Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01682
Acrónimo :
01682
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Facultar aos alunos um conhecimento teórico e aplicado sobre as técnicas de avaliação do desempenho e de competências. O estudante que conclua com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de responder às seguintes questões: ? Quais são os problemas conceptuais e metodológicos no estudo dos sistemas de avaliação de desempenho e de competências? ? Quais são as principais características dos sistemas mais usuais de avaliação de competências e de desempenho? ? Qual o impacto do desenho de tais sistemas na motivação para o trabalho e nos desempenhos individual, grupal e organizacional?

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que conclua com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar os diferentes objectivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho; OA2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação; OA3. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas na avaliação de desempenho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. As abordagens da avaliação de desempenho e de competências P2. Os componentes críticos do sistema de avaliação e gestão do desempenho e de competências P3. Como criar indicadores e métricas na gestão do desempenho e de competências P4. Como gerir o processo com qualidade e equidade: princípios e procedimentos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular tem por objectivo principal facultar aos alunos um conhecimento teórico e aplicado sobre os sistemas e as técnicas de gestão e avaliação do desempenho. Os conteúdos programáticos correspondem aos objectivos de aprendizagem específicos e são leccionados de modo a que os estudantes adquiriam os conhecimentos necessários para uma análise fundamentada dos sistemas de avaliação e aprendam as principais técnicas a aplicar em sistemas concretos de avaliação de desempenho nas organizações escolares: OA1 - P1; OA2 - P2; OA3 ? P3 e P4.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Trabalho de grupo (40%); teste de frequência (60%). Os alunos que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia pedagógica inclui a exposição sistematizada (M1), exercícios práticos e discussões em sala de aula (M2), análise de casos (trabalho de grupo) (M3) e trabalho autónomo de estudo e análise de sistemas de avaliação (M4).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias pedagógicas estão ajustadas ao objectivo geral da UC e aos objectivos específicos de aprendizagem do seguinte modo: M1 - Exposições de sistematização de conceitos e técnicas: OA1; OA2; OA3; M2 - Exercícios práticos e discussões em sala de aula: OA1; OA2; OA3; M3- Análise de casos (trabalho de grupos: OA1; OA2; OA3; M4. Trabalho autónomo de estudo e análise de sistemas de avaliação: OA1; OA2; OA3.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação (teste de frequência e exame) poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas atempadamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners' guide to alternatives in agile organizations. Cham: Springer. - Peterson, K.D. e Peterson, C. A. (2006). Effective Teacher Evaluation: A Guide For Principals. Thousand Oaks, CA: Corwin Press. - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira,A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora. - Danielson Charlotte and Thomas L. McGreal, (2007). Teacher Evaluation to Enhance Professional Practice. Alexandria, VA: ASCD

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- OECD (2013), Teachers for the 21st Century: Using Evaluation to Improve Teaching, OECD Publishing. - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. - Jawahar, I.M. (2006). An investigation of potential consequences of satisfaction with appraisal feedback. Journal of Leadership and Organizational Studies, 2006; 13, 2: 14-28. - Díaz Alcaraz, Francisco (2007), Modelo para autoevaluar la prática docente. Madrid: Praxis. - Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16