Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo preparar e acompanhar o/as estudantes no contacto direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências relacionadas com a prática profissional e/ou a investigação no campo de aplicação da Psicologia Social das Relações Interculturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Contactar, proativamente, com potenciais locais de estágio. OA2. Colaborar, ativamente, na definição dos objetivos e do programa de estágio. OA3. Demonstrar motivação, capacidade de aprendizagem autónoma e de resposta perante os desafios suscitados no estágio. OA4. Utilizar instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos no domínio da Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade. OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no local de estágio. OA6. Manter sempre, no local de estágio, uma postura profissional digna coerente com os valores da Instituição Universitária que representa. OA7. Adotar uma conduta que respeite as normas internas da instituição de estágio. OA8. Agir de acordo com as normas de conduta ética da profissão. OA9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio. OA10.Elaborar um relatório no termo do estágio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC assenta no trabalho desenvolvido pelo/a estudante (autonomamente e em contacto direto com o local de estágio) e apresentado ao longo das sessões de orientação individuais e em grupo. A natureza seminarística da UC no que se refere às horas de contacto seminário não permite definir um programa com conteúdos concretos. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, alguns dos conteúdos a abordar na UC compreendem, mas não esgotam, os seguintes: CP1. Delineamento e enquadramento conceptual do Plano de Estágio. CP2: Ética e deontologia na prática profissional. CP3: Comunicação e gestão de conflitos em contextos sociais e organizacionais. CP4: Tomada de decisão e intervenção em contextos multidisciplinares e com diversidade social e cultural. CP5: Processos de avaliação e intervenção psicossociais, baseados em evidência, em contextos sociais e organizacionais. CP6: Elaboração de relatório final de estágio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A aprendizagem ativa sobre ética e deontologia profissional (CP2), comunicação e gestão de conflitos (CP3) e tomada de decisões em contextos multidisciplinares (CP4) facilitará o contacto com potenciais locais de estágio (OA1), a manutenção de uma postura pessoal e profissional digna e ética (OA6, OA7, OA8). A aprendizagem sobre delineamento de planos de estágio (CP1) permitirá a colaboração ativa dos estudantes na definição dos mesmos (OA2). A aplicação crítica de conteúdos sobre avaliação e intervenção psicossocial (CP5) permitirá a identificação de problemas e a aplicação de teorias e métodos para os resolver em contextos sociais e organizacionais (OA3, OA4). A elaboração de um relatório final de estágio (CP6) contribuirá para a análise e reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas (OA9) e sua apresentação escrita (OA10).
Avaliação / Assessment
A avaliação do estágio é feita, exclusivamente, ao longo do semestre e ponderando os seguintes elementos de avaliação: 1) 20% desempenho no local de estágio, avaliação realizada pelo/a orientador/a no local de estágio, baseada em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento de Psicologia Social e das Organizações. 2) 5% participação e apresentação dos planos de estágio nos seminários de estágio, realizada pelo/a coordenador/a dos seminários . 3) 75% avaliação do relatório final de estágio, realizada pelo/a orientador/a interno/a, com base em grelha fornecida pelo Departamento de Psicologia Social e das Organizações.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
É uma metodologia predominantemente participativa e ativa, através da qual o/a estudante experimenta a aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos no Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais à resolução, no decurso do estágio de 300 horas, das necessidades e dos problemas que caracterizam a atividade, quotidiana, regular, da instituição de estágio. Implica, ainda, a apresentação e discussão pelo/a estudante do trabalho desenvolvido (autonomamente e na instituição) nos Seminários de Estágio e no seu acompanhamento e orientação regular por parte dos docentes da UC, realizando, regularmente, uma avaliação dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas com vista à identificação de domínios de desenvolvimento prioritário. O trabalho autónomo reflete, sobretudo, um processo de atualização dos conhecimentos orientada para a resolução de problemas na organização de estágio e de consolidação e integração de quadros teóricos e ferramentas metodológicas, por exemplo, de avaliação diagnóstica e dos efeitos da intervenção no domínio das relações interculturais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA) encontram-se alinhados da seguinte forma: 1. Participativa: discussão de tópicos e realização de exercícios de reflexão e partilha de experiências profissionais de estágio, quer em pequenos grupos, nos seminários de estágio, quer com o orientador interno, nas sessões de supervisão - OA 3, 5 a 10. 2. Ativas: resolução, de forma autónoma, dos problemas práticos inerentes às atividades regulares, quotidianas, da instituição de estágio - OA1 a OA9 3. Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica, leituras e escrita de relatório de estágio - OA2, 4, 9 e 10. Esta UC assume que o/a estudante deverá completar 300h de trabalho na instituição de estágio. Complementarmente, a frequência da UC considera, ainda, 25 horas de contacto, que correspondem a reuniões com orientador/a interno/a e apresentação e discussão do trabalho em pequenos grupos nos seminários de Estágio. As restantes 125h são dedicadas ao trabalho autónomo, envolvendo pesquisas e leituras recomendadas e a realização de um relatório final de estágio.
Observações / Observations
1. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) A UC contribui para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relevantes para os ODS 5,10 e 16, respetivamente, ‘Igualdade de Género’, ‘Reduzir as Desigualdades’ e ‘Paz, Justiça, e Instituições Eficazes’. Concretamente, os/as alunos/as têm a oportunidade de melhor compreender e desenvolver competências para avaliar e intervir com vista à promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão relativamente a uma multiplicidade de categorias sociais (género, grupo racial, etnia, nacionalidade, orientação sexual, forma corporal, idade, etc.) e contextos sociais. 2. Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem é considerada uma oportunidade. A este respeito, são admitidas as seguintes utilizações, e apenas estas: 1) apoio na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de conteúdos; 2) revisão de texto produzido originalmente pelo/a aluno/a; 3) produção e revisão das referências bibliográficas. Devem os/as alunos consultar o/a docente no caso de dúvida sobre a admissibilidade de uma determinada utilização de IAG que não se encontre aqui prevista. A utilização de IAG deve ser citada adotando as recomendações da American Psychological Association (https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt) e cumprindo as normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Não é admitida, e constitui uma violação grave, conducente à anulação do respetivo elemento de avaliação, a não referenciação da utilização de IAG e/ou a produção de conteúdo original (texto) com recurso às ferramentas de IAG, independentemente da extensão. 3. A UC é organizada em inglês.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Baird, B. (2016). The internship, practicum, and field placement handbook: A guide for the helping professions (7ª ed.). Pearson Education Berry, J. W. (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications. Cambridge University Press. (PS.132 Cro,1) Buunk, A., & Van Vugt, M. (2008). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. (PS.110 BUU*App) Frederick, S.H., & king, M. (2014). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (4ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole. (PS.142 SWE*Suc) O'Doherty, K. C., & Hodgetts, D. (Eds.). (2019). The SAGE handbook of applied social psychology. SAGE Publications Ltd. (PS.110 Sag) Sweitzer, H., & King, M. (2013). The successful internship. Belmont: Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
American Psychological Association. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington: American Psychological Association. https://www.apa.org/ethics/code APA (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402. https://www.apa.org/about/policy/multicultural-guidelines-archived.pdf American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association. Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (2010). Handbook of social psychology (Vol. 2). John Wiley & Sons. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2021). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 13 de julho de 2021, 105- 116. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/regulamento_nao_637_2021.pdf Ordem dos Psicólogos Portugueses (2024). O perfil dos Psicólogos. O.P.P. https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/perfil-psicologos
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30