Capucha, L., Caramelo, S. (2024). Ciências Sociais Aplicadas – Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas. Almedina.
Capucha, L. e Sebastião, J. (2018). Políticas de educação, processos de gestão e avaliação das escolas em Portugal. Revista de Administração e Emprego Público, 4, p. 57-67.
Fernandes, D. (2018). Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. Imprensa da Universidade de Lisboa.
Ferrarotto, L. (2022). As Repercussões das Avaliações Externas em Larga Escala na Organização do Trabalho Pedagógico: Uma Possibilidade de Discussão a Partir do Estágio Supervisionado. Educação em Revista, 38.
Nogueira, A., Gonçalves, M., Costa, J. (2019). A Intervenção da Inspeção na AEE: um estudo com base nas perceções de diretores de escolas. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), p. 171-187.
Ramalho, B., Vera, M. (2023). Gestão Educacional e a Defasagem na Aprendizagem: A
Atuação dos Dirigente Escolares para a Superação das Fragilidades Educacionais. SciELO Preprints.:
Secundária
Afonso, A. J. (2010). Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência. Em Estudos em Avaliação Educacional, 21(46), 343-362.
Abrantes, P. (2010). Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero-americano. Revista Iberoamericana de Educación, 53, pp. 25-44.
Barroso, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Universidade Aberta.
Azevedo, J. M. (2005). Avaliação das Escolas: Fundamentar Modelos e Operacionalizar Processos. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos. DGIDC-ME.
Costa, J. A. (2004). Construção de projectos educativos nas escolas: Traços de um percurso debilmente articulado. Em Revista Portuguesa de Educação, 17 (2), p. 85-114.
Fernandes, D. (Org.) (2011). Avaliação Em Educação: Olhares Sobre uma Prática Social Incontornável, Editora Melo.
Fernandes, D. (2013). Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Em aval. pol. públ. Educ., 21(78), p. 11-34.
Coelho, I., Sarrico, C., João Rosa, M. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que futuro? Em Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7(2), p. 56-67.
Lima, L. C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.
Marques, R. & Ferraz, D., (orgs.) (2015). Governação integrada e administração pública. INA Editora.
Maroy, C., Voisin, A. (2013). As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Em Educação e Sociedade, 34(124).
Perestrelo, M. (2002). Planeamento estratégico e avaliação: metodologias de análise prospectiva. Em Cidades, Comunidades e Territórios, 4, p. 33-43.
Veloso, L. (org) (2013). Escolas e avaliação externa: um enfoque nas estruturas organizacionais. Mundos Sociais: