Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01681
Acrónimo :
01681
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular são os seguintes: a) treino de competências analíticas e de avaliação sobre as escolas como organizações; b) treino de competências de leitura de textos e de recolha e seleção de informação; c) treino de competências orais e escritas de exposição e debate de pontos de vista de forma fundamentada; d) treino de competências de discussão e partilha das suas experiências profissionais; e) treino de competências de desenvolvimento de espírito crítico sobre as organizações escolares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os estudantes, no final do semestre: a) Compreendem os conceitos de avaliação e de organização escolar; b) Percebem a relação entre avaliação e qualidade e avaliação e planeamento estratégico; c) Entendam a importância da influência internacional sobre o desenvolvimento dos processos de avaliação externa e de autoavaliação em Portugal; d) Conheçam o processo de avaliação externa em Portugal; e) Revelem capacidade de conceber e executar processos de autoavaliação de organizações escolares e de mobilizar os atores na concretização desse processo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução - Planeamento e avaliação da UC - Os conceitos de Avaliação e de Organização Escolar 2. Escolas como organizações - Escola como organização e participação na organização escolar - Escola como organização educativa: gestão democrática e autonomia 3. Avaliação das organizações escolares - Avaliação: origem, objetivos, natureza, abordagens, processos - Relação entre Avaliação e Qualidade - Relação entre Avaliação e Planeamento estratégico - A influência de organizações internacionais na avaliação das escolas 4. Tipos de avaliação das organizações escolares - A Avaliação externa: breve resumo sobre o caso português, enquanto política educativa (a construção e a concretização) - A autoavaliação: enquadramento, modelos, dimensões de análise, atores - Avaliação das escolas como processo social 5. Balanço das aprendizagens

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objectivo problematizar a especificidade das escolas como organizações focando a análise nas várias dimensões das organizações escolares e relacionando-as com os processos, prática e modelos de ensino-aprendizagem. Será desenvolvido um trabalho com os alunos centrado em conteúdos programáticos sobre as organizações escolares. Adota-se uma perspetiva sobre a avaliação das organizações escolares com um pendor fortemente analítico e potenciador de uma intervenção sustentada no conhecimento da organização. Na concretização dos objetivos da unidade curricular desenvolve-se um trabalho visando: - promover o desenvolvimento e treino das competências de análise e avaliação das organizações escolares, as suas dimensões e o papel dos atores sociais nos respetivos processos; - debater os processos de avaliação das escolas como processos sociais; - articular a análise das escolas como organizações no quadro dos processos de auto-avaliação e avaliação externa.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: a) Participação nas aulas, revelando compreender os conteúdos (20%) b) Competências demonstradas nos trabalhos autónomos semanais, ao longo do semestre, sob orientação do professor (40%) c) Competências reveladas no ensaio final (por escrito, em vídeo e com discussão de grupo com o docente), realizado em grupo (40%) Participação oral e trabalhos escritos podem ser realizada em Português ou Inglês. Pode fazer exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular terá como metodologias de ensino: - exposição e debate de conteúdos de cariz empírico, metodológico e teórico-conceptual; - partilha e debate de experiências profissionais de avaliação de escolas como organizações; - partilha e debate a partir das experiências profissionais dos alunos; - reflexão acerca da avaliação das escolas como um processo social; - treino de competências de análise e avaliação das organizações escolares.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Na medida em que a unidade curricular tem como objetivo discutir a especificidade das organizações escolares, e dos processos de avaliação externa e de autoavaliação em particular, as metodologias de ensino acionadas visam articular os conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos transmitidos pela docente com as experiências e trajetórias profissionais dos alunos. Assim, as sessões previstas para a unidade curricular contemplam: a) momentos de explicitação de conteúdos por parte da docente, de debate desses conteúdos com os alunos e a sua articulação com a realidade empírica das organizações escolares portuguesas; b) realização de exercícios práticos em aula para exemplificação dos conteúdos e possibilidade de treino em competências de avaliação das organizações escolares por parte dos alunos; c) disponibilização de trabalhos autónomos semanais para posterior debate em aula para o treino das competências listadas nos objetivos gerais e de aprendizagem; d) sessões de discussão entre a docente e cada grupo de alunos sobre a organização escolar selecionada pelos alunos ou o exercício de avaliação em construção para realização do trabalho final. A par destas modalidades de ensino-aprendizagem, haverá um trabalho de apoio tutorial aos alunos por parte da docente, que tem como princípio o do apoio individualizado do percurso de aprendizagem. Atendendo aos objetivos da unidade curricular, as metodologias de ensino-aprendizagem referidas focam-se, do ponto de vista dos conteúdos curriculares: a) na reflexão em torno dos modelos organizacionais das escolas e da sua heterogeneidade; b) no lugar ocupado pelos atores sociais na estrutura organizacional e as funções desempenhadas; c) nos procedimentos de análise e avaliação das organizações escolares, devidamente assentes em teorias e respetivos conceitos.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alaíz, V, Góis, E. & Gonçalves, C(2003). Auto-avaliação de escolas. Porto: Edições ASA.Azevedo, J, org (2002). Avaliação das escolas. Porto:ASA. Barroso, J. (2005).Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta. Lima, L. (1992). A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: IE/UM. McBeath, J. (2010). School self-evaluation models, tools and examples of practice. National College for School Leadership. Mintzberg, H. (1995).Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Dom Quixote. Nóvoa, A. (1995).As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote. Pacheco, JA, (org) (2014). Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora. Veloso, L. (org) (2013). Escolas e avaliação externa: um enfoque nas estruturas organizacionais. Lisboa: Mundos Sociais.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Abrantes, P. & Sebastião, J. (2010). Portões que se abrem e que se fecham. Processos de inclusão e de segregação nas escolas públicas portuguesas", in Dornelas, A, Oliveira, L., Veloso, L & Guerreiro, M. D. (orgs.), Portugal Invisível, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 75-93. Bourdieu, P. (1978). Classement, déclassement, reclassement. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 24, 1, 2-22. Capucha, L., et al. (1996). Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 22: 9-27. Coelho, I., Sarrico, C. & Rosa, Maria J. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que futuro? Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7(2): 56-67. Conselho Nacional de Educação (2010). Parecer sobre Avaliação Externa das Escolas (2007 ? 2009). Lisboa: Conselho Nacional de Educação (CNE). Ferreira, I. & Teixeira, Ana R. (2010). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, Vol. XX: 331-350. Lima, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora. Marques, R. & Ferraz, D., orgs. (2015). Governação integrada e administração pública. Lisboa: INA Editora. Maroy, C.; Voisin, A. (2013). As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Educação e Sociedade, 34(124). http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000300012 OECD (1991). Principles for evaluation of development assistance. OECD: Paris. https://www.oecd.org/dac/evaluation/2755284.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16