Programa

Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais

Programa

1. Educação Inclusiva e o contexto socioeducativo português: 1.1. Enquadramento legal, orientações curriculares; 1.2. Estrutura, cultura, clima e práticas organizacionais e pedagógicas escolares, 1.3. Atitudes, estereótipos e expressões contemporâneas de discriminação social na escola. 2.Educação Inclusiva e o Estado da Arte: 2.1. Teorias de desenvolvimento de atitudes e estereótipos na infância; 2.2. Modelos de aculturação de minorias, identidades sociais e desempenho escolar; 2.2. Relações intergrupais em contexto escolar: assimetria de estatuto e formas de inclusão e exclusão social de minorias. 3.Educação Inclusiva e a intervenção social em contexto escolar: 3.1. Teorias psico-sociais de redução de preconceitos, mudança de estereótipos e promoção de relações intergrupais inclusivas; 3.2. Princípios, modelos, técnicas e instrumentos de avaliação e intervenção social em contexto escolar; 3.3. Exemplos de intervenções em contexto escolar.