Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa fornecer conhecimentos necessários à compreensão dos fatores psicossociais e culturais que podem dificultar ou facilitar interacções entre pessoas de diferentes culturas e grupos sociais (ao nível local ou global).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Definir aculturação e avaliar criticamente os seus quadros teóricos OA2 Explicar a relação entre aculturação, bem-estar psicológico, competência cultural e relações interculturais OA3 Identificar características de competência cultural e reflectir sobre as próprias competências OA4 Descrever elementos da comunicação humana, como variam através de contextos culturais e como se relacionam com competência cultural OA5 Explorar métodos de treino intercultural OA6 Explicar o que é multiculturalismo e descrever como varia entre e intra países OA7 Discutir a influência do multiculturalismo nas relações interculturais e bem-estar psicológico OA8 Descrever o que é contacto intercultural/intergrupal e as suas diferentes formas OA9 Explicar os preditores, mecanismos e consequências do contacto OA10 Explicar as assimetrias do contacto (valência, estatuto/poder, mudança social/acção colectiva) OA11. Reflectir sobre limitações e benefícios: desafios na implementação do contacto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Relações interculturais e dinâmicas da aculturação: 1.1. Aculturação e orientações 1.2 Aculturação e Adaptação CP2 Comunicação humana e o contexto cultural 2.1 Competência Cultural 2.2. Elementos dos processos de comunicação humana e cultura 2.3. Treino Intercultural CP3 Multiculturalismo 3.1. O que é o multiculturalismo 3.2. Multiculturalismo e consequências individuais e grupais CP4 Contacto Intercultural/Intergrupal 4.1. Teoria do Contacto 4.2. Formas de contacto 4.4 Quando e como o contacto funciona CP5 Assimetrias e limitações na Investigação sobre contacto 5.1. Valência, poder e mudança social 5.3 Desafios na implementação do contacto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Os OA 1 e 2 são concretizados pelo CP1. Os alunos adquirirem conhecimento de diferentes abordagens teóricas da aculturação, reflectem criticamente sobre as mesmas e explicam o seu impacto em diferentes formas de adaptação. Os OA 3, 4 e 5 são concretizados pelo CP 2. Os estudantes adquirirem conhecimento da comunicação humana, de competência cultural, do impacto da cultura nestes processos e de como o treino intercultural melhora estas competências. Os OA 6 e 7 são concretizados no CP 3. Os estudantes adquirem conhecimento e reflectem criticamente acerca dos diferentes conceitos de multiculturalismo, das suas variações contextuais e implicações nas relações interculturais e bem-estar. Os OA 8, 9, 10 e 11 são concretizados pelos CP 4 e 5. Os estudantes adquirem conhecimentos sobre contacto intercultural/intergrupal, preditores, consequências e processos, formas de implementação e limitações.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. 1) Avaliação ao longo do semestre: A avaliação inclui um trabalho de grupo (40%) e um teste a realizar no final do semestre (i.e., 1.ª época) (60%) que envolverá os conceitos básicos, teorias e tópicos discutidos ao longo do curso. Nota mínima de 9.5 no teste e no trabalho de grupo. OU 2) Avaliação por Exame : Exame de verificação de todos os conteúdos da unidade curricular (conceitos, teorias, tópicos e aplicações) (100%). O exame terá lugar nos momentos de avaliação previstos pelo RGACC do Iscte.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As TP utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si. A UC integra metodologias expositivas (e.g. quadros teóricos, resultados empíricos), assim como participativas e ativas (e.g. discussões de grupo, role-play, análise de vídeos demonstrativos, trabalhos de grupo, leituras, participação activa em exercícios de treino intercultural, discussão de exemplos reais e de experiências individuais dos alunos). As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 125) destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo (70 horas) e à realização do trabalho de grupo que compõe a avaliação ao longo do semestre (55 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino estão alinhadas com os OA. As metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, suportam a concretização de todos os (OA1 a OA11), permitindo a aquisição de conhecimentos teóricos e empíricos fundamentais que explicam contacto intercultural/intergrupal, a comunicação, aculturação e adaptação e as possíveis dificuldades que possam surgir. Apesar de ser provável que os alunos tenham algum conhecimento leigo sobre contacto intercultural, as possíveis falhas interculturais na comunicação, e sobre processos de adaptação, expô-los a literatura académica da área vai estimular o pensamento crítico e a reavaliação dos seus conhecimentos sobre estes tópicos. Metodologias ativas e participativas, recorrendo a discussões nas aulas sobre suas próprias experiências interculturais e de adaptação, exercícios de simulação, exercícios sobre estudos de casos reais, visualização de vídeos curtos que ilustram os componentes da comunicação humana e como a sua expressão e interpretação varia entre as culturas, vão ajudá-los a melhor compreender e analisar conceitos teóricos, bem como aplicar o conhecimento adquirido a eventos da vida real, possibilitando a concretização dos objetivos OA1, OA5, OA7, O10, OA11. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA11), em particular, a realização de leituras, e do trabalho em grupo. A combinação destas metodologias de ensino ajudará os alunos a alargarem o seu conhecimento sobre contacto intercultural/intergrupal, aculturação, adaptação e comunicação, alertá-los-á para a importância de fatores psicossociais e culturais neste domínio e aumentará as suas capacidades de interagir de forma competente com pessoas de diferentes culturas e grupos sociais.
Observações / Observations
Nada a referir
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ward, C., & Szabo, A. (2019). Affect, Behavior, Cognition and Development: Adding to the alphabet of acculturation. Handb. of culture and psych. (2 ed). Oxford University Press. Leung, K., Ang, S., & Tan, M. L. (2014). Intercultural competence. Ann. Review of Org. Psych. and Org. Beh, 1, 489-519. Fowler, S.M., & Yamaguchi, M. (2020). An analysis of methods for intercultural training. The Cambridge handb. of intercultural training (4ed., pp. 192-257). Cambridge University Press. Dovidio, J. F., et al. (2017). Reducing intergroup bias through intergroup contact: Twenty years of progress and future directions. GPIR, 20, 606-620. White, F. A., et al (2021). Intergroup contact and social change: Implications of negative and positive contact for collective action in advantaged and disadvantaged groups. JSI, 77, 132–153. Sengupta, N. K., et al (2023). Does intergroup contact foster solidarity with the disadvantaged? A longitudinal analysis across 7 years. American Psychologist.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Additional readings will be requested throughout the semester.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23