Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa dotar os/ as estudantes de conhecimentos avançados sobre a natureza e origem dos estereótipos, preconceitos e discriminação, com um foco particular nas expressões contemporâneas de preconceito. Desenvolve-se um foco particular nas expressões contemporâneas de racismo em populações adultas, e ainda sobre o papel de preconceitos e estereótipos raciais em esferas importantes da vida social (ex., contexto de saúde). A UC pretende ainda dotar os alunos de conhecimentos sobre fatores ideológicos presentes na dinâmica das relações intergrupais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A aluno/a que conclua com aproveitamento esta UC, será capaz de: OA1. Compreender as dinâmicas e as representações mentais que caracterizam a formação de estereótipos, preconceitos e comportamentos discriminatórios; OA2. Analisar a relação entre estereótipo, preconceito e discriminação; OA3. Descrever e relacionar teorias atuais sobre formas contemporâneas de racismo OA4. Descrever e analisar criticamente a evidência científica em torno das consequências sociais de estereótipos e preconceitos em esferas importantes da vida social (ex., contexto de cuidados de saúde). OA5. Descrever e relacionar ideologias sobre as relações intergrupais em contextos interculturais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC está dividida em cinco partes ou tópicos principais: S1. Introdução e perspetiva histórica sobre a pesquisa sobre o preconceito S2. Teorias contemporâneas sobre o racismo S3. Ativação, aplicação e transmissão de estereótipos S4. O papel do preconceito e estereótipos nas desigualdades nos cuidados de saúde S5. Teorias contemporâneas sobre ideologias intergrupais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Além de analisar e aprofundar conhecimentos teóricos na área dos estereótipos, preconceito e discriminação, durante as aulas proceder-se-á à análise compreensiva de fenómenos sociais aplicando os quadros teóricos aprendidos. A compreensão de fenómenos sociais será realizada a partir de teorias e de estudos empíricos, bem como de exercícios a realizar nas aulas práticas. Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - todos CP OA2 - CP2, CP3, CP4 OA3 – CP2, CP4, CP5 OA4 - CP2, CP3, CP4 OA5 - CP2, CP5
Avaliação / Assessment
Duas modalidades de avaliação: 1.Avaliação periódica: A avaliação é feita com base em dois trabalhos de grupo (20%, 30%) e num teste a realizar no final do semestre (50%) que envolverá os conceitos básicos, teorias e tópicos discutidos ao longo do curso. Aprovação na UC requer a classificação mínima de 9,5 valores em cada elemento de avaliação OU 2.Avaliação final: Os/as alunos/as realizam um exame final (100%) que exige a aplicação dos principais conceitos e quadros teóricos aprendidos na UC. Aprovação na UC requer a classificação mínima de 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está organizada em aulas teórico-práticas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula. Na parte teórica serão introduzidos os temas relacionados com estereótipos, preconceito e discriminação nos seus aspectos gerais, destacando as implicações para as interações sociais. Na parte prática, os temas serão aprofundados através da análise de artigos científicos e compreensão/discussão de fenómenos relevantes da vida social.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objetivo da Unidade Curricular é permitir que os/as alunos/as adquiram os conhecimentos teóricos e sejam capazes de aplicar esses conhecimentos. A organização da Unidade Curricular em aulas teórico-práticas permite atingir este objetivo. Especificamente, os/as alunos/as irão integrar princípios abstractos e conhecimento teórico, investigação empírica, e discutir exemplos concretos que envolvem estereótipos, preconceitos e discriminação. Ao fazê-lo, os/as alunos/as serão sensibilizados/as para diferentes perspetivas teóricas e capazes de aplicar os conceitos aprendidos a casos práticos. Metodologias de ensino e objectivos de aprendizagem: 1) Expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: Todos os OA 2) Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA 3) Ativa, com realização de trabalhos de grupo: OA 2,3,4 e 5.
Observações / Observations
A Uc é leccionada em Inglês.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Nelson, T. D. (2006) (Ed.). The psychology of prejudice. Boston: Pearson. Dovidio, J. F. , Hewstone, M., Glick, P., & Esses, V. M., (2010) (Eds.), The Sage Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination. London: Sage Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds) (2010). Handbook of social psychology (5th ed.). New York, NY: Wiley. Sidanius, J., & Pratto, F. (2001). Social dominance: An intergroup theory of social hierarchy and oppression. Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16