Veloso, L., Abrantes, P. e Craveiro, D.(2011). A avaliação externa das escolas como processo social. Educação, Sociedade e Cultura, 33:69-88.
Veloso, L., org(2013). Escolas e avaliação externa: um enfoque nas estruturas organizacionais. Lisboa: Mundos Sociais.
Nóvoa, A.(1995). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote.
Mintzberg, H.(1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa:Dom Quixote.
McBeath, J.(2010). School self-evaluation models, tools and examples of practice. National College for School Leadership.
Lima, L.(1992). A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga:IE/UM.
Barroso, J.(2005). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa:Universidade Aberta.
Balazs, G. & Faguer, J.(1996). Une nouvelle forme de management: l'évaluation. Actes de la recherche en Sciences Sociales, 114:68-78.
Azevedo, J., org.(2002). Avaliação das escolas. Porto:ASA.
Archer, M.(1979). Social Origins of Educational Systems. Londres: Sage.
:
Secundária
http://www.ige.min-edu.pt/
Inspeção Geral da Educação e Ciência
http://www.cnedu.pt/pt/
Conselho Nacional de Educação
Sítios de interesse:
http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1122428&_dad=portal&_schema=PORTAL
Sísifo. Revista de Ciências da Educação
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao
Revista Lusófona de Educação
http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/
Revista de Educação
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/eduscience/index
Revista Eduscience
http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/editions/292
Revista Educação, Sociedades e Culturas
http://revistas.rcaap.pt/rpe/index
Revista Portuguesa de Educação
Algumas revistas portuguesas:
Veloso, L. & Abrantes, P. (orgs.) (2013). Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. Lisboa: Mundos Sociais.
Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2013). Community Involvement in School Management in Portugal. Citizenship, Social and Economics Education, 12(3): 186-199.
de São Paulo, 38(4): 815-832.
Veloso, L., Abrantes, P. & Craveiro, D. (2012b). The Portuguese schools' evaluation programme: a sociological approach to the participation of social actors. Evaluation. The International Journal of Theory, Research and Practice, 19(2): 110-125.
Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012a). Regulação e procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal. Sociologia, Problemas e Práticas, 66: 127-146.
Torres, L. L. (2011). Liderança singular na escola democrática: ameaças e contradições. Elo, 18(1): 27-36.
Torres, L. L. (1997). Cultura organizacional escolar. Representações dos professores numa escola portuguesa. Oeiras: Celta.
Torres, L. L. (2011). A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública. Educação, Sociedade & Culturas, 32(1): 91-109.
Duarte, A., Veloso, L., Marques, J. & Sebastião, J. (2014). Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ. International Journal of Social Research Methodology. DOI: 10.1080/13645579.2014.910743. http://dx.doi.org/10.1080/13645579.2014.910743
Conselho Nacional de Educação (2010). Parecer sobre Avaliação Externa das Escolas (2007 - 2009). Lisboa: Conselho Nacional de Educação (CNE).
Coelho, I., Sarrico, C. & Rosa, Maria J. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que futuro? Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7(2): 56-67.
Bourdieu, P. (1978). Classement, déclassement, reclassement. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 24, 1, 2-22.
: