Bibliografia

Principal

  • Veloso, L., Abrantes, P. e Craveiro, D.(2011). A avaliação externa das escolas como processo social. Educação, Sociedade e Cultura, 33:69-88. Veloso, L., org(2013). Escolas e avaliação externa: um enfoque nas estruturas organizacionais. Lisboa: Mundos Sociais. Nóvoa, A.(1995). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote. Mintzberg, H.(1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa:Dom Quixote. McBeath, J.(2010). School self-evaluation models, tools and examples of practice. National College for School Leadership. Lima, L.(1992). A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga:IE/UM. Barroso, J.(2005). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa:Universidade Aberta. Balazs, G. & Faguer, J.(1996). Une nouvelle forme de management: l'évaluation. Actes de la recherche en Sciences Sociales, 114:68-78. Azevedo, J., org.(2002). Avaliação das escolas. Porto:ASA. Archer, M.(1979). Social Origins of Educational Systems. Londres: Sage. :

Secundária

  • http://www.ige.min-edu.pt/ Inspeção Geral da Educação e Ciência http://www.cnedu.pt/pt/ Conselho Nacional de Educação Sítios de interesse: http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1122428&_dad=portal&_schema=PORTAL Sísifo. Revista de Ciências da Educação http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao Revista Lusófona de Educação http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/ Revista de Educação http://revistas.ulusofona.pt/index.php/eduscience/index Revista Eduscience http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/editions/292 Revista Educação, Sociedades e Culturas http://revistas.rcaap.pt/rpe/index Revista Portuguesa de Educação Algumas revistas portuguesas: Veloso, L. & Abrantes, P. (orgs.) (2013). Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. Lisboa: Mundos Sociais. Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2013). Community Involvement in School Management in Portugal. Citizenship, Social and Economics Education, 12(3): 186-199. de São Paulo, 38(4): 815-832. Veloso, L., Abrantes, P. & Craveiro, D. (2012b). The Portuguese schools' evaluation programme: a sociological approach to the participation of social actors. Evaluation. The International Journal of Theory, Research and Practice, 19(2): 110-125. Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012a). Regulação e procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal. Sociologia, Problemas e Práticas, 66: 127-146. Torres, L. L. (2011). Liderança singular na escola democrática: ameaças e contradições. Elo, 18(1): 27-36. Torres, L. L. (1997). Cultura organizacional escolar. Representações dos professores numa escola portuguesa. Oeiras: Celta. Torres, L. L. (2011). A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública. Educação, Sociedade & Culturas, 32(1): 91-109. Duarte, A., Veloso, L., Marques, J. & Sebastião, J. (2014). Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ. International Journal of Social Research Methodology. DOI: 10.1080/13645579.2014.910743. http://dx.doi.org/10.1080/13645579.2014.910743 Conselho Nacional de Educação (2010). Parecer sobre Avaliação Externa das Escolas (2007 - 2009). Lisboa: Conselho Nacional de Educação (CNE). Coelho, I., Sarrico, C. & Rosa, Maria J. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que futuro? Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7(2): 56-67. Bourdieu, P. (1978). Classement, déclassement, reclassement. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 24, 1, 2-22. :