Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01681
Acrónimo :
01681
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes um conhecimento avançado sobre a importância da conceção e execução de processos de avaliação das organizações escolares, nomeadamente no que respeita aos conceitos, aos tipos de avaliação, incluindo autoavaliação e avaliação externa e aos processos de avaliação e ao seu enquadramento em contextos internacionais, nacionais e regionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1 – Identificar a organização escolar enquanto entidade de gestão democrática e autónoma, num contexto internacional, nacional e regional. OA2 – Identificar os diversos tipos de avaliação (por objetivos, objetos, natureza) de organizações escolares, relacionando o conceito de Avaliação com os conceitos de Qualidade e de Planeamento Estratégico. OA3 – Distinguir autoavaliação de avaliação externa contextualizando os dois processos no caso português. OA4 – Conceber/Executar processos de avaliação de organizações escolares, considerando as mais-valias/desafios a potenciar/contornar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 – Escolas como organizações: 1.1. Evolução histórica do conceito de escola, 1.2. Escola como organização de gestão democrática e autónoma, embora sob influência internacional, nacional e regional. CP2 – Modelos de Avaliação: 2.1. O conceito de Avaliação e em articulação com a Qualidade e o Planeamento Estratégico, 2.2. Os vários tipos de Avaliação (por objetivos, objetos, natureza), 2.3. Processos e abordagens de avaliação em organizações escolares. CP3 – Autoavaliação e Avaliação externa em organizações escolares: 3.1. Conceitos e evolução histórica, 3.2. O caso português: história, enquadramento, dimensões de análise, atores. CP4 – Processos de Avaliação em organizações escolares: 4.1. As fases de Avaliação: Diagnóstico, Decisão/Planeamento, Implementação/Monitorização, Avaliação, 4.2. Estratégias metodológicas por fase: como programar a avaliação, potenciando as oportunidades e superando os desafios, 4.3. A importância da participação nos processos de Avaliação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Explicitar o conceito de escola enquanto organização escolar, e sua evolução (CP1) possibilita que os/as estudantes a entendam enquanto entidade de gestão democrática e autónoma, num contexto internacional, nacional e regional (OA1). Explicitar os diferentes modelos de Avaliação, respetivos processos e abordagens (CP2), possibilita que os/as estudantes identifiquem os vários tipos de avaliação e entendam a importância da Avaliação em articulação com a Qualidade e o Planeamento Estratégico (OA2). Explicar as origens, os conceitos e as experiências de autoavaliação e de avaliação externa, de uma forma geral e, em particular, no caso português (CP3), possibilita que os/as estudantes os distingam e entendam a sua importância para as organizações escolares (OE3). Refletir sobre e experimentar processos de avaliação de organizações escolares (CP4) possibilitam que os/as estudantes concebam e executem aqueles processos com capacidade de potenciar as mais-valias e de superar os desafios (OA4).

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências: 1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores): - Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para concluir a Unidade Curricular, mas também para aplicar nas suas profissões. - Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo do semestre, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de casos práticos de processos de avaliação de organizações escolares, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho individual). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas. - Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre um caso prático de processo de avaliação de uma organização escolar, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas). O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo. A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação. 2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre. O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas previstas para esta Unidade Curricular estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no/a estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais específicas através de uma aprendizagem ativa e participada. Este modelo pedagógico valoriza a integração do conhecimento teórico com a prática, o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino sempre que possível, e a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo entre discentes e entre discentes e docente. As estratégias, e respetivas práticas, incluem: - Componentes expositivas - dos conteúdos programáticos e recorrendo, sempre que pertinente e possível, a exemplos de casos práticos de processos de avaliações de organizações escolares – em todas as aulas. - Componentes participativas - questões, debates ou discussões em torno de temas atuais da investigação na área da avaliação de organizações escolares (incluindo acerca de questões/dúvidas dos/das estudantes) ou de exemplos de casos práticos de processos de avaliações de organizações escolares - em todas as aulas. - Componentes práticas - exercícios práticos variados individuais ou em grupo - em todas as aulas. - Trabalho autónomo – análise de casos práticos de processos de avaliações de organizações escolares, ao longo do semestre, individualmente e em grupo, incentivando os/as estudantes a desenvolver as leituras obrigatórias e complementares desta Unidade Curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os instrumentos de avaliação estão estruturados de forma a garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira eficaz e mensurável, e que a avaliação dos conhecimentos e competências dos/das estudantes é completa e integrada. - As componentes expositivas fornecem a base teórica necessária para definir e refletir sobre os conceitos de organizações escolares, avaliação, qualidade, planeamento estratégico, modelos de avaliação, autoavaliação e avaliações externa (vertente relativa aos conhecimentos dos OE). Estas componentes são dinamizadas em articulação com as componentes participativas e ativas de forma a promover a ligação entre teoria e prática. - As componentes participativas e ativas permitem que os/as estudantes apliquem os conteúdos programáticos, ou seja, que treinem as suas competências ao nível da conceção e execução de processos de avaliação de organizações escolares (Diagnóstico, Decisão/Planeamento, Implementação/Monitorização, Avaliação), potenciado mais-valias e superando desafios (vertente relativa às competências dos OE). Estas componentes potenciam não apenas a participação ativa dos/das estudantes, como também o promovem o processo de feedback por parte do docente às intervenções e exercícios realizados em aula. - O trabalho autónomo (trabalhos individuais e de grupo), incluindo leituras e os exercícios práticos propostos, promove a autonomia e o desenvolvimento de competências de conceção e execução de processos de avaliação de organizações escolares. – O Exame avalia de forma abrangente o conhecimento adquirido ao longo do semestre, garantido que os/as estudantes dominem todos os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular.

Observações / Observations


- O uso de ferramentas de inteligência artificial, como por exemplo, o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. - Os/as estudantes com estatuto especial (ou em condições de a obter) devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial do Iscte, disponível na página da instituição, e contactar o/a docente no início do semestre. - Recomenda-se a leitura atenta do “Estilo APA” disponível na página da biblioteca do Iscte para efetuar formatação de trabalhos, citações e referências bibliográficas dos trabalhos desta Unidade Curricular. - Esta Unidade Curricular contribui para o ODS4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Capucha, L., Caramelo, S. (2024). Ciências Sociais Aplicadas – Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas. Almedina. Capucha, L. e Sebastião, J. (2018). Políticas de educação, processos de gestão e avaliação das escolas em Portugal. Revista de Administração e Emprego Público, 4, p. 57-67. Fernandes, D. (2018). Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. Imprensa da Universidade de Lisboa. Ferrarotto, L. (2022). As Repercussões das Avaliações Externas em Larga Escala na Organização do Trabalho Pedagógico: Uma Possibilidade de Discussão a Partir do Estágio Supervisionado. Educação em Revista, 38. Nogueira, A., Gonçalves, M., Costa, J. (2019). A Intervenção da Inspeção na AEE: um estudo com base nas perceções de diretores de escolas. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), p. 171-187. Ramalho, B., Vera, M. (2023). Gestão Educacional e a Defasagem na Aprendizagem: A Atuação dos Dirigente Escolares para a Superação das Fragilidades Educacionais. SciELO Preprints.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Afonso, A. J. (2010). Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência. Em Estudos em Avaliação Educacional, 21(46), 343-362. Abrantes, P. (2010). Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero-americano. Revista Iberoamericana de Educación, 53, pp. 25-44. Barroso, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Universidade Aberta. Azevedo, J. M. (2005). Avaliação das Escolas: Fundamentar Modelos e Operacionalizar Processos. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos. DGIDC-ME. Costa, J. A. (2004). Construção de projectos educativos nas escolas: Traços de um percurso debilmente articulado. Em Revista Portuguesa de Educação, 17 (2), p. 85-114. Fernandes, D. (Org.) (2011). Avaliação Em Educação: Olhares Sobre uma Prática Social Incontornável, Editora Melo. Fernandes, D. (2013). Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Em aval. pol. públ. Educ., 21(78), p. 11-34. Coelho, I., Sarrico, C., João Rosa, M. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que futuro? Em Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7(2), p. 56-67. Lima, L. C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora. Marques, R. & Ferraz, D., (orgs.) (2015). Governação integrada e administração pública. INA Editora. Maroy, C., Voisin, A. (2013). As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Em Educação e Sociedade, 34(124). Perestrelo, M. (2002). Planeamento estratégico e avaliação: metodologias de análise prospectiva. Em Cidades, Comunidades e Territórios, 4, p. 33-43. Veloso, L. (org) (2013). Escolas e avaliação externa: um enfoque nas estruturas organizacionais. Mundos Sociais

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-10