Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01674
Acrónimo :
01674
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Adquirir e integrar conhecimentos teóricos sobre as dimensões psicossociais da gestão de recursos humanos, bem como desenvolver as competências de natureza metodológica e técnica que lhe estão associadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se desenvolver as seguintes competências: OA1: Integrar teoricamente a evolução das práticas de gestão de recursos humanos. OA2: Utilizar métodos e técnicas de análise de necessidades e planificação de recursos humanos. OA3: Apreciar criticamente o desenho e gestão de um sistema de avaliação de desempenho e remunerações. OA4: Planear e realizar diagnósticos de necessidades de indução e formação. OA5: Conhecer e avaliar métodos de recrutamento e seleção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. GRH: da teoria à prática; particularidades da GRH em ambiente educativo 2. Estrutura, evolução e planeamento de efetivos 3. Recrutamento e seleção 4. Indução e socialização organizacional 5. Recompensas e remunerações 6. Avaliação de desempenho 7. Desenvolvimento e formação 8. Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: (1) GRH: da problematização teórica à operacionalização das práticas OA2: (2) Estrutura, evolução e planeamento de efetivos OA3: (5) Recompensas e incentivos; (6) Avaliação de desempenho OA4: (4) Indução; (7) Desenvolvimento e formação; (8) Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho OA5: (3) Recrutamento e seleção

Avaliação / Assessment


1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Autoestudo: trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas. | Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação periódica a qual, requer (a) um nível de assiduidade mínimo de 80%; (b) realização de um trabalho escrito, em grupo, antecedido de apresentação oral e discussão em aula (40% da classificação da UC); (c) realização de um trabalho escrito individual (60% da classificação da UC). A aprovação na UC em regime de avaliação periódica implica a obtenção de nota mínima de 10 valores a cada um dos elementos de avaliação. 2. Exame final (100% da classificação da UC) abrangendo toda a matéria do programa da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos: Todos os objetivos de aprendizagem. 2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos, bem como apresentação do trabalho de grupo: Todos os objetivos de aprendizagem. 3. Abordagem ativa com a realização de um trabalho de grupo e individual de uma prática de gestão de recursos humanos em contexto escolar: Todos os objetivos de aprendizagem. 4. Autoestudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento. Implica pesquisa e estudo para os trabalhos de grupo e individual: Todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Atendimento (exige agendamento via email): quinta-feira entre as 19h00 e as 20h00

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Webb, L. D. & Norton, M. S. (2008). Human resources administration: Personnel issues and needs in education (5th ed.). Prentice Hall. Smith, R. E. (2004). Human resources administration: A school-based perspective. Eye on Education. Rebore, R. W. (2011). Human resources administration in education: a management approach (9th ed.). Pearson. Webb, L. D., & Norton, M. S. (2008). Human resources administration: personnel issues and needs in education (6th ed.). Pearson. Caetano, A & Vala, J. (2008). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas (3.ª ed.). RH Editora. Caetano, A., Neves, J.G. & Ferreira, J.M.C. (2021). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tyson, S. & York, A. (2005). Essentials of HRM. Elsevier. Tran, H. (2015). Personnel vs. Strategic Human Resource Management in Public Education. Management in Education, 29(3), 112-118. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2003.08.007 Bissola, R. & Imperatori, B. (2019).?HRM 4.0 For Human-Centered Organizations. Emerald Publishing Limited. Lawler, E. E. (2003). Reward practices and performance management system effectiveness. Organizational Dynamics, 32(4), 396-404. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2003.08.007 Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2004). Managing human resources (4th ed.). Pearson Prentice Hall. Ferreira, A.I., & Martinez, L.F. (2012). Presenteeism and burnout among teachers in public and private portuguese elementary schools. International Journal of Human Resource Management, 23(20), 4380-4390. https://doi.org/10.1080/09585192.2012.667435 Caetano, A. (2007). Avaliação da formação profissional: estudos em organizações portuguesas. Livros Horizonte.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16