Sumários
Apresentações de Alunos
14 Maio 2024, 20:00 • Cláudia Álvares
Apresentações facultativas de alunos, servindo de oportunidade para discutir tema e estrutura de trabalho final.
Apresentações de Alunos
14 Maio 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
Apresentações facultativas de alunos, servindo de oportunidade para discutir tema e estrutura de trabalho final.
Desinformação, Populismo e Literacia dos (Novos) Media
23 Abril 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
I. Autenticidade, Populismo e ‘Falsidade’
II. Enquadramentos Populistas na Política, nos Media e no Discurso dos Cidadãos
III. Os Efeitos Políticos da Circulação de Informação Incorreta/Distorcida
IV. Conclusão: Literacia Vs. Reforço de Opiniões
Bibliografia:
Textos:
Alvares, C. & Dahlgren, P. (2016) ‘Populism, Extremism, and Media: Mapping an Uncertain Terrain’, European Journal of Communication 31(1): 46 - 57.
Gerbaudo, P. (2018) ‘Social media and populism: an elective affinity?’, Media, Culture
& Society 40(5): 745-753.
Mazzoleni,
G. (2008). Populism and the Media. Twenty-First Century Populism.
pp.49-64.
Mudde,
C. (2010) 'The Populist Radical Right: A Pathological Normalcy', West
European Politics 33(6): 1167-1186.
Novas Dinâmicas Sociais do Jornalismo
16 Abril 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
Bibliografia:
Alvares,
C., Cardoso, G., Crespo, M. & Pinto-Martinho, A. (2021) ‘Seeking the
Legitimation of Mainstream Journalism: A Portuguese Case-Study’, Journalism
Practice DOI: 10.1080/17512786.2021.2008808.
Crespo,
M., Álvares, C., Cardoso, G., Moreno, J., Sepúlveda, R. & Foà, C. (2022)
Catalogue of Best Practices in Citizen Journalism: From citizen journalism to
the platformization of news. Report for Eumeplat H2020 Project. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/file:///C:/Users/claud/Downloads/D2.4_Catalogue%20of%20Best%20Practises%20in%20Citizen%20Journalism.pdf
Splichal,
S. & Dahlgren, P. (2015) ‘Journalism between de-professionalisation and
democratisation’, European Journal of Communication 31(1): 5–18.
Waisbord,
S. (2009) ‘Advocacy journalism in a global context,’ in K. Wahl-Jorgensen and
T. Hanitzsch (eds.) The Handbook of Journalism Studies. New York:
Routledge, pp. 371-385.
Consumo dos Media, Cultura Popular e Cidadania II
19 Março 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
Brants, K. (1998) ‘Who’s Afraid of Infotainment?’, European Journal of Communication 13(3): 315-335.
Couldry, N. (2004) ‘The productive “consumer” and the dispersed “citizen”’, International Journal of Cultural Studies 7(1): 21–32.
Gripsrud, J. (2007) ‘Television and the European Public Sphere’, European Journal of Communication, 22(4): 479-492.
Hermes, J. (2006) ‘Citizenship in the Age of the Internet’, European Journal of Communication 21(3): 295–309.
Livingstone, S. (2004) ‘The Challenge of Changing Audiences Or, What is the Audience Researcher to do in the Age of the Internet?’, European Journal of Communication 19(1): 75–86.
Van Zoonen, L. (2004) ‘Imagining the Fan Democracy’, European Journal of Communication 19(1): 39–52.