem na experiência concreta dos estudantes. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos lecionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.
Observações / Observations
INTEGRIDADE ACADÉMICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A integração da Inteligência Artificial (IA) no processo ensino-aprendizagem é vista como uma oportunidade e um desafio. Se por um lado permite rapidez na busca de soluções, maior facilidade em desbloquear dúvidas e redução do tempo de pesquisa, por outro, limita uma abordagem crítica no uso da informação e na construção do conhecimento, não identifica as fontes, não é validada pelos pares e reduz o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesta UC será permitido o recurso e utilização de ferramentas de IA tendo em vista os seguintes objetivos: Pesquisa sobre construtos, conceitos e definições teóricas gerais que permitam aos estudantes enquadrar a sua pesquisa e reflexão crítica sobre as matérias em análise. Neste sentido, sempre que os elementos de avaliação submetidos tenham recorrido à utilização de ferramentas IA, os estudantes deverão assegurar o cumprimento das normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. A ocorrência de uso indevido e não referenciado de ferramentas de IA, ditará a anulação do elemento de avaliação em análise.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dempster, K. & Robbins, J. (2017). How to build communication success in your school (1st Edition). Routledge. Downs, C. W., & Adrian, A. D. (2004). Assessing organizational communication: Strategic communication audits. The Guilford Press. Kowalski, T. J., Petersen, G. J., & Fusarelli, L. D. (2007). Effective communication for school administrators: a necessity in an information age. Rowman & Littlefield Education. Kramer, M. & Bisel, R. (2020). Organizational communication (2nd Edition). Oxford University Press Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory & practice (8th Edition). Sage. Porterfield, K. & Carnes, M. (2014). Why School communication matters: Strategies from PR professionals (2nd Edition). Rowman & Littlefield Publishers. Rego, A. (2022). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prática (5.ª Edição). Edições Sílabo. Shockley-Zalabak, P. (2014). Fundamentals of organizational communication: Knowledge, sensitivity, skills and values (9th Edition). Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Abrantes, A. C. M., Bakenhus, M., & Ferreira, A. I. (2024). The support of internal communication during organizational change processes. Journal of Organizational Change Management, 37(5), 1030–1050. https://doi.org/10.1108/JOCM-06-2023-0222 Canul Alcocer, J. A., & López Gamboa, G. E. (2024). La Comunicación interna en organizaciones educativas de nivel superior: Una revisión sistemática (2012-2022). Revista Panamericana de Pedagogía: Saberes y Quehaceres Del Pedagogo, 37, 54–71. https://doi.org/10.21555/rpp.vi37.2931 Harris, T. E., & Nelson, M. D. (2008). Applied organizational communication: Theory and practice in a global environment. Lawrence Erlbaum Associates. Jablin, F. M., & Putnam, L. L. (Eds.). (2000). The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research, and methods. Sage. Lee, Y. (2019). Understanding parents’ view on us higher education marketing Communication. Educational Research for Policy and Practice, 18(3), 279–299. https://doi.org/10.1007/s10671-019-09249-2 Lovell, D., Dolamore, S., & Collins, H. (2022). Examining public organization communication misalignments during COVID-19 through the lens of higher education. Administration & Society, 54(2), 212–247. https://doi.org/10.1177/00953997211026949 Miller, K. (2008). Organizational communication: Approaches and processes (5th Edition). Wadsworth Publishing. Nunes, A. (2007). Informação e comunicação em ambiente escolar. ISCTE, Lisboa. Yue, C. A., Men, L. R., & Ferguson, M. A. (2021). Examining the effects of internal communication and emotional culture on employees’ organizational identification. International Journal of Business Communication, 58(2), 169–195. https://doi.org/10.1177/2329488420914066
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31