Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01697
Acrónimo :
01697
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade é, este ano, reservada a estudantes que se encontrem a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC procura promover a consciência e a sensibilidade a questões da diversidade individual e cultural, como elas se aplicam nas diferentes áreas de trabalho (escola, contexto clínico, organizações, etc...). O objectivo é desenvolver competências pessoais e profissionais, focando-se especificamente na sua aplicação a diferentes contextos na psicologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno/a que complete esta UC deve ser capaz de: - Identificar modelos de competências para a diversidade individual e cultural na literatura - Identificar princípios éticos, normas deontológicas e guidelines de boas práticas relativos à intervenção com populações diversas - Analisar criticamente problemas psicossociais em comunidades multiculturais/diversas, em geral, e em grupos minoritários e estigmatizados, em particular - Utilizar instrumentos adequados de avaliação de competências para a diversidade individual e cultural - Delinear estratégias de intervenção que potenciem a capacitação de grupos em desvantagem social - Estabelecer planos de desenvolvimento profissional em termos de promoção contínua de competências

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Desenvolvimento Profissional e Diversidades - Valores pessoais e desenvolvimento profissional - Sexo, Género e genderismo - Raça/Etnia, Migrações e racismo - Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero e homofobia/transfobia - Interseccionalidade e pessoas refugiadas 2. Competências para a Diversidade Individual e Cultural: uma introdução histórica - Modelos de Competências Multiculturais - Modelos de Competência "Cor-de-rosa" ("Pink Competence") - Competências para a Diversidade Individual e Cultural e linhas de orientação de boas práticas com diversos grupos - Para além das competências individuais: Competência Organizacional/de Serviços 3. Avaliação e Formação - Principais instrumentos de avaliação de competências para a diversidade individual e cultural - Investigação sobre o desenvolvimento e formação de competências para a diversidade individual e cultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Conteúdos programáticos (CP) estão estreitamente articulados com os Objectivos de Aprendizagem (OA), da seguinte forma: CP1 - OA1, OA2, OA3 CP2 - OA1, OA2, OA3 CP3 - OA4, OA5, OA6

Avaliação / Assessment


Os alunos podem optar por realizar a UC em avaliação contínua, ou por exame final. Em avaliação contínua os alunos deverão efetuar: 1) Um ensaio individual baseado numa entrevista ou visita a associação na comunidade (50%); 2) Um trabalho de grupo com apresentação oral e relatório escrito sobre um programa de intervenção (50%). Ficam aprovados os alunos que obtenham uma nota igual ou superior a 9.5 valores em cada elemento de avaliação. Os alunos poderão propor-se a um exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC é composta por 1) aulas teórico-práticas (24 horas) e por 2) sessões de orientação tutorial (1h/discente). De acordo com as mais recentes recomendações, a UC voltará a um formato presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objectivos de aprendizagem: i) Metodologia Expositiva (apresentação de quadros teóricos de referência e princípios): Todos ii) Metodologia participativa (exercícios de pequeno e grande grupo, discussão): OA1, 2, e 3 iii) Metodologia activa (realização de trabalhos de grupo e individuais): OA4, 5 e 6 iv) Auto-estudo (trabalho autónomo): Todos - O teste final incide sobre todos os AO. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se, desta forma, do seguinte modo: - 25h em tempo de contacto: - 125h horas de trabalho autónomo, transversal a todos os AO, que se estima que seja distribuído da seguinte forma: - 45h para o teste de conhecimentos individual; - 40h de leituras para acompanhamento das aulas; são feitas recomendações de leitura aula a aula - 40h na preparação do trabalho de grupo, que inclui pesquisa e leitura das referências relevantes, definição das opções do plano de escrita e apresentação, posicionamento face à literatura de enquadramento, redacção do trabalho e preparação da apresentação oral em Powerpoint.

Observações / Observations


O horário de atendimento é 6ª feiras, 15h, por marcação de email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thomas, A. (2018). Culture and Ethnic Diversity: How European Psychologists Can Meet the Challenges (Ed.). Boston: Hogrefe Sue, D.W. (2010). Microaggressions in Everyday Life: Race, Gender, and Sexual Orientation. Wiley. Pope-Davis, D. et al (2003). Handbook of Multicultural Competencies in Counseling & Psychology (Eds.). California: Sage. Ponterotto, J. et al (2010). Handbook of multicultural counseling (3nd edition). Thousand Oaks: Sage Organization for Economic Co-Operation and Development (2010). Educating Teachers for Diversity: Meeting the Challenge. OECD Publishing. Martines, D. (2008). Multicultural school psychology Competencies : a practical guide. London: Sage. Lee, W. Et al (2007). Introduction to multicultural counseling for helping professionals (2nd). NY: Routledge Deardorff, D.K (2009). The_SAGE_Handbook_of_Intercultural_Competence. Thounsand Oaks: Sage. Cornish, J. et al (2010). Handbook of Multicultural Counseling Competencies. New Jersey: Wiley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Daniel, J.H., Roysircar, G., Abeles, N. & Boyd, C. (2004). Individual and Cultural-Diversity Competency: Focus on the Therapist. Journal of Clinical Psychology, 60(7), 755-770. American Psychological Association (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402. American Psychological Association (2011). Guidelines for Psychological Practice with Lesbian, Gay, and Bisexual Clients. American Psychologist, 67(1), 10-42. To be handed in at the beginning of each class.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16