Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação 2.º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo fornecer aos/às alunos/as conhecimentos avançados sobre a natureza, origem e expressão dos estereótipos, preconceitos e discriminação ao longo da vida (infância, adolescência e idade adulta) e relativamente a diferentes categorias sociais e contextos intergrupais (e.g., etnia, género, grupo racial, idade, nacionalidade, orientação sexual). Pretende-se que os/as alunos/as adquiram conhecimentos avançados ao nível da avaliação e intervenção sobre os estereótipos, preconceito e discriminação no quadro do combate às desigualdades e exclusão associadas a diferentes categorias ou pertenças sociais. É ainda objetivo da UC que os/as alunos desenvolvam competências avançadas de análise crítica relativamente à literatura da Psicologia Social aplicada ao estudo dos estereótipos, preconceito e discriminação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Definir e relacionar os conceitos de estereótipo, preconceito e discriminação. OA2. Aplicar instrumentos e procedimentos de avaliação dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA3. Contextualizar historicamente as teorias sobre o desenvolvimento dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA4. Descrever e relacionar as teorias sobre a expressão dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA5. Explicar as semelhanças e as diferenças na prevalência, conteúdo, e modos de expressão dos estereótipos, preconceito e discriminação relativamente a diferentes categorias sociais e contextos intergrupais e ao longo da vida (infância, adolescência e idade adulta). OA6. Avaliar as intervenções para a redução dos estereótipos, preconceito e discriminação, identificando as suas potencialidades e limitações. OA7. Refletir criticamente sobre a Psicologia Social aplicada ao estudo dos estereótipos, preconceito e discriminação, identificando questões de investigação em aberto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução ao Preconceito, Estereótipos e Discriminação 1.1 Definições e níveis de análise em Psicologia Social 1.2 Análise histórica sobre o estudo do preconceito CP2. Processos básicos e causas do Preconceito, Estereótipos e Discriminação 2.1 Processos cognitivos, afetivos e motivacionais 2.2 Diferenças individuais 2.3 Identidade social e auto-categorização CP3. Expressão contemporânea de preconceitos, estereótipos e discriminação 3.1 Expressão do racismo e do sexismo desde a infância até à idade adulta 3.2 Perspetivas contemporâneas sobre o heterossexismo 3.3 Explicações contemporâneas sobre preconceito e discriminação contra a imigração CP4. Impacto social do preconceito, estereótipos e discriminação 4.1 Ameaça de estereótipo e estratégias de coping 4.2 Preconceito institucional e políticas públicas CP5. Intervenções 5.1 Autorregulação e preconceito 5.2 Intervenções para combater a ameaça dos estereótipos 5.3 Ação coletiva e mudança social
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP), concretamente, a definição de conceitos-chave (CP1), a aplicação de instrumentos e procedimentos de avaliação dos estereótipos, preconceito e discriminação (todos os CP), a contextualização histórica (CP1, CP2 e CP3) e a descrição das teorias sobre o desenvolvimento dos estereótipos, preconceito e discriminação (CP2, CP3 e CP5), a compreensão das semelhanças e diferenças na prevalência, conteúdo e modos de expressão dos estereótipos e preconceito entre contextos intergrupais (CP3), e a avaliação e identificação das potencialidades e limitações das intervenções para a redução dos estereótipos, preconceito e discriminação (todos os CP).
