Bibliografia

Principal

  • Alaíz, V, Góis, E.&Gonçalves, C(2003).Auto-avaliação de escolas. Porto:Edições ASA.Azevedo, J, org(2002).Avaliação das escolas. Porto:ASA.Barroso, J(2005).Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta.Lima, L(1992).A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga:IE/UM.McBeath, J(2010).School self-evaluation models, tools and examples of practice. National College for School Leadership.Mintzberg, H(1995).Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa:Dom Quixote.Nóvoa, A(1995).As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote.Pacheco, JA, org(2014).Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto:Porto Editora.Veloso, L, org(2013).Escolas e avaliação externa: um enfoque nas estruturas organizacionais. Lisboa: Mundos Sociais.Verger, A& Curran, M(2014).New public management as a global education policy: its adoption and re-contextualization in a Southern European setting. Critical Studies in Education, 55,3:253-71.:

Secundária

  • http://www.ige.min-edu.pt/ Inspeção Geral da Educação e Ciência http://www.cnedu.pt/pt/ Conselho Nacional de Educação Sítios de interesse https://journals.sagepub.com/home/evi Evaluation Avaliação Resnik, J. (2011). The construction of a managerial education discourse and the involvement of philanthropic entrepreneurs: The case of Israel. Critical Studies in Education, 52 (3): 251-266. Møller, J., and G. Skedsmo. (2013) Modernising education: New Public Management reform in the Norwegian education system. Journal of Educational Administration and History, 45(4): 336-353. Mattei, P. (2012) Market accountability in schools: Policy reforms in England, Germany, France and Italy. Oxford Review of Education, 38(3): 247-266. Maroy, C.; Voisin, A. (2013) As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Educucação e Sociedade, 34(124): 881-901. Court, M., O'Neill, J. (2011). 'Tomorrow's schools' in New Zealand: From social democracy to market managerialism. Journal of Educational Administration and History, 43(2): 119-140. De Grauwe, A. (2005). Improving the quality of education through school-based management: learning from international experiences. International review of education, 51(4): 269-287. Bromley, P. (2015). Policy and Administration as Culture: Organizational Sociology and cross-National Education Trends. In K. Mundy, A. Green, B. Lingard and A. Verger. Global Education Policy Handbook. London: Wiley-Blackwell. Bandur, A. (2012). School-based management developments: challenges and impacts. Journal of Educational Administration, 50(6): 845-873. Verger, A. and M. Curran. (2014). New public management as a global education policy: its adoption and re-contextualization in a Southern European setting.? Critical Studies in Education, 55(3): 253-271. Verger, A. (2014). Why do policy-makers adopt global education policies? Toward a research framework on the varying role of ideas in education reform. Current Issues in Comparative Education 16(2): 14-29. Nova Gestão Pública - algumas referências http://journals.sagepub.com/home/org Organization http://journals.sagepub.com/home/ossa Organization Studies Algumas revistas ? Estudos Organizacionais https://www.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=28988751-1A7F-48DA-8C94-8665E3A51473 Revista de Administração e Emprego Público http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao Revista Lusófona de Educação https://revistas.rcaap.pt/sisyphus Instituto de Educação Universidade de Lisboa Sisyphus ? Journal of Education http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/editions/292 Revista Educação, Sociedades e Culturas http://revistas.rcaap.pt/rpe/index Revista Portuguesa de Educação Algumas revistas portuguesas ? Educação e Administração Escolar Verger, A. (2014). Why do policy-makers adopt global education policies? Toward a research framework on the varying role of ideas in education reform. Current Issues in Comparative Education 16(2), 14-29. Veloso, L. & Abrantes, P. (orgs.) (2013). Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. Lisboa: Mundos Sociais. de São Paulo, 38(4): 815-832. Veloso, L., Abrantes, P. & Craveiro, D. (2012b). The Portuguese schools? evaluation programme: a sociological approach to the participation of social actors. Evaluation. The International Journal of Theory, Research and Practice, 19(2): 110-125. Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012a). Regulação e procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal. Sociologia, Problemas e Práticas, 66: 127-146. Veloso, L., Abrantes, P. e Craveiro, D. (2011). A avaliação externa das escolas como processo social. Educação, Sociedade e Cultura, 33: 69-88. Torres, L. L. (2011). Liderança singular na escola democrática: ameaças e contradições. Elo, 18(1): 27-36. Torres, L. L. (1997). Cultura organizacional escolar. Representações dos professores numa escola portuguesa. Oeiras: Celta. Torres, L. L. (2011). A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública. Educação, Sociedade & Culturas, 32(1): 91-109. https://www.oecd.org/dac/evaluation/2755284.pdf OECD (1991). Principles for evaluation of development assistance. OECD: Paris. Maroy, C.; Voisin, A. (2013). As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Educação e Sociedade, 34(124). http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000300012 Marques, R. & Ferraz, D., orgs. (2015). Governação integrada e administração pública. Lisboa: INA Editora. Lima, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora. Ferreira, I. & Teixeira, Ana R. (2010). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, Vol. XX: 331-350. Conselho Nacional de Educação (2010). Parecer sobre Avaliação Externa das Escolas (2007 ? 2009). Lisboa: Conselho Nacional de Educação (CNE). Coelho, I., Sarrico, C. & Rosa, Maria J. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que futuro? Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7(2): 56-67. Capucha, L., et al. (1996). Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 22: 9-27. Bourdieu, P. (1978). Classement, déclassement, reclassement. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 24, 1, 2-22. Abrantes, P. & Sebastião, J. (2010). Portões que se abrem e que se fecham. Processos de inclusão e de segregação nas escolas públicas portuguesas", in Dornelas, A, Oliveira, L., Veloso, L & Guerreiro, M. D. (orgs.), Portugal Invisível, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 75-93.: