Sumários

Apresentações de Alunos

14 Maio 2024, 20:00 Cláudia Álvares


Apresentações facultativas de alunos, servindo de oportunidade para discutir tema e estrutura de trabalho final.

Apresentações de Alunos

14 Maio 2024, 18:00 Cláudia Álvares


Apresentações facultativas de alunos, servindo de oportunidade para discutir tema e estrutura de trabalho final.

Desinformação, Populismo e Literacia dos (Novos) Media

23 Abril 2024, 18:00 Cláudia Álvares


I. Autenticidade, Populismo e Falsidade

II. Enquadramentos Populistas na Política, nos Media e no Discurso dos Cidadãos

III. Os Efeitos Políticos da Circulação de Informação Incorreta/Distorcida

IV. Conclusão: Literacia Vs. Reforço de Opiniões


Bibliografia:


Textos:

Alvares, C. & Dahlgren, P. (2016) ‘Populism, Extremism, and Media: Mapping an Uncertain Terrain’, European Journal of Communication 31(1): 46 - 57.

Gerbaudo, P. (2018) ‘Social media and populism:  an elective affinity?’, Media, Culture & Society 40(5): 745-753.

Mazzoleni, G. (2008). Populism and the Media. Twenty-First Century Populism. pp.49-64.

Mudde, C. (2010) 'The Populist Radical Right: A Pathological Normalcy', West European Politics 33(6): 1167-1186.

Novas Dinâmicas Sociais do Jornalismo

16 Abril 2024, 18:00 Cláudia Álvares



I. Media Alternativos em Contexto Digital
II. Implicações do Digital para a Regulação dos Media
III. Reconfigurações Digitais do Jornalismo


Bibliografia:

Alvares, C., Cardoso, G., Crespo, M. & Pinto-Martinho, A. (2021) ‘Seeking the Legitimation of Mainstream Journalism: A Portuguese Case-Study’, Journalism Practice DOI: 10.1080/17512786.2021.2008808.

Crespo, M., Álvares, C., Cardoso, G., Moreno, J., Sepúlveda, R. & Foà, C. (2022) Catalogue of Best Practices in Citizen Journalism: From citizen journalism to the platformization of news. Report for Eumeplat H2020 Project. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/file:///C:/Users/claud/Downloads/D2.4_Catalogue%20of%20Best%20Practises%20in%20Citizen%20Journalism.pdf

Splichal, S. & Dahlgren, P. (2015) ‘Journalism between de-professionalisation and democratisation’, European Journal of Communication 31(1): 5–18.

Waisbord, S. (2009) ‘Advocacy journalism in a global context,’ in K. Wahl-Jorgensen and T. Hanitzsch (eds.) The Handbook of Journalism Studies. New York: Routledge, pp. 371-385.


Consumo dos Media, Cultura Popular e Cidadania II

19 Março 2024, 18:00 Cláudia Álvares



I. Cidadania e ligação à res publica
II. Cidadania, jornalismo e formação de opinião pública
III. Cidadania e competência cívica
IV. Consumo cultural e cidadania
II. Cidadania alargada e capital social
III. Do primado da 'vox populi' aos públicos online


Bibliografia:

Brants, K. (1998) ‘Who’s Afraid of Infotainment?’, European Journal of Communication 13(3): 315-335.

Couldry, N. (2004) ‘The productive “consumer” and the dispersed “citizen”’, International Journal of Cultural Studies 7(1): 21–32.

Gripsrud, J. (2007) ‘Television and the European Public Sphere’, European Journal of Communication, 22(4): 479-492.

 

Hermes, J. (2006) ‘Citizenship in the Age of the Internet’, European Journal of Communication 21(3): 295–309.

Livingstone, S. (2004) ‘The Challenge of Changing Audiences Or, What is the Audience Researcher to do in the Age of the Internet?’, European Journal of Communication 19(1): 75–86.

Van Zoonen, L. (2004) ‘Imagining the Fan Democracy’, European Journal of Communication 19(1): 39–52.