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui: 1.1) leitura individual de 10 artigos-chave indicados pelo docente acompanhada de publicação de um breve comentário crítico na plataforma moodle (10%); 1.2) em grupo, preparação e realização de um debate (prós-e-contras) em aula, de um artigo científico sobre os conteúdos da UC, identificado pelos/as alunos/as e validado pelo docente (20%); 1.3) ensaio escrito, individual, que requer a aplicação dos conceitos e/ou teorias apresentados na UC à análise de uma situação real; esta situação deve envolver uma relação entre duas ou mais pessoas, e que podendo ser conceptualizada a partir de diferentes níveis de análise, inclua, necessariamente, o nível intergrupal (30%); 1.4) teste escrito individual a realizar no período de exames (40%). Ficam aprovados o/as aluno/as com presença em pelo menos 80% das aulas (12), que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de, pelo menos, 8.5 valores e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O/as aluno/as estão no centro do processo de ensino-aprendizagem. A perspetiva pedagógica adotada valoriza o papel ativo e crítico do/a aluno/a na discussão dos temas apresentados nas aulas, e a sua participação em exercícios individuais e de grupo. Concretamente, a UC integra, na tipologia de aula TP, metodologias expositivas (e.g. quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. discussão em aula, em pequeno e grande grupo), que alternam entre si. Na tipologia de aula PL, estão previstas metodologias participativas e ativas, por exemplo, a realização de um debate de grupo, de um artigo científico, adotando o formato prós-e-contras. Está previsto, ainda, trabalho autónomo, e orientação tutorial no âmbito da realização do ensaio individual e/ou da preparação do debate de grupo. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 119h) destinam-se à 1) leitura de 10 textos-chave indicados pelo docente e publicação de comentário crítico na plataforma moodle (19h), 2) preparação do debate de grupo em aula (20h), 3) elaboração do ensaio escrito, individual (30h) e de apoio às aulas e preparação para a frequência (50h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e avaliação estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA). As metodologias expositivas nas aulas teórico-práticas abrangem todos os OA, permitindo a aquisição de conhecimentos sobre estereótipos, preconceitos e discriminação, especialmente no que se refere aos OA1, OA3, OA4, OA5 e OA6. As metodologias participativas e ativas nas aulas teórico-práticas apoiam, sobretudo, os objetivos de aprendizagem que envolvem a aplicação de conhecimentos ou utilização de instrumentos de avaliação, a avaliação de intervenções ou a reflexão crítica sobre a literatura, especificamente os OA2, OA5, OA6 e OA7. No âmbito das práticas laboratoriais, as metodologias participativas e ativas (por exemplo, debate prós-e-contras sobre um artigo científico) são adequadas aos objetivos que requerem competências ao nível da explicação, avaliação e reflexão crítica, designadamente os OA5, OA6 e OA7. O trabalho autónomo está alinhado com a totalidade dos objetivos de aprendizagem. Especificamente, a leitura individual de 10 artigos-chave indicados pelo docente, acompanhada de publicação de reflexão crítica no Moodle, contribui para todos os OA (com particular relevo para o OA7). O ensaio escrito individual, que requer a aplicação dos conceitos e/ou teorias apresentados na UC à análise de uma situação real, contribui para os OA1, OA4 e OA7 (definir conceitos, descrever e relacionar teorias e refletir criticamente sobre a literatura). O teste escrito individual (que inclui perguntas de diferentes tipologias – resposta múltipla e resposta aberta) contribui para todos os OA.
Observações / Observations
1. Orientação tutorial Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da elaboração do ensaio individual, do debate de grupo e de preparação para o teste. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com o docente previamente por email. 2. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) A UC contribui para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relevantes para os ODS 5,10 e 16, respetivamente, ‘Igualdade de Género’, ‘Reduzir as Desigualdades’ e ‘Paz, Justiça, e Instituições Eficazes’. Concretamente, os/as alunos/as têm a oportunidade de melhor compreender e desenvolver competências para intervir sobre os estereótipos e o preconceito, entre outros fatores e mecanismos responsáveis pela formação e perpetuação de iniquidades e situações de exclusão e discriminação social, em contextos intergrupais formados em torno das categorias de etnia, género, grupo racial, idade, nacionalidade e orientação sexual. 3. Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem é considerada uma oportunidade. A este respeito, são admitidas as seguintes utilizações, e apenas estas: 1) apoio na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de conteúdos; 2) revisão de texto produzido originalmente pelo/a aluno/a; 3) produção e revisão das referências bibliográficas. Devem os/as alunos consultar o/a docente no caso de dúvida sobre a admissibilidade de uma determinada utilização de IAG que não se encontre aqui prevista. A utilização de IAG deve ser citada adotando as recomendações da American Psychological Association (https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt) e cumprindo as normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Não é admitida, e constitui uma violação grave, conducente à anulação do respetivo elemento de avaliação, a não referenciação da utilização de IAG e/ou a produção de conteúdo original (texto) com recurso às ferramentas de IAG, independentemente da extensão. 4. A UC é lecionada, e o teste / exame é preparado, exclusivamente, em inglês.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26