Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01696
Acrónimo :
01696
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A UC está concebida para estudantes com formação inicial (Licenciatura) em Psicologia, embora admita estudantes com outras formações.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC destina-se a dotar os/as estudantes das competências necessárias ao diagnóstico de necessidades de intervenção em contexto escolar e à concepção de programas de intervenção social para a promoção de relações intergrupais inclusivas em contextos sociais culturalmente diversos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC tem como objectivo apresentar aos alunos o estado-da-arte relativamente às abordagens sociopsicológicas à diversidade social e relações interculturais no contexto escolar. O/A aluno/a que concluir com êxito esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: definir e avaliar os principais conceitos relacionados com a diversidade social e relações interculturais no contexto escolar; OA2: identificar e descrever as teorias clássicas e contemporâneas sobre o desenvolvimento da inclusão e exclusão social na infância e adolescência; OA3: descrever os princípios gerais de intervenções sociais em contexto escolar; OA4: identificar intervenções escolares teórica e empiricamente apoiadas para incluir a diversidade social e promover as relações interculturais positivas no contexto escolar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à diversidade social e relações interculturais na escola 1.1 Diversidade social: principais conceitos, definições e avaliação 1.2 Preditores do sucesso escolar e bem-estar: o papel da diversidade e das relações interculturais CP2: Desenvolvimento da inclusão social e exclusão na infância e adolescência. 2.1 Evidências sobre inclusão / exclusão para diferentes dimensões da diversidade social 2.2 Teorias e hipóteses clássicas e contemporâneas CP3: Intervenções escolares para promover a inclusão da diversidade social 3.1 Conceitos básicos e metodologias no desenvolvimento de intervenções escolares 3.2 Modelos sócio-psicológicos para promover a inclusão da diversidade social na infância e adolescência 3.3 Intervenções existentes para promover a inclusão da diversidade social na escola

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As seguintes relações demonstram a coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 AO4 - CP3

Avaliação / Assessment


Regimes de avaliação: 1) O regime de avaliação periódica inclui: 1.0) participar em 10 aulas 1.1) leitura de artigos (10%) 1.2) apresentação de grupo de um artigo de investigação (10%); 1.3) O desenvolvimento de uma proposta de intervenção em meio escolar: 1.3.1) apresentação de grupo da proposta de intervenção na escola (10%) 1.3.2) relatório escrito da proposta de intervenção na escola (30% relatório de grupo; 40% reflexão crítica individual). OU 2) Exame Final: exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante está no centro do processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, a abordagem expositiva é complementada com métodos activos e colaborativos de ensino e aprendizagem. A perspectiva pedagógica do curso valoriza fortemente um papel activo do aluno na discussão dos temas apresentados nas aulas, e a sua participação em exercícios individuais e de grupo propostos pelos professores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A principal metodologia de ensino desta unidade curricular é expositiva, a fim de introduzir temas centrais do campo da psicologia do desenvolvimento social e da diversidade e relações interculturais na escola (todos os OA). Os métodos ativos e colaborativos de ensino e aprendizagem (discussões em aula; exercícios em grupo e apresentações) serão utilizados de modo a apoiar os/as alunos/as no desenvolvimento de um conhecimento crítico das intervenções em contexto escolar (OA3, OA4) relevantes para promover as relações interculturais positivas no contexto escolar. O trabalho de grupo onde os alunos têm de abordar, a partir de uma perspetiva de intervenção, um problema social específico relacionado com a diversidade social e relações interculturais no contexto escolar irá facilitar uma compreensão mais profunda e crítica do modo como a teoria informa as intervenções sociais (OA3, OA4).

Observações / Observations


A UC é leccionada em Inglês

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stephan, W. G., & Vogt, W. (Eds.). (2004). Education programs for improving intergroup relations: Theory, research and practice. NY, USA: Teachers College Press (PS.132 Edu). Quintana, S. M., & McKown, C. (Eds.). (2008). Handbook of race, racism, and the developing child. John Wiley & Sons. Hattie, J. (2008). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. NY, USA: Routledge. Aboud, F. E., & Levy, S. R. (2000). Interventions to reduce prejudice and discrimination in children and adolescents. In S. Oskamp (Ed.), Reducing Prejudice and Discrimination (pp. 269-293). Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers (PS.131 Red). Aboud, F. E., & Fenwick, V. (1999). Exploring and Evaluating School-Based Interventions to Reduce Prejudice. Journal of Social Issues, 55(4), 767-785.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rodrigues, R. B., Rutland, A., & Collins, E. (2016). The Multi-Norm Structural Social-Developmental Model of Children's Intergroup Attitudes: Integrating Intergroup-Loyalty and Outgroup Fairness Norms. In Vala, J., Calheiros, M. & Waldzus, S. (Eds.). The Social Developmental Construction of Violence and Intergroup Conflict. Newcastle: Springer. (elearning platform) OECD (2017). Empowering and Enabling Teachers to Improve Equity and Outcomes for All. Paris, France: Centre for Educational Research and Innovation (S.183 OCDE*Emp) OECD (2010). Educating Teachers for Diversity: Meeting the Challenge. Paris, France: Centre for Educational Research and Innovation (available in elearning platform) Cunha, F. (2016). imAGES: Intervention Program to Prevent Ageism in Children and Adolescents. In Baker, H., Kruger, T. M., & Karasik, R. J. (Eds.). Hands on Aging: Experiential Activities for the Classroom and Beyond! Newcastle: Springer. (available in elearning platform) Marques, S., Vauclair, C.-M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., & Knowles, G., & Lander, V. (2011). Diversity, equality and achievement in education. LA, USA: Sage Publications (S.135, Kno*Div). Killen, M., & Rutland, A. (2011). Children and social exclusion. Morality, prejudice, and group identity. Sussex, UK: Wiley-Blackwell (S.207 KIL*Chi). Guerra, R., Rodrigues, R. B. (2019). Inclusão e Sucesso Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação. Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J. & Costa-Lopes, R. Estudos 64 Observatório da Imigração. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.). ISBN: 978-989-685-088-3. EACEA (2009). Integrating Immigrant Children into Schools in Europe. Brussels: Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. (online here) Bodine, R. J., & Crawford, D. K. (1998). The Handbook of Conflict Resolution Education. A Guide to Building Quality Programs in Schools. San Francisco, USA: Jossey-Bass Publishers (elearning platform). Amir, Y., Sharan, S., & Ben-Ari, R. (Eds.). (1984). School desegregation. NJ, USA: Lawrence Erlbaum Associates. (PS.124 Sch,1)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16