Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01682
Acrónimo :
01682
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objetivo geral proporcionar aos estudantes um conhecimento teórico e aplicado sobre os sistemas e as técnicas de gestão e avaliação do desempenho nas organizações escolares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que conclua com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar os diferentes objetivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho; OA2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação; OA3. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas no processo de gestão e avaliação de desempenho dos docentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As abordagens da gestão e avaliação de desempenho e de competências 2. Os componentes críticos do sistema de gestão e avaliação de desempenho e de competências 3. Como criar indicadores e métricas na gestão de desempenho e de competências 4. Como gerir o processo com qualidade e equidade: princípios e procedimentos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático (CP) 1 visa o aprofundamento teórico e uma análise fundamentada dos sistemas de gestão e avaliação de desempenho e as principais técnicas a aplicar em contextos específicos pelo que está associado ao OA1. O OA2 (Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação) encontra-se focado na compreensão das diferentes abordagens de gestão de desempenho e seus impactos, para o qual contribui o CP2. Os CP3 e CP4 enquadram os processos de gestão de desempenho nas organizações escolares, respetivas métricas, intervenientes no processo, os princípios psicométricos e o ciclo de gestão, contribuindo assim para o OA3.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%. Os estudantes deverão identificar uma organização escolar para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão e avaliação de desempenho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Prova individual, representa os restantes 60% da nota final. O teste terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingiremos critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e de aprendizagem desta unidade curricular (UC) são diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em duas aulas semanais, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura e a análise de situações reais. O convite à participação de gestores de organizações escolares complementam a ligação à prática. A metodologia ativa envolve a análise de casos (retirados de revistas da especialidade), bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um processo de gestão e avaliação de desempenho de uma organização escolar e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui a leitura de artigos (presentes na bibliografia ou no plano de sessões da UC) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. O trabalho autónomo contempla ainda exercícios a realizar fora das horas de contacto, realização do trabalho de grupo e do trabalho individual, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as MEAs e os respetivos OAs. A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva (MEA 1) é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os 3 objetivos de aprendizagem da UC (OA1, OA2 e OA3). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura e a análise de situações reais. Para além dos exercícios em aula, a participação dos estudantes é ainda incentivada nas discussões dos trabalhos individuais, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA 2 e 3. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 2 e 3. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho individual e do trabalho de campo e preparação para o teste individual. MEA 1- OA1, OA2, OA3; MEA 2 - OA2, OA3; MEA 3- OA2, OA3; MEA 4- OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Danielson Charlotte and Thomas L. McGreal, (2007). Teacher Evaluation to Enhance Professional Practice. Alexandria, VA: ASCD - Al Maktoum, S. B., & Al Kaabi, A. M. (2024). Exploring teachers’ experiences within the teacher evaluation process: A qualitative multi-case study. Cogent Education, 11(1), 2287931. - Kim, J., Li, X., & Bergin, C. (2024). Characteristics of effective feedback in teacher evaluation. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 1-23. - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira,A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora. - Peterson, K.D. e Peterson, C. A. (2006). Effective Teacher Evaluation: A Guide For Principals. Thousand Oaks, CA: Corwin Press. - Soni, L. N., & Pawar, R. S. (2023). Job Satisfaction and Performance Appraisal. Ashok Yakkaldevi. - Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners' guide to alternatives in agile organizations. Cham: Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Díaz Alcaraz, Francisco (2007), Modelo para autoevaluar la prática docente. Madrid: Praxis. - Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson. - Etkina, E., & Planinsic, G. (2024). The Investigative Science Learning Environment: A Guide for Teacher Preparation and Professional Development. IOP Publishing. - Jawahar, I.M. (2006). An investigation of potential consequences of satisfaction with appraisal feedback. Journal of Leadership and Organizational Studies, 2006; 13, 2: 14-28. - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. - OECD (2013), Teachers for the 21st Century: Using Evaluation to Improve Teaching, OECD Publishing.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-14